Simulado Vestibular Mackenzie: Matéria de Química

Simulado Vestibular Mackenzie: Matéria de Química

0%

QUESTÃO 01

Na segunda-feira (19/08/2019) por volta das 15 horas, a cidade de São Paulo experimentou algumas horas de escuridão no meio da tarde. O fenômeno ocorreu pela chegada de uma frente fria, vinda do litoral, e também pela presença de uma névoa seca com partículas de detritos em suspensão. Essa camada densa impedia a chegada de luz do Sol e prejudicou a visibilidade na capital paulista. Análises realizadas com a água da chuva, desse dia, identificaram a presença da substância química reteno, poluente encontrado na fumaça de queimadas.

De acordo com a fórmula estrutural do reteno, representada acima, são feitas as seguintes afirmações:
I. Trata-se de um hidrocarboneto com núcleos aromáticos condensados, apresentando os grupos substituintes metil e isopropil.
II. Possui fórmula molecular C18H18 com 6 carbonos terciários sp2.
III. Apresenta isômeros geométricos cis/trans.
IV. É um composto de alta polaridade, por isso, foi detectado na água da chuva.
Estão corretas somente as afirmações

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 02

Uma das contribuições mais relevantes para a organização dos elementos químicos foi realizada pelo russo Dmitri Mendeleev em 1869. Ele foi o primeiro a reconhecer que a relação dos elementos químicos, conhecidos até então, estava incompleta e que novos elementos seriam descobertos futuramente. Assim, Mendeleev deixou lacunas na sua tabela, que seriam preenchidas posteriormente, mas o mais surpreendente foi que ele previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam. Posteriormente, o modelo da tabela periódica de Mendeleev foi aprimorado pelo britânico Henry Moseley.
Neste ano, celebram-se 150 anos da organização da tabela periódica, realizada por Mendeleev e, de acordo com os seus conhecimentos a respeito da tabela periódica atual, pode-se afirmar que

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 03

Em um ambiente laboratorial, um estudante de Química, de posse de um comprimido efervescente e água destilada, promoveu uma série de experimentos e obteve, como resultado, as informações da tabela abaixo, nas quais estão medidos os tempos, em segundos, até que toda a reação tenha sido finalizada:

Após a leitura dos resultados, esse estudante fez as seguintes proposições:
I. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação, independentemente da temperatura em que foi realizado experimento.
II. O aumento de 30 ºC na temperatura da água faz com que a velocidade da reação seja duplicada para um comprimido em que não haja a variação na sua superfície de contato.
III. Quanto maior a temperatura da água destilada, maior será a velocidade da reação. Se a superfície de contato entre os reagentes também aumentar, a velocidade da reação também irá aumentar.
É correto afirmar que

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 04

Abaixo estão listados alguns compostos químicos com as suas respectivas constantes Kb, a 25 ºC.

A ordem crescente de basicidade, das substâncias químicas acima citadas, é

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 05

Os tensoativos ou surfactantes são espécies químicas que são utilizadas na fabricação de detergentes. Um surfactante muito utilizado é o ácido dodecilbenzenossulfônico, que produz o composto dodecilbenzenossulfonato de sódio, utilizado como detergente, cuja fórmula estrutural está representada abaixo. Sabe-se que todos os detergentes possuem uma região da molécula polar e outra apolar. Já os detergentes que possuem uma cadeia hidrocarbônica ligada ao anel benzênico com diversos átomos de carbono terciário não são biodegradáveis e causam poluição ambiental.

Assim, de acordo com as informações dadas, e com os seus conhecimentos sobre detergentes, assinale V para verdadeiro; F, para falso, nas afirmações abaixo.
( ) Os detergentes são moléculas anfipáticas.
( ) A molécula dada representa um detergente não biodegradável.
( ) Os agentes surfactantes quebram a tensão superficial da água.
( ) Os detergentes são solúveis em água devido á cadeia hidrocarbônica polar.
( ) Ao se lavar um prato sujo de gordura com detergente, este último forma micelas com as moléculas de gordura.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 06

Sob mesma pressão atmosférica, foram analisados volume iguais das seguintes soluções aquosas, cada uma com as concentrações apontadas na tabela a seguir

A respeito do comportamento dessas soluções, são realizadas algumas afirmações.
I. A solução de glicose é aquela cuja condução de corrente elétrica será a maior sob mesma temperatura.
II. Os pontos de ebulição das soluções salinas serão iguais.
III. Todas as soluções apresentarão a mesma concentração de partículas dissolvidas.
Das afirmações acima,

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 07

Uma amostra desconhecida de uma substância incolor foi submetida a testes de laboratório com indicadores ácido-base, apresentando o seguinte resultado.

De acordo com o resultado obtido experimentalmente, pode-se seguramente afirmar que a faixa de pOH da amostra desconhecida, de acordo com a coloração obtida, encontra-se entre

Resposta correta! Resposta errada!
Simulado Vestibular Mackenzie: Matéria de Química
RESULTADO NEGATIVO
Você não atingiu a pontuação mínima de 61% para passar no teste.
Mas não desista! Este simulado é para te ajudar a treinar para o dia da prova real e você poderá fazer quantas tentativas quiser.

Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo

Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.
RESULTADO POSITIVO
Parabéns! Você acertou mais de 61% das questões necessárias para ser aprovado!
Continue estudando para ter o mesmo desempenho no dia da sua prova.

Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo

Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.