Sou uma pessoa criativa. Qual carreira devo seguir?


Trabalhar com a própria criatividade é o sonho de muitos jovens que estão em busca de uma carreira. No entanto, nem todos sabem que, para uma pessoa criativa escolher o seu futuro, nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal de contas, parece que o mercado de trabalho não consegue absorver completamente os profissionais que têm como foco a criatividade.

Por isso, é bastante comum que essas pessoas acabem se acomodando e não buscando por uma atividade que, de fato, corresponda às suas expectativas. Para ajudar você, leitor criativo, vamos dar dicas para encontrar o melhor caminho profissional de acordo com sua vocação. A seguir, listaremos as melhores profissões para pessoas criativas!

Designer de Games
A possibilidade de soltar a imaginação e misturar realidade com ficção pode fazer uma pessoa criativa optar pelo curso de Design de Games. Nele, você conhece todo o processo de criação de um jogo eletrônico, do roteiro à modelagem 3D, passando pela produção de arte, criação de cenários e universos relacionados ao game. O profissional dessa área também gera ambientes virtuais que podem ser usados em treinamentos ou com educação, como o simulador de voo, criado por um profissional deste ramo.

Planejador de Eventos
A possibilidade de planejar e organizar tudo o que se imagina cai como uma luva na vida do criativo. O profissional que organiza eventos esportivos, festas de formatura, casamentos, eventos culturais e até mesmo eventos corporativos sabe que é preciso muita criatividade para fazer com que uma festa ou evento corresponda aos desejos de um cliente. Ser planejador de eventos é sinônimo de fazer o possível para utilizar o talento em prol do encantamento do maior número de pessoas.

Jornalismo
O profissional de jornalismo geralmente é uma pessoa criativa em constante mudança, principalmente hoje, com o advento da tecnologia e das multiplataformas. É preciso saber como contar uma história, o tipo de narrativa, as imagens e informações necessárias para explicar ao leitor cada aspecto da notícia presente em um conteúdo. Vale lembrar que os jornalistas também atuam em outras áreas, como literatura e história.

Roteirista de Teatro, TV e Cinema
Outra grande profissão para uma pessoa criativa é a de roteirista. Esse profissional é o responsável por criar as cenas, indicando desde a posição dos atores e das câmeras, passando pelo que devem falar, como devem se movimentar e comportar, durante toda a história. Os roteiristas também podem adaptar importantes obras, fazer uma releitura de peças antigas ou recriar importantes novelas, com uma repaginada, inserindo novos personagens e aproximando todo o roteiro de sua releitura. Além de poder adaptar livros para os cinemas, peças de teatro para a televisão e assim por diante.

Se você é uma pessoa criativa, saiba que as possibilidades de ter uma carreira de sucesso são imensas, indo muito além das que apresentamos acima. Então, nunca abandone a sua vocação de pessoa criativa. Afinal, sua criatividade ainda pode ajudar a encontrar novos caminhos, vencer obstáculos e levar você a ter o sucesso profissional que desejar.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.