Relações Públicas – tudo sobre a carreira e curso Relações Públicas – tudo sobre a carreira e curso

Relações Públicas – tudo sobre a carreira e curso

Se você vai prestar vestibular, deve estar se perguntando qual é o melhor curso para o seu perfil. Por isso, é importante fazer pesquisas e entrar em contato com profissionais da área do seu interesse para escolher o curso certo para você. Esse post é para apresentar um curso ideal para pessoas comunicativas e que gostam de trabalhar em equipe!

Todo negócio precisa de uma boa reputação para ter sucesso e, na medida em que cresce, ele tem cada vez mais destaque. Embora isso dependa de diversos fatores, como qualidade e confiabilidade, as Relações Públicas são um dos pilares para gerenciar a reputação de uma empresa, pois permite comunicar sua marca e seus valores de forma ampla e criar narrativas em torno de seus produtos e serviços.

Os cursos em Comunicação Social são divididos em quatro vertentes: Jornalismo, Publicidade, Radio e Tv e Relações Públicas – carinhosamente abreviadas como RP. Você é dessa turminha de Humanas e se interessou pelo assunto? Então continue a leitura e saiba tudo sobre a carreira e curso de Relações Públicas.

O que é Relações Públicas?

Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói e mede relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos. Como esse processo comunicacional não é linear e acontece de forma multilateral, o objetivo desta área é otimizar esse relacionamento e gerar benefícios para ambas as partes. Portanto, as Relações Públicas surgem como forma de organizar as relações e processos de troca entre organizações e públicos, gerando benefício e valor para ambas as partes.

As empresas se beneficiam na medida em que conseguem transmitir sua mensagem e gerar uma percepção positiva de marca e serviços. Já os públicos conseguem ter uma visão mais transparente das organizações e cobrá-las pelos serviços oferecidos e posicionamentos feitos.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas é responsável por cuidar de toda a construção da imagem da empresa ou da pessoa para quem trabalha. É ele quem transmiti uma mensagem e imagem positiva da empresa para gerar uma resposta também positiva dos públicos atendidos por ela. Ele é um gestor da comunicação e atua de forma estratégica nos mais diversos campos da empresa e precisa estabelecer uma forma clara e direta de se comunicar, tomando cuidado para evitar ruídos e estreitando as relações.

Esse profissional é peça-chave para uma empresa: nele, são centralizadas as diferentes demandas comunicacionais que, juntas, afetam o negócio. Todas essas demandas compõem as atividades do profissional de Relações Públicas, que tem então o encargo de fazê-las acontecer da melhor maneira possível. Isso significa proteger, manter e/ou criar uma boa imagem através da mídia junto ao público.

Qual a função de Relações Públicas?

As principais funções são:

Elaborar o plano de comunicação de uma organização:


É uma atividade ampla que exige dinamismo, senso crítico, responsabilidade e muito jogo de cintura. O profissional de Relações Públicas tem a responsabilidade de delinear um plano que abranja tanto a comunicação interna quanto externa da empresa.

Por isso, é importante que ele conheça a empresa e tenha uma visão de seus valores, serviços e objetivos, e consiga transmitir isso no seu planejamento. Aqui, a função do RP é fazer com que os times de Comunicação da empresa trabalhem juntos na mesma direção.

Por fim, esses esforços resultam em ações comunicacionais, como o branding, o posicionamento em redes sociais, a criação de veículos de comunicação interna (como TV e jornal corporativo) e a forma de se comunicar com a imprensa. Tudo isso contribui para que a organização consiga se posicionar perante os públicos e cumprir seus objetivos.

Redigir press releases:


O press release, ou comunicado à imprensa, é um anúncio ou informativo para os veículos de comunicação que aborda as atividades da empresa. Pode ser apenas algo que a empresa deseja comunicar, como um novo serviço ou um novo posicionamento de marca.

Um press release mal feito pode causar desentendimentos, reações adversas e até mesmo crises na organização. Porém, se bem-feito, ele resulta em ótimos momentos para a empresa e uma visão e fala positivas da mídia e dos públicos.

