Team building: o que é e porque aplicar no seu time? Team building: o que é e porque aplicar no seu time?

Team building: o que é e porque aplicar no seu time?

Se você acha que team building é só mais um termo da moda, você está muito enganado. Na verdade, este conceito nem é algo recente e surgiu ainda no século passado. Baseado nas experiências comportamentais dos moradores de Hawthorne, um bairro de Chicago, o team building diz respeito a algumas atividades destinadas a fortalecer os laços entre os integrantes de uma comunidade, visando transformá-los em um time.

Mas é claro que, do século passado pra cá, esse termo evoluiu muito. Por isso, hoje, vamos te explicar melhor este conceito e como ele pode ser aplicado na gestão de pessoas.

E então, bora conferir?

Mas afinal de contas, como team building e liderança se relacionam?

Atualmente, quando falamos de team building estamos nos referindo a uma equipe conectada por um objetivo em comum.  Assim, o team building tem o objetivo de fortalecer os laços e transformar essa equipe em um time coeso e cooperativo. No qual os membros partilhem conhecimento e dividam anseios, desafios e preocupações.

Mas como nem só de problemas vive o ser humano, através desse conceito, a equipe também poderá ser motivada e engajada para propor soluções criativas e inovadoras, trazendo excelente resultados para o time e para empresa como um todo.

Deu para entender a essência, né? Então aqui vão alguns motivos para inserir o team building na gestão da sua equipe e melhorar a sua liderança:

Melhore o convívio da equipe

Já falamos por aqui que, quando trabalhamos juntos, trabalhamos melhor. Por isso, conhecer os pontos fortes e fracos do seu time, vai te ajudar na hora de saber como aconselhar um liderado e até mesmo para quem pedir a realização de uma determinada atividade. Assim, os projetos e insights irão fluir de forma muito mais harmoniosa e eficiente.

Novas lideranças podem surgir com este conceito

Se seu time flui bem, as lideranças naturais também começam a aparecer, ainda que não ocupem esse cargo de forma formal. Aqui, falamos tanto daquele colaborador que organiza as tarefas do time quanto do liderado que motiva os seus colegas em momentos difíceis. E convenhamos: o bom líder também precisa desenvolver novas lideranças.

Melhore seu ambiente de trabalho

Não existe nada mais chato do que ir trabalhar e encontrar um time desmotivado e pessimista, não é verdade? Até mesmo porque a vibe de um time influencia, diretamente, nos resultados que ele entrega. Nesse sentido, trabalhar o team building fará com sua equipe tem prazer e motivação para trabalhar junta, de forma cooperativa e coesa.

O principal resultado desse conceito, portanto, é criar um time que não teme desafios, pois sabe que juntos, eles podem enfrentar qualquer coisa. Além disso, uma equipe unida pela “sensação de pertencimento” tem mais produtividade e trabalha melhor.

Gostou das nossas dicas?

Então confira o nosso post sobre 3 TED Talks obrigatórios para quem quer ser líder e fique de olho também no nosso banco de vagas.

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.