Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Tendência antecipada pela Covid-19, PRAVALER amplia fronteiras para contratação em tecnologia Tendência antecipada pela Covid-19, PRAVALER amplia fronteiras para contratação em tecnologia

Tendência antecipada pela Covid-19, PRAVALER amplia fronteiras para contratação em tecnologia

Coronavírus antecipa tendência de recrutamento de profissionais de TI para todo Brasil, fora do eixo Rio-SP

Com a experiência de trabalho remoto integral por medidas de isolamento contra a pandemia, o “novo normal” também trouxe novidades no recrutamento de profissionais de tecnologia. Empresas estão ampliando as fronteiras e contratando especialistas do setor que moram em qualquer parte do Brasil, sem a necessidade de mudanças de cidade ou estado. É o caso do PRAVALER, maior fintech de soluções financeiras para educação, que vem contratando funcionários que trabalham a 2.800km do escritório, nunca foram à sede, nem encontraram chefes, colegas e até mesmo subordinados.

O mineiro Jackson Willian Brito, 28, é uma dessas pessoas. Ele começou a trabalhar para a empresa em abril deste ano, de Ipatinga (MG), onde mora, e só conhece os outros integrantes da equipe por vídeo e chat. É a primeira vez que o desenvolvedor web trabalha, em regime integral, de maneira remota. “Havia uma resistência das empresas de aceitarem o trabalho remoto, apesar da alta demanda de profissionais de tecnologia. Após a pandemia, essa é uma tendência que dificilmente será revertida no nosso setor”, opina.

Brito traz a visão de quem já sofreu com estruturas enrijecidas nas empresas: quando recém-formado, se mudou para São Paulo para trabalhar em uma grande empresa, mas não se adaptou à cidade. Pediu aos gestores para que pudesse trabalhar de sua terra natal, mas a proposta foi recusada sob a justificativa de que abriria precedentes para o restante do time. Ele, então, pediu demissão em 2018, voltou para sua cidade e trabalhou de freelancer até receber a proposta para trabalhar 100% remoto na fintech.

Segundo Fernanda Inomata, Head de Assuntos Institucionais do PRAVALER, a quarentena fez com que a empresa antecipasse uma decisão que já era planejada para este ano: a adesão ao trabalho completamente remoto, independente de onde a pessoa mora, para os profissionais de tecnologia. “Diante da alta concorrência do setor, expandimos a nossa busca de novos talentos para além de São Paulo e, hoje, também temos profissionais, principalmente desenvolvedores web, trabalhando 100% remoto em estados como Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, destaca. Para a gestora, além de proporcionar qualidade de vida, a interação de pessoas residentes em diferentes lugares oxigena a diversidade da empresa.

Nessa modalidade de contratação, as empresas podem conquistar talentos distribuídos geograficamente e reduzir as despesas de mudanças, enquanto os funcionários podem escolher oportunidades de trabalho ideal mesmo morando longe dos grandes centros econômicos. Em um mercado aquecido, profissionais de tecnologia ganharão ainda mais oportunidades de trabalho com menor exigência das empresas para que se mudem, dando ainda mais vazão para essa área tão em alta – de acordo com dados do LinkedIn, 9 das 15 profissões promissoras estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação.

“Além de ser um processo difícil, a mudança radical pode afetar a qualidade de vida, engajamento do profissional e ainda existe o risco dele não se adaptar a essa nova cidade. É preciso mudar essa mentalidade de que um time só funciona trabalhando presencialmente: esse não é o futuro do trabalho”, finaliza Inomata.

Sobre o PRAVALER

O PRAVALER é a principal fintech de soluções financeiras para Educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. O processo para contratação de seus serviços é zero burocrático e 100% online. A empresa atua no mercado há 19 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, a fintech foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores que fazem a diferença todos os dias, o propósito do PRAVALER é ampliar o acesso à educação, com a missão de beneficiar um milhão de alunos até 2025, transformando suas vidas e de suas famílias.

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Na mídia
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter