Possiveis Temas De Redacao Do Enem 2019 Possiveis Temas De Redacao Do Enem 2019

Temas para a redação do Enem 2019

A redação do Enem tem um peso importante na nota final do aluno. Na prática, dependendo do curso, ela pode valer até mais do que as outras provas. É por isso que vale a pena ter uma atenção especial a ela e aos temas para a redação do Enem 2019. Com um bom desempenho, você tem como se distanciar da sua concorrência e assim pavimentar um caminho mais seguro para a aprovação.

É sobre isso que pretendemos tratar aqui. Fique atento a essas informações porque elas serão valiosas no dia do exame.

O segredo da redação do Enem

De maneira geral, a redação não tem segredo: é preciso que você se acostume a escrever ao longo da sua preparação, dando preferência para as exigências da prova, o que no Enem é a abordagem dissertativo-argumentativa.

Além disso, é interessante que você esteja em dia com as atualidades, ou seja, com tudo aquilo que acontece no Brasil e no mundo. Uma maneira de se preparar bem para a redação do Enem é ler bastante e procurar escrever a respeito dos principais temas presentes no noticiário. Desenvolvendo a capacidade de dissertar sobre o que acontece no cenário político, econômico e social, dificilmente você será surpreendido por qualquer tema no dia da prova.

Esse entendimento basta para que você consiga uma boa preparação. Apesar disso, por se tratar de uma competição, é importante também que você tenha acesso a informações que podem funcionar como diferenciais diante dos seus concorrentes. Dessa forma, ficar atento aos possíveis temas da prova do Enem é útil para que você tenha como se concentrar nas tendências da prova. Imagine chegar ao dia da prova e se ver diante de uma proposta sobre algo que lhe é familiar, economizando tempo e gerando tranquilidade para o desenvolvimento do seu texto.

É por isso que reunimos alguns dos possíveis temas para a redação do Enem 2019. Saiba quais são eles e o que fazer para dominá-los até o dia da prova.

Temas consensuais

No mês de abril de 2019, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o exame não contará com questões tidas como polêmicas e ideológicas. Sem entrar no mérito da decisão, para o estudante é importante saber que o Enem como um todo e, especialmente a prova de redação, não trarão questões capazes de gerar grandes discussões a respeito de sexualidade, direitos das minorias, entre outros. Nesse caso, a tendência é que o tema se concentre em algo com ampla aceitação entre os diferentes setores da sociedade, tais como a importância da educação básica e a evolução tecnológica.

Educação a distância

Esse é um tema provável, uma vez que o próprio MEC vem investindo na realização de provas online a partir de 2020. Na prática, isso representa mais um passo da educação brasileira na modernização de seu funcionamento. Hoje já existe mais de um milhão de alunos atuando nesse modelo em todo o Brasil, o que sugere uma série de discussões a respeito da tecnologia no processo educacional.

Você pode ser convidado a refletir sobre a qualidade desse tipo de método, a compará-los com os cursos presenciais, a avaliar as dificuldades que estudantes mais pobres ainda podem enfrentar por não contarem com bons computadores e a avaliar as iniciativas que os órgãos públicos podem tomar pensando na inclusão social. Existem diversas possibilidades de análise em relação a isso.

Porte de armas

Embora seja um tema polêmico, o fato é que não se pode desconsiderar o porte de armas no Enem 2019. Isso porque o governo atual, responsável pelo MEC, foi eleito justamente por defender essa pauta. Assim, trata-se de algo constantemente presente nos noticiários e que vem sendo discutido ao longo do ano. Questões como o Estatuto do Desarmamento, políticas de segurança pública e violência em geral, precisam ser assimiladas para que você não seja surpreendido na sua redação.

É importante que o candidato esteja sempre preparado para tratar de tudo o que diz respeito à violência no Brasil, uma vez que estamos entre os países mais violentos do mundo, ainda que sem guerras declaradas. A compreensão disso, aliás, costuma ser recorrente nos diversos vestibulares do país.

Crise migratória

Fique de olho no que acontece no mundo, não apenas no Brasil. Se atualmente estamos sendo impactados pela crise migratória na Venezuela, no restante do mundo esse problema já dura anos e parece longe de uma solução.

Temas assim permitem ao Enem exigir uma análise a respeito de questões como direitos humanos e o papel dos governos.

