Simulado Vestibular Mackenzie: Matéria de Geografia

0%

QUESTÃO 01

Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.
EUA derrubam drone iraniano no Estreito de Ormuz
Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.
[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.
[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica.
As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.
Isto é. 18 jul. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/eua-derrubam-drone-iraniano-no-estreito-de-ormuz/. Acesso em 19 ago. 2019.

Fonte: https://www.tnpetroleo.com.br/media/filebrowser/ Acesso em 19 ago. 2019.
A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições:
I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.
II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.
III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.
É correto o que se afirma em

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 02

Leia o texto e observe o mapa.
A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável, mudança do clima e biodiversidade. Com população de aproximadamente 38 milhões de pessoas, a Amazônia ocupa 40% do território sulamericano e abriga a maior floresta megadiversa do mundo, habitat de 20% de todas as espécies de fauna e flora existentes. A Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta. O Ciclo Hidrológico Amazônico alimenta um complexo sistema de aquíferos e águas subterrâneas, que pode abranger uma área de quase 4 milhões de km2. Por sua importância estratégica, a Amazônia apresenta aos países que fazem parte deste ecossistema grandes desafios e ainda maiores oportunidades. A conveniência de conjugar esforços para o desenvolvimento harmônico da Amazônia, com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, constitui princípio fundador da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco socioambiental formado pelos Estados que partilham o território Amazônico [...].
Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/691-organizacao-do-tratado-de-cooperacao-amazonica-otca. Acesso em 01 out. 2019.

Adap. http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170209_00_floresta_amazonica.jpg. Acesso em 29 set. 2019.
Os países sul-americanos 1, 2, 3 e 4, por onde se estendem áreas da “Amazônia Internacional”, apresentadas no mapa, são, respectivamente,

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 03

Matematica_question_27

Interprete o mapa e assinale a alternativa correta.

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 04

CORRENTES MARÍTIMAS

FONTE :https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/corrente-maritimacaracteristicas-gerais.
As correntes marítimas se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e, por isso, apresentam influência direta no clima. As correntes frias, por exemplo, podem contribuir para a formação de desertos.
Com base no mapa e no excerto de texto, escolha a alternativa que relacione, corretamente, as correntes marítimas a seus respectivos desertos.

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 05

QUADRO SINÓTICO DOS PRINCIPAIS BIOMAS DO PLANETA E SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS
Disponível em: http://www.ib.usp.br
Após analisar o quadro, selecione a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente os números I, II, III e IV, respectivamente.

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 06

Desenvolvimento Humano e IDH
A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas.
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam ser.
Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html (último acesso – 20/09/2019)
Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito do IDH, assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 07

“Fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.”
Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/ (Último acesso- 29/09/2019)
O fenômeno atmosférico descrito no texto é denominado:

Resposta correta! Resposta errada!
Simulado Vestibular Mackenzie: Matéria de Geografia
RESULTADO NEGATIVO
Você não atingiu a pontuação mínima de 61% para passar no teste.
Mas não desista! Este simulado é para te ajudar a treinar para o dia da prova real e você poderá fazer quantas tentativas quiser.

Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo

Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.
RESULTADO POSITIVO
Parabéns! Você acertou mais de 61% das questões necessárias para ser aprovado!
Continue estudando para ter o mesmo desempenho no dia da sua prova.

Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo

Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.