Rede social e trabalho: como se comportar bem e não perder o emprego

As redes sociais geralmente conectam as pessoas não apenas no sentido pessoal, mas profissional. Além de a comunicação ser muito mais prática, as redes sociais promovem identificação pela reunião de pessoas com afinidades e as infinitas possibilidades de entretenimento. Mas nem tudo é positivo…

O grande problema do uso das redes sociais no trabalho
O mau comportamento nas redes sociais pode atrapalhar sua vida profissional. Por isso que a relação entre rede social e trabalho é cercada de polêmicas. Quando estamos conectados, podemos nos esquecer do mundo real e isso acabar prejudicando o lado profissional.
Dependendo do caso, o seu perfil online será levado em conta pelo seu superior. E, acredite se quiser, isso pode ser devastador, principalmente se você expuser a sua vida pessoal de uma forma não muito inteligente.
Como agir nas redes sociais
Algumas redes sociais são específicas para certas funcionalidades. Por exemplo, o Instagram é para postar fotos. Entretanto, o LinkedIn é uma plataforma que evidencia a relação entre rede social e trabalho. Em cada uma delas, é preciso ter cuidado com o que se posta.
Num geral, se você compartilhar comentários, posts e comunidades falando bem da concorrência ou participando de assuntos preconceituosos, que ofendam a liberdade de escolha do outro, estas atitudes não são bem vistas pelos recrutadores ou empregadores.
Imagine você fazer um post dizendo o quanto odeia acordar toda segunda-feira para trabalhar? É um “tiro no pé”, concorda? Lembre-se de que você precisa mostrar um comportamento aceitável, responsável e disciplinado.
Dicas para manter uma boa imagem nas redes sociais
1. Fotos saudáveis são importantes para que a empresa compreenda o quanto você é sociável, como fotografias em família e paisagens. Fotos bebendo ou fumando, por exemplo, não são bem vindas, porque demonstram certa inconsequência. Portanto, tente evitá-las.
2. Não mande mensagens para corporações pedindo emprego ou postando o quanto está desesperado por uma oportunidade. Evite esse tipo de comportamento, porque afasta muito os recrutadores devido.
3. Você sabe o significado de ser cauteloso? Porque é exatamente assim que você deve se comportar. Evite comentários sexistas, racistas, homofóbicos e intolerantes. Guarde suas posições radicais.
4. Tente postar assuntos interessantes e compartilhar coisas com as quais você concorda ou não, mostrando a sua personalidade.
5. Se há um conselho válido tanto para redes sociais quanto para trabalho é: seja simples. Não queira mostrar algo que não é, como ter um comportamento superior ou frases clichês.
Esperamos que com essa série de dicas você consiga aproveitar ao máximo as redes sociais sem que elas prejudiquem o seu trabalho. O que você acha que prejudica o trabalho nas redes sociais? Compartilhe nos comentários!

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.