Saiba como funciona o Pronatec EJA 2021 Saiba como funciona o Pronatec EJA 2021

Saiba como funciona o Pronatec EJA 2021

Muitas pessoas sonham em estudar e ter uma carreira consolidada, inclusive aquelas que deixaram a sala de aula há um tempo. Essas pessoas que desejam retomar os estudos e adquirir uma profissão podem optar pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) associada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Pronatec EJA oferece vagas para cursos técnicos e profissionalizantes para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada e querem se inscrever no sistema de bolsas de estudos do Pronatec. No entanto, para participar, é necessário saber como o programa funciona.

Continue a leitura para saber mais!

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Pronatec e EJA

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) são programas com objetivos diferentes, mas foram unificados para utilizar como forma de incentivo ao retorno do estudo de pessoas no Brasil.

  • Pronatec: É um programa do qual gera bolsas de estudos em cursos técnicos totalmente gratuitos para pessoas em baixas condições financeiras. Se você possui dúvidas sobre Pronatec, veja mais informações sobre o assunto em nosso Guia completo do Pronatec.
  • EJA: É um programa governamental de auxílio para as pessoas que abandonaram a escola ou estão muito atrasadas no ano letivo e desejam dar continuidade nos estudos. Caso você possua maiores dúvidas sobre o EJA, confira o nosso Guia completo do EJA.

O que é o Pronatec EJA?

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal para estudantes matriculados no ensino médio, mas que se estende para qualquer brasileiro em busca de qualificação ou requalificação profissional. O programa é dividido entre cursos técnicos e profissionalizantes, que podem ser oferecidos em instituições públicas ou privadas – basta o estudante escolher aquele que mais o agrada.

Além do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), agora o estudante pode contar com uma qualificação em conjunto: o Pronatec EJA, que abre uma porta para os estudantes que não conseguiram finalizar seus estudos e precisam de uma profissão para concorrer a vagas no mercado de trabalho com maiores chances de sucesso. Dessa forma, o cidadão não apenas poderá conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio, mas também qualificação.

Diferenciais do programa

O ensino oferecido pelo Pronatec EJA é totalmente gratuito e acaba sendo um diferencial de ser um ambiente de ensino rápido, construído em função de demandas reais do mercado de trabalho nas regiões em que as instituições de ensino se situam. Os estudantes, além de conciliar com os estudos básicos, finalizam o curso técnico prontos para o mercado, gerando renda e diminuindo o desemprego no país.

Como funciona o programa?

Existem duas instituições de ensino que fornecem os cursos gratuitos do Pronatec EJA, sendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As inscrições são online e ficam abertas durante o ano inteiro. É preciso que o candidato fique atento e acesse o site oficial do Pronatec para consultar vagas nos cursos disponíveis em sua região e realizar sua inscrição.

Sobre o Senai


O Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) é um dos maiores complexos de educação profissional e tecnológica da América Latina que promove a inovação na indústria brasileira. Com mais de 540 unidades fixas e mais de 450 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros, com cursos direcionados para à indústria e formação de 73,7 milhões de trabalhadores em todo território nacional desde 1942 para atuar na área industrial.

Sobre o Senac


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de educação profissional com mais de 6 mil colaboradores, oferece cursos técnicos e cursos livres, com foco em diversas áreas comercial. Lembrando que o Senac atua somente no estado de São Paulo e conta com mais de 70 unidades, escolas técnicas, centro universitário e dois hotéis escola.

Quem pode fazer o Pronatec EJA?

Para realizar a inscrição no Pronatec EJA, é necessário atender alguns critérios, sendo eles:

  • Idade mínima para continuar o ensino fundamental (15 anos) ou o ensino médio (18 anos);
  • Participação em programas sociais;
  • Renda familiar de até dois salários-mínimos.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Como realizar a inscrição?

Infográfico: Saiba Como Funciona O Pronatec Eja 2021

Se o candidato não encontrar a vaga que deseja, é possível acessar um formulário no site do Pronatec em que é possível solicitar a notificação de novas vagas no curso desejado.

É possível ficar em lista de espera do Pronatec, caso o curso escolhido não tenha mais vagas disponíveis. Para isso, o candidato deve acessar o site oficial e informar seus dados pessoais, município e quais os cursos te interessam. Assim que as vagas estiverem disponíveis pelo Pronatec, será enviado um e-mail com informações necessárias para a inscrição.

Quais são os cursos do Pronatec EJA?

O programa oferece diversos cursos em que o candidato pode escolher. As áreas que podem ser estudadas são Gestão, Produção Industrial, Lazer, Comunicação, Turismo, Administração, Saúde, Alimento e vários outras áreas e cursos.

Você pode conferir a lista oficial com todos os cursos técnicos do Pronatec clicando aqui.

Saiba mais sobre cursos técnicos

O curso técnico representa uma solução rápida para o mercado de trabalho, porém menos sofisticada do que outras relacionadas ao ensino superior. Assim, o menor tempo para a formação do aluno é dedicado a aspectos práticos da profissão a ser exercida, o que geralmente deixa de lado aspectos teóricos relevantes para uma atuação mais ampla.

Além disso, técnico não é sinônimo de tecnólogo. O técnico compreende uma formação de nível médio, enquanto o tecnólogo visa o ensino superior. O curso técnico costuma ser mais curto, embora existam inciativas que se somam ao ensino médio, durando até três anos.

Para ser tecnólogo é preciso ao menos o ensino médio completo. Já o técnico exige apenas o ensino fundamental completo.

Ficou na dúvida? Confira o post: Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

Lembrando que é sempre importante continuar os estudos para conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. O Pravaler pode te ajudar a conquistar o próximo passo para o ensino superior de forma rápida e sem burocracia.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.