Vale dedicar algumas horas do seu dia para entender a origem desses problemas. Em alguns casos, como o da Venezuela, ela está em uma crise político-econômica recente, mas existem refugiados, como os sírios, que estão em busca de paz, fugindo de um cenário bélico sob controle do Estado Islâmico.

Procure estudar mais sobre os povos do Afeganistão, da Líbia e da Somália também para entender os motivos do fluxo migratório que protagonizam.

Depressão

Esse é um problema que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo inteiro. E a tendência é que isso se torne ainda mais grave, com a presença constante das redes sociais nas vidas das pessoas e seu consequente isolamento social.

Como fazer para lidar com isso? Qual é o papel dos entes públicos no combate a um problema de saúde pública que cresce progressivamente?

O Enem pode trazer essa proposta, cabendo ao aluno demonstrar entendimento a respeito da gravidade do problema e capacidade para propor um caminho. Recentemente, um dos aplicativos sociais de maior audiência no mundo, o Instagram, removeu as curtidas de sua página, justamente em função dos impactos que isso causava na autoestima das pessoas. Esse é um bom ponto de partida para que você analise o tema.

Fake news

Este é um problema bastante atual. Com o acesso praticamente integral ao ambiente virtual, como saber o que é real e o que não é? Como conferir se um conteúdo é verídico? Em quem confiar? Esse debate tem origem no fim da era dos grandes meios de comunicação como fontes únicas de acesso à informação. Embora a internet tenha contribuído para muitos avanços, é fato que hoje em dia as narrativas podem ser construídas sem o mínimo de cuidado, gerando problemas graves como consequência.

Em relação a isso, procure se informar sobre fatos que tiveram origem em fake news e seus desdobramentos. O Enem costuma valorizar a compreensão do que está por trás dos acontecimentos, valorizando o seu desempenho por demonstrar isso.

Quando sai o espelho da redação do Enem 2019?

Em relação à redação, é importante ter atenção à divulgação do chamado espelho dela, um documento que permite a verificação por parte do estudante a respeito do seu desempenho nas diferentes competências exigidas pelo exame. Nele também é possível fazer uma comparação com os outros candidatos.

Ainda que não esteja confirmada, a divulgação da vista pedagógica da redação e a versão digitalizada do texto, que no conjunto são conhecidas como espelho, deve ser feita em março de 2020.

O que estudar para a redação do Enem 2019

Os temas aqui propostos têm o objetivo de ajudar você a se dedicar a questões com bom potencial para aparecerem na sua redação e também em questões de outras provas. Entretanto, não é se concentrando somente neles que você terá como melhorar o seu desempenho. O ideal é se manter atualizado com relação a tudo o que acontece no Brasil e no mundo, lendo com frequência e acompanhando as notícias, seja via TV, rádio ou internet.

Uma dica que pode ser útil é você estabelecer uma rotina de produção de textos em função dos temas da atualidade. Estabeleça como critério o caráter dissertativo-argumentativo da prova, que exige uma análise a respeito de tema cultural, político, econômico ou social por parte do aluno. Perceba que o tema será a base para você criar o seu conteúdo, sendo assim, o ideal é que você esteja familiarizado com ele.

Trabalhe com boas referências. O Enem divulga as chamadas redações nota mil, que são justamente aquelas que conseguem atingir todos os objetivos propostos pela banca examinadora. Faça o download dessas provas e use-as como referência. Como o Enem usa critérios muito objetivos, esse método pode ser muito útil para você na busca por sua aprovação.

Com um bom repertório cultural e muita prática, a tendência é que você desenvolva o tema com tranquilidade.

Como ver minha redação do Enem 2019

É preciso esperar a divulgação do espelho da prova, que está agendado para março de 2020. A redação tem essa peculiaridade, para que os alunos tenham como receber um feedback de seu trabalho. No documento é possível conferir quais foram os erros cometidos durante a prova de maneira a saber se a nota final foi realmente justa ou se cabe um pedido de análise.

Enfim, entenda que tentar adivinhar os possíveis temas para a redação do Enem 2019 não necessariamente pode fazer a diferença no seu resultado final. O mais importante é criar um hábito eficiente de estudo a respeito do que acontece ao seu redor e praticar o tipo de redação exigida pelo Enem para ter como facilitar o seu trabalho no dia da prova. Esse é o caminho mais indicado para que você tenha como atingir seus objetivos.

Veja outros artigos sobre o Enem:

Categoria: ENEMPrasaber
Tags:

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.