Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é rematrícula e como funciona? O que é rematrícula e como funciona?

O que é rematrícula e como funciona?

Fazer a matrícula na faculdade é um dos momentos mais emocionantes na vida de um jovem universitário, marcando o início de uma grande conquista. E a cada semestre do ano letivo todos os estudantes têm uma tarefa a cumprir: dar continuidade ao seus respectivos estudos. E para isso, é necessário fazer a chamada rematrícula.

A rematrícula é nada mais nada menos que uma validação de que você continuará estudando neste novo ciclo da sua graduação, no mesmo curso e na mesma universidade. Além disso, ela é essencial para que você não atrase, caso perca o semestre em questão, a sua jornada como aluno da instituição de ensino e nem perca a sua vaga na turma de estudantes.

Se você tem curiosidade, algumas dúvidas e quer descobrir mais informações sobre esse assunto, você está no lugar certo. Siga a leitura deste artigo e esteja com tudo certo para se rematricular com tranquilidade!

Como funciona a rematrícula nas faculdades?

É muito importante que você esteja por dentro de cada detalhe de como funciona a rematrícula da sua faculdade para não se perder nesse momento tão fundamental. Esse processo pode variar de uma instituição de ensino superior para outra, mas existem alguns pontos em comum.

O principal deles é que a rematrícula acontece no início de cada novo semestre, sendo normalmente nos meses de janeiro e de julho. É neste momento em que você vai estar de acordo com a continuação da sua trajetória estudantil e, para não ter nenhum prejuízo nem obstáculos, é preciso estar atento às datas e prazos para realizar essa tarefa.

Outra informação importante é entender se a sua universidade tem regras sobre ter pendências financeiras no caso de mensalidades atrasadas. Assim, o estudante precisa pagar o que estiver em aberto para que possa se rematricular sem problemas.

Também é no momento da renovação da sua matrícula e mensalidade que os estudantes podem conferir quais serão as disciplinas a serem estudadas nos próximos seis meses. Isso pode variar entre montar a sua grade de matérias e concordar com a opção montada pela própria universidade.

Se tem algo que pode ser diferente entre as instituições de ensino superior, é em relação ao modo de como fazer a rematrícula, visto que elas podem ser realizadas nas modalidades presencial e online. Vamos falar sobre isso logo abaixo.

Rematrícula online

A rematrícula online como o próprio nome já diz é feita pela internet. Essa modalidade oferece mais facilidade, praticidade e comodidade para os alunos da faculdade, já que podem realizar todo o processo à distância e de maneira digital.

Dessa forma, o estudante faz online a rematrícula quando o período de fazer a renovação de sua matrícula for aberto pela instituição de ensino, sendo necessário só acessar o site da universidade e seguir com o passo a passo indicado sem sair de casa, quando puder e no seu próprio tempo.

Rematrícula presencial

Já no caso das faculdades que ainda solicitam que seja feita a rematrícula presencial, o estudante precisa ir até o seu campus para validar a sua continuação no curso, o que pode ser um pouco mais complicado com a rotina agitada que a maioria dos universitários têm. Também é preciso se programar para dar tempo de fazer a renovação com calma.

Além disso, nessa situação a atenção precisa ser redobrada em relação aos horários de atendimento da instituição de ensino superior, aos documentos que são necessários e outras informações. Afinal, você não vai querer ir até lá e ter algum imprevisto, não é?

Então, quando chegar o período de fazer a sua renovação da matrícula acadêmica, não deixe de conferir como é a modalidade definida pela sua universidade e informe-se sobre o passo a passo necessário junto com a respectiva comunicação oficial.

Como funciona a rematrícula na faculdade

Processos de rematrícula nas principais faculdades

Como dissemos acima, podem existir algumas diferenças nas rematrículas entre as faculdades. Então, que tal se aprofundar ainda mais no tema e entender como é o processo de rematrícula nas principais faculdades brasileiras? Confira abaixo!

