Resultado do Enem sai nesta sexta – cinco programas que aceitam sua nota como inscrição

Janelas de inscrições em programas federais se encerram em fevereiro;

Primeiro semestre será o último com Fies e P-Fies sem mudanças

São Paulo, 16 de janeiro – A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será divulgada nesta sexta-feira, dia 17. Motivo de ansiedade de todos os brasileiros que querem iniciar a formação superior, o ENEM é a maior porta de entrada para universidades públicas, privadas e até faculdades internacionais.

Para quem está na expectativa de conferir o resultado, o PRAVALER, maior fintech de soluções financeiras para educação do Brasil, elenca as cinco principais opções para você aproveitar seu resultado, já com as datas para você não deixar passar no calendário.

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada

O Sisu é voltado para quem deseja estudar em uma universidade federal. Como pré-requisito, o candidato precisa ter atingido uma nota acima de zero na redação do ENEM. O estudante pode escolher até duas opções de cursos ofertados pelas universidades participantes e o sistema irá selecionar os mais bem classificados de cada curso, de acordo com as notas do ENEM. Se seu desempenho permitir o acesso nos dois cursos selecionados, prevalecerá a primeira opção.

As inscrições serão de 21 a 24 de janeiro de 2020 e o resultado será anunciado no dia 28. Quem não passar na primeira chamada e desejar entrar na lista de espera, a janela de inscrição será de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020.

  • ProUni – Programa Universidade para Todos

O ProUni é o programa para quem deseja estudar com bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever, é preciso ter participado de alguma edição do ENEM desde 2010, ter obtido o mínimo 450 pontos na prova e ter atingido nota acima de zero na redação. Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar mensal do candidato deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já o benefício de bolsas parciais aceita estudantes com renda de até três salários mínimos por pessoa.

As inscrições serão de 28 a 31 de janeiro de 2020. Os aprovados na primeira chamada serão conhecidos no dia 4 de fevereiro, enquanto os da segunda chamada serão anunciados em 18 de fevereiro de 2020.

  • Fies e P-Fies – Fundo de Financiamento Estudantil e Programa de Financiamento Estudantil

O Fies é, provavelmente, o programa mais conhecido: é a modalidade em que o governo financia seu estudo, com cobrança gradual ao longo dos anos. O estudante que se inscrever no primeiro semestre seguirá os critérios das edições anteriores, mas o Ministério da Educação (MEC) já anunciou mudanças a partir de julho que dificultarão a aprovação. Por enquanto, o candidato precisa obter o mínimo de 450 pontos na prova múltipla escolha e não ter zerado a redação – a partir do próximo semestre, também será necessário atingir nota acima de 400 na redação.

O candidato tem duas modalidades no programa: a primeira, com juros zero, exige que a renda da família seja de até três salários mínimos por pessoa. A segunda, inclui bancos privados e fintechs – como o PRAVALER – como agentes financeiros do empréstimo, com limite de renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. O P-Fies também passará por mudanças no segundo semestre, sem mais a exigência do Enem ou limite de renda.

A janela para candidatura ao programa será entre 5 e 12 de fevereiro de 2020, com os resultados previstos para dia 26 do mesmo mês. A inscrição na lista de espera poderá ser feita entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2020.

  • Ingresso direto em universidades

Com um leque cada vez mais de universidades participantes, a nota do ENEM também pode ser usada para entrar diretamente em uma instituição de ensino superior particular, funcionando como um vestibular. O único pré-requisito para a modalidade é que o candidato tenha participado de alguma edição do ENEM desde 2010.

Para se candidatar às vagas, basta realizar a inscrição no site ou diretamente na faculdade de interesse e aguardar o resultado da seleção. As inscrições, resultados do processo seletivo e lista de espera seguem as regras e calendário de cada instituição.

  • Universidades portuguesas

Para quem deseja experiência internacional, a nota do ENEM também pode ser utilizada para processos seletivos em mais de 40 instituições de ensino superior portuguesas, que utilizam seus próprios sistemas de regras e pesos de notas para a seleção no chamado ENEM Portugal. Vale ficar de olho na necessidade de revalidação do diploma e possibilidade de exercício da profissão ao voltar para o Brasil. As inscrições, resultados do processo seletivo e lista de espera seguem as regras e calendário de cada instituição.

Financiamento estudantil privado sem juros

Para quem não atingir as notas de cortes das seleções ou não cumprir os pré-requisitos dos programas federais, ainda há a opção de financiamento estudantil privado. “Esta é uma opção para aqueles que não conseguiram obter a nota mínima para ingressar em uma faculdade pública ou se beneficiar de programas de bolsa e financiamento do governo, mas que, ainda assim, não podem ou não querem arcar com o valor total da mensalidade. Existem opções de produtos sem juros, por exemplo, que abre um mundo de possibilidades para o aluno”, finaliza Rafael Baddini, sócio-diretor do PRAVALER.

Sobre o PRAVALER

O PRAVALER é a principal fintech de soluções financeiras para Educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. O processo para contratação de seus serviços é zero burocrático e 100% online. A empresa atua no mercado há 18 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores que fazem a diferença todos os dias, o propósito do PRAVALER é ampliar o acesso à educação, com a missão de beneficiar um milhão de alunos até 2025, transformando suas vidas e de suas famílias.

Categoria: ENEMPrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.