Sites para fazer grupos de estudos online


Na correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo para marcar um grupo de estudos que se reúna presencialmente uma, duas ou mais vezes por semana, não é mesmo? Cada estudante tem a sua própria rotina, que pode envolver escola, cursinho e trabalho. Mas isso não significa que você não possa contar com a ajuda de outras pessoas para tirar dúvidas e revisar matérias para se sair melhor no vestibular. A internet pode trazer muita facilidade para o agendamento destas reuniões.

Conte com o apoio de outros estudantes para potencializar os seus estudos

Grupos de estudos online podem fazer muita diferença na maneira como você absorve os conteúdos aprendidos em sala de aula. Quando uma ou mais pessoas se reúnem para fazer exercícios e revisar matérias importantes, estas tarefas ficam muito mais simples, principalmente pela troca de conhecimento que ocorre quando o grupo se encontra – mesmo que virtualmente – para estudar.

Todo mundo tem forças e fraquezas no que diz respeito às matérias que precisam ser estudadas para o vestibular. Você pode ser muito bom em matemática, por exemplo, mas nem tanto em geografia. Ou pode saber tudo sobre os escritores realistas, mas apresentar dificuldades em relação a gramática. Um bom grupos de estudos deve reunir pessoas com uma boa diversidade de forças e fraquezas. Assim, quem é bom em matemática ajuda a tirar dúvidas de quem é bom em geografia e vice-versa.

3 sites para marcar grupos de estudos online

Mas como fazer quando falta tempo para encontrar os colegas para um grupo de estudos? Ou quando faltam pessoas para formar um bom grupo de estudos com talentos diversificados? A solução é contar com a internet, tanto para encontrar pessoas que estudem junto com você quanto para se reunir com estas pessoas. Confira três sites para isso:

1 – Meetup

Este é um aplicativo criado para reunir pessoas que tenham um mesmo objetivo. Nele, existem diferentes tipos de grupo: de pessoas que querem se reunir para aprender francês, que desejam fazer turismo gastronômico pela cidade ou que gostariam de fazer ioga domingo no parque. Você pode criar a sua própria comunidade no aplicativo, definir a razão dos encontros (estudar matemática, por exemplo) e marcar reuniões para trocar conhecimento com as pessoas inscritas.

2 – GoConqr

Este é um site que visa promover a aprendizagem colaborativa. Ele conta com ferramentas, como mapas mentais e flashcards, que potencializam o aprendizado em diversas matérias. Você pode compartilhar as suas ideias com amigos ou com a comunidade GoConqr. Da mesma forma, pode pesquisar na biblioteca comunitária apresentações criadas por outros participantes do site. Existem ainda os grupos de estudos públicos, onde você pode reunir outros estudantes e professores para tirar dúvidas, compartilhar ideias e iniciar discussões.

3 – Google Groups

Outra opção de site para montar o seu grupo de estudos online é o Google Groups. Nele, você pode reunir pessoas que, assim como você, também procuram na internet formas para potencializar o aprendizado. Na hora de criar o seu espaço, você pode escolher entre quatro tipos de grupos. O fórum de perguntas e respostas, por exemplo, permite que os tópicos sejam marcados como resolvidos e que as respostas sejam avaliadas pelos participantes.

Lembre-se de escolher a opção “qualquer pessoa pode solicitar um convite para participar” no item “permissões básicas”. Assim, você deixa o grupo aberto para todos os usuários do Google e pode encontrar diferentes perfis de estudantes para contribuir em seus tópicos de estudo.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.