Saiba tudo sobre o Enem 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é feito todos os anos e avalia alunos de todo o país. Com ele, é possível ingressar em faculdades públicas e ter descontos em escolas particulares, sendo considerado uma das mais importantes avaliações. Todos os anos as normas, valor de inscrição e editais mudam, sendo destacados aqui os principais pontos.

Inscrição no ENEM

As inscrições começaram dia 25 de maio, às 10 horas (horário de Brasília) e terminaram às 23h59 do dia 5 junho.

O pagamento da inscrição deverá ser feito somente no Banco do Brasil por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 63,00, sendo recolhida até o dia 10 de junho, às 21h59. Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição.

No Enem de 2015, graças a requerimentos feitos no ano de 2014, travestis e transexuais poderão usar o nome social após a inscrição pela internet. Os interessados deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição entre os dias 15 a 26 de junho, ou seja, após o período de inscrição. No dia das provas, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Realização e correção das avaliações

Nesse ano, o Ministério da Educação decidiu suspender a entrega do cartão de confirmação do Enem na versão impressa. Os candidatos poderão acessar suas informações através do site, obtendo a confirmação do número de inscrição, hora e local da prova, assim como todas as outras informações especiais.

As provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro, a partis das 13h30, conforme o horário oficial de Brasília. É obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto para a realização das provas. O candidato deverá usar caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente para fazer o Enem. Não pode levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou simular, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens). Além disso, durante as provas, não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

Serão aplicadas uma redação e quatro provas objetivas, divididas entre os dois dias: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias no sábado, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e uma redação no domingo. Os portões das escolas onde será aplicado o ENEM abrem às 12h e fechas às 13h. O início será autorizado a partir das 13h, de acordo com a situação de cada sala, que devem ter todos os seus candidatos acomodados e esperando a autorização. As avaliações terão duração de 4 horas e 30 minutos no primeiro dia e 5 horas e 30 minutos no segundo.

O gabarito oficial será divulgado até o dia 28 de outubro e os resultados em janeiro de 2016. Para maiores informações, faça o download do edital disponível no site do INEP.

Você vai fazer ENEM este ano? Como estão as suas expectativas para a prova? Deixe o seu comentário!

Categoria: ENEM
Tags:

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.