Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção forma profissionais para otimizar a produtividade no trabalho e ajudar na automatização da linha de produção de indústrias. Um engenheiro é responsável pela criação e pelo gerenciamento de uma construção, por exemplo, enquanto o engenheiro de produção ajudará em todas as etapas, fazendo com que os processos produtivos sejam mais rápidos e eficientes.
Sabia que no curso de Engenharia de Produção os alunos têm aulas de Administração e Economia? E o motivo é bem simples: quando o profissional está imerso em um processo produtivo, ele precisa analisar os pilares que regem a empresa e observar se o projeto é viável ou não. O engenheiro de produção também será responsável pela organização empresarial, ao desenvolver novas técnicas e novos produtos. Conheça mais sobre essa profissão!
Vagas
O curso de Engenharia de Produção é bastante concorriso, uma vez que a maioria das empresas necessita desse profissional para aumentar a produtividade do trabalho e tentar encontrar formas de melhorar o processo produtivo. Apenas o engenheiro de produção saberá criar um projeto viável. Sendo assim, é uma carreira que está em ascensão, principalmente nessa era, em que há muitas startups e franquias aparecendo a cada esquina.
Habilitação
Antes de se inscrever e prestar o vestibular para Engenharia de Produção, você precisa saber que, dependendo do curso, há a habilitação em certas áreas. Isso quer dizer que você pode ser um profissional na área ambiental, metalúrgica, automotiva, elétrica, mecânica, química, agroindústria, construção civil e outras. Afinal, como há uma diversidade de empresas, o engenheiro de produção precisa estar apto para atender especializando-se em um setor, até mesmo para restringir o curso.
Perfil
O candidato ao curso de Engenharia de Produção é aquele que possui raciocínio lógico e curte as ciências exatas. Afinidade com tecnologia e comunicação também é importante, uma vez que esse profissional também pode gerenciar os recursos humanos de uma empresa. Caso o estudante queira realizar o curso, há tanto faculdades pagas quanto públicas que oferecem a graduação em Engenharia de Produção, tanto à distância quanto presencial. Algumas delas são:
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidade Federal do Sergipe (UFS)
Universidade de Brasília (UNB)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Empresas, fábricas e indústrias de diversos ramos buscam o profissional de Engenharia de Produção para realizar tarefas. E, dependendo do emprego, será preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para assinar documentos, autorizar a otimização de processos produtivos e até a fabricação de novos produtos.

Categoria: Cursos

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR