Saiba mais sobre o curso de Logística


Você se interessa nessa área? Já é formado em Administração ou quer se especializar? Quer saber mais sobre o curso de Logística? Confira nossas informações!

Um profissional muito requisitado em vários setores da indústria é o técnico em Logística. Ele avalia, projeta e implementa sistemas de armazenamento, transporte, distribuição e entrega de produtos em uma empresa, da forma mais econômica, rápida e segura possível.

Sendo assim, ele pode trabalhar em qualquer lugar que precise desses serviços, seja com a distribuição de bens de consumo ou de serviços. Esses profissionais são contratados por redes de distribuição, coordenação, expedição e almoxarifado para fazer o acompanhamento de pedidos e controle de estoque.

O que é Logística?

É a área da Administração responsável pelos recursos, equipamentos e informações necessárias para a execução de todas as atividades de uma empresa. Ela envolve economia, contabilidade, estatística, marketing, tecnologia e recursos humanos em uma mesma área.

A Logística trabalha com uma visão organizacional, porque administra recursos – tanto materiais quanto pessoais -, gerenciando desde a compra de materiais até a distribuição de produtos, monitorando operações e informações. Ou seja, Logística é o que faz uma empresa continuar funcionando com organização e com o mínimo de problemas possíveis.

Como é o curso de logística?

O curso de Logística é um tecnólogo que dura, em média, dois anos. Você vai estudar disciplinas de Ciências Exatas, como Estatística e Física, mas também de Ciências Sociais, como Marketing e Administração. Além disso, algumas disciplinas serão mais específicas, como Comércio Exterior, Armazenagem, Manuseio de Materiais, etc.

Outras matérias que podem ser vistas no curso são Gestão de Pessoas, Estocagem e Transporte. Os cursos tecnólogos costumam exigir um trabalho de conclusão de curso ao final, como requisito para a diplomação, mas não exigem estágio, na maioria das vezes.

É possível encontrar alguns poucos cursos de bacharelado na área no Brasil, em que as disciplinas são estudadas mais a fundo e o estágio costuma ser obrigatório. Nesse caso, o curso dura, em média, quatro anos, e também exige um trabalho de conclusão.

E o mercado de trabalho?

Esse curso ainda é recente e a maioria dos profissionais da área não é formada especificamente em Logística – o que dá vantagem para quem se formar. O mercado de trabalho atual, em todos os ramos, vem se preocupando com o aumento da eficiência do trabalho junto com a redução de custos e, por isso, é cada vez mais necessário ter alguém especializado nesse ramo. Atualmente, o foco desse mercado são os grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, mas se espera que o mercado vá se ampliar nos próximos anos.

Essas são algumas informações básicas sobre a Logística. Se você ficou interessado, procure pelo currículo de alguns cursos, converse com alguns profissionais e pesquise bastante para decidir se essa área é para você! Fazer essa pesquisa antes de escolher um curso é essencial para não se arrepender depois!

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.