Rematrícula UNIP

A rematrícula da UNIP passou a ser disponibilizada de forma totalmente online e o aluno só precisa entrar no site da secretaria da Universidade Paulista, evitando o deslocamento e as filas, e ir em “Matrícula Online”.

É nesse portal em que o poderá ver o contrato com a universidade, suas mensalidades e pagamentos, os quais precisam estar em dia, e onde pode atualizar as suas informações pessoais do cadastro. Estando tudo regularizado, é só assinar virtualmente o contrato e se preparar para a volta dos estudos.

Rematrícula UNISC

A Universidade de Santa Cruz do Sul também possibilita que todo o processo de validação seja feito digitalmente. Quando for renovar a matrícula, o estudante deve acessar o portal do aluno da Unisc e entrar com seu login e senha.

Em seguida, o aluno deve clicar em “Secretaria Virtual” e em “Rematrícula”. E assim está feita a rematrícula da Unisc. Bem simples, não é?

Rematrícula Anhembi Morumbi

No caso da rematrícula da Anhembi Morumbi não há complicações: a permanência do aluno na universidade é automaticamente renovada ao pagar o boleto referente à mensalidade do primeiro mês do próximo semestre.

Os estudantes podem conseguir pegar o boleto direto no portal do aluno da faculdade e realizar o pagamento como for mais conveniente no momento, seja por meio de uma conta bancária digital ou indo até um caixa eletrônico. Com essa etapa cumprida, a renovação de mais um semestre será feita.

Rematrícula Estácio

Tendo a opção de ser realizada digitalmente, a rematrícula da Estácio de Sá precisa que o estudante preencha o login com o número da matrícula e com a sua senha diretamente no site da instituição. Assim, o aluno pode seguir mais um semestre estudando na Estácio sem dor de cabeça.

Para esta universidade também é preciso estar com as mensalidades passadas pagas. Caso contrário, a rematrícula não poderá ser feita dentro do prazo. Verifique a sua situação, combinado?

Rematrícula Feevale

Quem é estudante da Universidade Feevale pode encontrar no site da própria instituição de ensino algumas dicas para seguir com a renovação da matrícula, sendo acessar a “Página de Matrículas”, ter a Assinatura Eletrônica em mãos e verificar a situação financeira de forma online.

Assim, ao fazer a rematrícula na Feevale a cada início de semestre acadêmico, o aluno já tem tudo o que precisa e resolve essa tarefa em poucos cliques e em alguns minutos, dando sequência para a sua graduação.

Como o Pravaler pode ajudar no período de rematrícula?

Você chegou até aqui e já sabe praticamente todo o essencial sobre as rematrículas, não é? Então agora vamos te contar uma coisa mais legal ainda: como nós do Pravaler podemos te ajudar a renovar a sua matrícula e não abrir mão do seu sonho de continuar a graduação.

Com a gente, os estudantes podem fazer a contratação do seu financiamento estudantil a cada semestre, sendo calouro ou veterano, e contratando no momento que quiser por meio de nosso site oficial.

Dessa maneira, você contrata e renova quando precisar, como no momento da rematrícula. Esse é um jeito de ajudar você a evitar perder um dos ciclos acadêmicos da sua graduação e ficar atrasado com a conclusão do curso. Afinal, oferecemos a possibilidade de fazer o pagamento de metade da mensalidade e no dobro do tempo.

O orçamento apertou e precisa de ajuda para pagar a renovação da sua matrícula? Conte com a gente! É veterano e não quer trancar o curso, mas está buscando desconto na mensalidade? Estamos aqui com você! A seguir você entenderá mais sobre como podemos te auxiliar e como o nosso programa de financiamento estudantil funciona.

Contratação do financiamento estudantil no período de rematrícula

Vamos começar do início, ou seja, te explicando tudo sobre o jeito de funcionar do financiamento estudantil privado. Sendo considerado como um crédito estudantil, este modelo de auxílio financeiro tem como objetivo facilitar o acesso de milhares de estudantes ao ensino de qualidade em universidades particulares.