Organizar eventos:


Os eventos internos e externos da empresa têm diversos objetivos, e fazer com que eles sejam bem executados e agradáveis é essencial. O RP organiza toda a logística para que ela funcione da melhor maneira possível e atenda os objetivos do evento para a empresa.

Conduzir pesquisas de mercado:


Compreender o mercado é fundamental para o trabalho de relações públicas! É preciso entender o comportamento dos consumidores, dos potenciais clientes, das pessoas que interagem com a marca por meio de um mapeamento.

Gerir contatos e relacionamentos:


Uma organização não se relaciona com um único grupo de pessoas. São vários grupos, que chamamos de públicos: colaboradores, consumidores e mídia. Por isso, são estabelecidas relações diversas e interconectadas entre as organizações e seus públicos. Todos eles devem ser cuidadosamente trabalhados através de networking, parcerias e ações estratégicas pelo profissional de Relações Públicas.

Produção de conteúdo:


Sim, o marketing de conteúdo está ligado ao trabalho de RP. Escrever conteúdo faz parte da rotina do profissional desta área, pois ele consegue ter uma compreensão da linguagem e posicionamento da marca e transmiti-la em diferentes canais, tanto internos quanto externos.

Apesar de quem trabalha com Relações Públicas não ser responsável por toda a produção de conteúdo, ele cuida de todo o processo que engloba blogs, redes sociais, sites e vídeos, bem como a publicação de materiais sobre a empresa em veículos externos.

Gerir crises:


Nenhuma empresa está isenta de erros e, consequentemente, de críticas e crises, sejam elas internas ou externas. O RP tem que lidar com as reações adversas e controlar os danos, trabalhando a situação da melhor forma possível para que ela não gere consequências graves para a organização.

Assessoria de comunicação:


A assessoria de comunicação é um setor que faz a conexão entre a empresa e o público. Uma empresa pode ter sua própria equipe de assessoria ou contratar uma empresa para fazer isso.

É esta atividade que cuida de toda a comunicação de uma empresa e, por isso é necessário o planejamento de um RP. Entre as atividades da assessoria de comunicação estão: assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e gestão de imagem.

Qual a diferença entre Relações Públicas e Publicidade e Propaganda?

O principal motivo de qualquer negócio é obter lucro e isso só pode ser alcançado através do aumento das vendas. Para atingir esse objetivo, as empresas aplicam muitas estratégias, táticas, ferramentas, planos para obter a máxima atenção do cliente e conquistar uma posição competitiva no mercado.

Publicidade e Propaganda e Relações Públicas são as duas ferramentas importantes usadas para esse fim e, por isso, podem gerar confusão. Ambas utilizam canais de comunicação para informar e influenciar o público em geral. Porém, a publicidade possui um caráter, na grande maioria das vezes, comercial, isto é, destinado a vendas, já as Relações Públicas possuem um caráter mais informativo, procurando repassar informações sem cunho comercial.

Como já vimos, o profissional de RP é o responsável direto pelo contato tanto com o público interno quanto externo das organizações, tento como objetivo promover uma boa imagem delas por meio de estratégias eficientes de comunicação, de transmissão dos valores destas empresas, de promoção e organização de eventos, do atendimento às demandas dos clientes e assessoria de imprensa.

Já o curso de Publicidade e Propaganda dirige-se ao estudo e desenvolvimento de estratégias de comunicação entre os que contratam seus serviços – o cliente – com os consumidores dos produtos ou ideias. Nesta área, atuar por meio de recursos visuais, textos convincentes apoiados em recursos artísticos em diferentes canais que possam gerar impactos é a estratégia central. O objetivo do profissional de publicidade é convencer o público alvo da qualidade de uma ideia ou de um produto.

Confira a seguir as principais diferenças entre estes dois cursos:

Publicidade E Propaganda Tudo Sobre A Carreira E Curso Mobile

Como é o mercado de trabalho para Relações Públicas?

Para exercer a profissão, é necessário ser formado em um curso superior de Relações Públicas e estar registrado no Conselho Regional de Relações Públicas. Habilidades como boa escrita, sociabilidade, organização e capacidade de persuasão também são importantes para quem deseja ingressar na área, que possui um mercado de trabalho abrangente.

O profissional de RP pode trabalhar em órgãos públicos, agências de relações públicas e empresas em geral. Veja a seguir algumas atividades de atuação:

  • Planejamento estratégico de comunicação online e offline;
  • Comunicação institucional;
  • Auditoria e pesquisa de opinião pública/ imagem/ clima organizacional para fins institucionais;
  • Gestão de relacionamento com os públicos da organização;
  • Gerenciamento de crises na comunicação;
  • Comunicação interna;
  • Eventos corporativos para fins de construção e reputação de imagem corporativa;
  • Comunicação pública e cívica;
  • Relações governamentais;
  • Media training;
  • Cerimonial e protocolo.

Já descrevemos quais as principais atividades que profissionais de RP desempenham. Agora, que tal conhecer alguns cargos que eles podem ocupar:

  • Assessor de comunicação;
  • Assessor de imprensa;
  • Gerente de eventos;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Comunicação institucional;
  • Jornalista de marca.

Essas são apenas algumas opções. É claro que, como em qualquer outra profissão, o RP não desempenhará todas essas funções. Apresentamos apenas possíveis campos de atuação desse profissional.

Quanto ganha um profissional de Relações Públicas?

A seguir, temos a variação salarial por nível hierárquico:

PORTE DA EMPRESA

SALÁRIO MÉDIO

Trainee

Junior

Pleno

Senior

Especialista

Grande Empresa

R$ 2.604,44

R$ 3.255,55

R$ 4.069,44

R$ 5.086,80

R$ 6.358,50

Média Empresa

R$ 2.003,42

R$ 2.504,27

R$ 3.130,34

R$ 3.912,93

R$ 4.891,16

Pequena Empresa

R$ 1.541,09

R$ 1.926,36

R$ 2.407,95

R$ 3.009,94

R$ 3.762,43

As informações da tabela acima são referentes ao salário médio de um Profissional de Relações Públicas, considerando o porte da empresa e tempo de experiência do profissional e foram retiradas do SINE – Site Nacional de Empregos, um serviço que atua em todo o Brasil como classificado online de vagas de emprego, promovendo o contato entre empregador e trabalhador.

Por que fazer Relações Públicas?

A área de comunicação é muito vasta e a Relações Públicas entra como um dos campos principais. Aliando estratégia, conhecimentos sobre comunicação, economia, gestão e administração, o profissional tem uma visão geral da organização e consegue tomar as melhores decisões para a organização.

Além disso, o mercado de trabalho cresce a cada dia, principalmente em empresas privadas, que buscam maior eficiência na comunicação interna e externa. Com a necessidade cada vez maior de estabelecer um bom relacionamento com seus públicos de interesse (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas etc.), a profissão de Relações Públicas está em alta.

Onde estudar Relações Públicas?

Se você se identificou e gostou desta área, vale a pena conhecer mais a fundo as faculdades disponíveis e quais são mais interessantes para seus objetivos profissionais. Listamos algumas das principais faculdades que oferecem o curso de Relações Públicas.

O que se estuda em Relações Públicas?

Na grade curricular do curso tem matérias de comunicação social, gestão e administração, algumas são teóricas e outras mais práticas. Essas três principais áreas são essenciais para a formação de um bom profissional e oferecem um panorama acerca do campo de conhecimento.

Grade curricular para cursos de Relações Públicas

Na grade curricular do curso de Relações Públicas incluem as seguintes matérias:

  • Teorias e história da comunicação;
  • Ética;
  • Processos de Relações Públicas;
  • Organização de eventos;
  • Relações Públicas Internacionais;
  • Comunicação organizacional;
  • Comunicação pública;
  • Comunicação política;
  • Assessoria de comunicação;
  • Gestão de mídias;
  • Noções de jornalismo;
  • Imagem, identidade e reputação institucional;
  • Comunicação estratégica com públicos específicos;
  • Marketing;
  • Mercadologia

Quanto tempo dura o curso de Relações Públicas

O curso tem duração aproximada de quatro anos e a grade é concentrada em um único período, o que possibilita que o aluno faça estágio enquanto está cursando.

Categoria: PrasaberProfissões

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