Significado de licenciatura

Por PRAVALER

Significado de licenciatura

Não sabe o que significa licenciatura? Então confira aqui e veja se ela tem a ver com o seu perfil.

Se você está na dúvida a respeito da faculdade que pretende fazer, saiba que é importante também conhecer alguns detalhes a respeito dos tipos de cursos disponíveis. Para uma pessoa que pretende seguir na área acadêmica, dando aulas, seja em ensino fundamental e médio, seja no ensino superior, pode ser mais interessante fazer uma licenciatura do que um bacharelado, por exemplo.

Da mesma forma, para alguém que busca preencher vagas pontuais dentro de uma empresa, costuma ser mais viável fazer um curso de tecnologia do que uma licenciatura. Isso significa que vale a pena saber mais sobre essas opções para encontrar o caminho certo para a sua carreira.

Sendo assim, conheça o significado de licenciatura e saiba o que esperar desse tipo de curso.

A licenciatura

O estudante que se licencia em determinado curso aprende a ensinar aquele tema. É a condição de licenciado que dá a ele a permissão para dar aulas para turmas de ensino fundamental e médio.

Isso compreende instituições tanto da rede pública quanto da privada. É por esse motivo que as principais licenciaturas estão ligadas a disciplinas oferecidas na educação básica, tais como Matemática, História e Biologia.

Um curso de Licenciatura é criado para dar ao aluno condições de dominar o assunto ao qual se dedica, assim como o bacharelado, mas também para ensinar outros alunos.

Diferenças com o bacharelado e o curso de tecnologia

Existem cursos que oferecem mais de uma possibilidade e outros nos quais é preciso fazer uma escolha. Em casos assim, tenha em mente que no bacharelado o objetivo é formar profissionais com maior foco no mercado de trabalho, enquanto a licenciatura visa a sala de aula. Já o curso de tecnologia atende a demandas ainda específicas do mercado de trabalho em relação ao bacharelado.

Assim, um bacharel em Direito, por exemplo, tende a direcionar sua carreira para escritórios ou empresas, enquanto um licenciado em Matemática tende a trabalhar em salas de aula e um tecnólogo em Gestão Financeira pode atuar em consultorias específicas.

Estrutura do curso de licenciatura

Em geral, os cursos de bacharelado e licenciatura têm a mesma base curricular inicial e se diferenciam ao longo dos semestres. Isso permite que instituições definam como será essa oferta ainda na fase do vestibular.

Existem casos em que o aluno pode começar o bacharelado e em determinado momento escolher se abre ou não a licenciatura. A partir de então, ele passa a estudar matérias relacionadas à Pedagogia, como Didática e Psicologia ao mesmo tempo em que estuda as matérias do bacharelado. No término do curso, ele sai com 2 diplomas, de Bacharel e de Licenciado.

Em algumas instituições, entretanto, o candidato precisa escolher entre as opções antes do ingresso no curso. Dessa forma, mesmo que a faculdade ofereça bacharelado e licenciatura, o graduando só pode sair com um diploma.

Porque fazer licenciatura

Se você quer ser professor, o caminho é se licenciar na matéria que gosta. Com o diploma de licenciado você pode trabalhar com ensino médio e fundamental e dá o primeiro passo para lecionar no ensino superior, uma vez que com a licenciatura você preenche um importante requisito para fazer a pós-graduação.

É importante lembrar que para dar aulas para o ensino superior é preciso no mínimo o diploma lato sensu, ou seja, ser um especialista na área.

Tenha em mente que, em comparação com outros tipos de formação, a Licenciatura tem um foco maior na educação, ou seja, se você não tem o interesse em dar aulas, existem opções melhores.

Em resumo, a Licenciatura é a formação do professor. Ela tem estrutura parecida com a do Bacharelado, mas apresenta um direcionamento diferente.

Gostou de saber sobre o assunto? Então confira os outros conteúdos para saber mais sobre licenciatura e educação em geral.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.