Assim, o estudante paga uma parte da mensalidade e o restante é financiado por uma instituição financeira que repassa o valor de modo direto para a faculdade. Com isso, é possível estudar em instituições de ensino superior que são privadas, mas com condições de pagamento que sejam viáveis para os diferentes públicos e seus bolsos.

O aluno que tiver interesse em solicitar o financiamento estudantil deve passar por uma análise de crédito, assim como encontrar as taxas de juros que sejam ideais para seu respectivo orçamento e outras condições para fazer a contratação deste serviço em uma universidade parceira ao programa.
Botão - Simule seu Financiamento Estudantil

Parece muita coisa? Não se preocupe porque preparamos um material completo e com tudo o que você precisa saber sobre o financiamento estudantil privado e seu modo de funcionamento para você tirar as suas dúvidas.

Quem pode contratar o financiamento do Pravaler?

Contratar o financiamento estudantil do Pravaler não te dá nenhuma dor de cabeça, pois é tudo bem simples e 100% digital. Afinal, não queremos ser mais uma barreira entre você e a sua carreira como um profissional de sucesso. O primeiro passo a ser feito para isso é checar se a sua universidade faz parte das instituições de ensino parceiras do nosso programa e entender se você está dentro dos pré-requisitos.

Entenda quem pode contratar o Pravaler:

  • Estudantes que tenham um garantidor com renda mensal a partir de um salário-mínimo e que não seja fiador de outro aluno cadastrado no nosso programa;
  • Estudantes que possam comprovar uma renda de ao menos 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso escolhido, sozinho ou com o seu garantidor;
  • Estudantes e os seus fiadores devem estar com o nome limpo no SPC e no Serasa;
  • Estudantes que não estejam fazendo o financiamento simultâneo de um curso de graduação e um de pós-graduação.

Estando dentro dos critérios acima e após escolher o curso, o aluno passa por uma análise de crédito feita por nossa equipe. Mas calma, não se assuste! Saiba que aqui não tem burocracia e essa etapa não é demorada. Para esse processo, precisamos de alguns documentos, sendo eles:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda do aluno e do garantidor;
  • Comprovante de residência do aluno e do garantidor.

Sendo aprovado nesta análise de crédito, o estudante pode seguir com a etapa de completar a documentação e o seu cadastro. Após isso, já pode começar a estudar em uma boa instituição de ensino superior privada pagando menos por mês. Viu como não é nada complicado?

E a partir desse ponto você se junta aos mais de 200 mil alunos e alunas beneficiados com nosso programa.

Renovação do financiamento estudantil

Outro ponto importante é a renovação do seu financiamento estudantil com o Pravaler. A cada semestre que vai começar a análise de crédito do estudante é feita outra vez, automaticamente e já previamente aprovada por nossa equipe.

Com isso, o estudante pode decidir se vai seguir tendo as suas mensalidades financiadas por nós ou se quer encerrar o contrato no semestre em questão. Caso seja a segunda opção, não precisa pagar nada por isso, com exceção de quem optar por não ter mais o nosso financiamento e estar com pagamentos atrasados.

Veja tambémPasso a passo – como fazer simulação de financiamento estudantil?

E como dissemos logo acima, você pode contratar o financiamento estudantil do Pravaler sempre que precisar, e principalmente no período de fazer a sua rematrícula. Com o nosso programa, você faz a contratação semestral e vai renovando conforme as suas necessidades.

Nós queremos que os milhares de alunos e alunas brasileiros possam ter acesso a uma boa educação e que façam parte de um mercado de trabalho cada vez mais justo para todos, conseguindo excelentes oportunidades de carreira.

Aqui no Pravaler você pode conseguir o seu financiamento mesmo sem ter conta no banco, sem ter feito o Enem, com parcelas que não se acumulam e encontrar a sua faculdade dentre as mais de 500 instituições parceiras. Bom demais, não é?

Gostou do nosso conteúdo e quer uma forcinha financeira extra com a sua rematrícula da universidade? Faça a sua simulação de financiamento estudantil online agora mesmo e não deixe os estudos para depois.

Botao Simule Financiamento estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter