Simulado Vestibular PUC: Matéria de Biologia

0%

Questão 1

A ilustração ao lado representa uma filogenia dos artrópodes.



Questão 1 de Biologia

Os itens identificados pelas letras A, B e C na filogenia correspondem, respectivamente, a

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 2

Uma das principais características do câncer é a proliferação celular descontrolada. Diversos inibidores de ciclo celular têm sido testados, com o objetivo de se estabelecer uma modalidade de tratamento que interrompa a proliferação das células cancerígenas. Em um desses testes, células provenientes de glioblastoma humano (câncer de cérebro) foram divididas em duas amostras, cultivadas em laboratório por 72 horas. Uma das amostras foi cultivada na ausência do inibidor (amostra-controle) e a outra, na presença do mesmo (células tratadas). Em seguida, as células de ambas as amostras foram marcadas com um composto químico fluorescente que se liga ao DNA e, então, submetidas a um aparelho que realizou a contagem celular por fluorescência. Nos gráficos a seguir, é possível observar os níveis de fluorescência registrados pelo aparelho e o número de células contabilizado em cada nível. A fluorescência de cada célula era diretamente proporcional à quantidade de DNA em seu interior.



Questão 2 de Biologia

De acordo com as informações fornecidas, é possível deduzir que a interrupção do ciclo celular das células cancerígenas tratadas com a substância testada, ocorreu

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 3

O ator Peter Dinklage, que interpretou o anão Tyrion Lannister, na série de TV Game of Thrones, apresenta uma forma de nanismo conhecida como acondroplasia. A acondroplasia é uma condição genética de herança autossômica dominante. Os pais de Peter, assim como seu irmão, sua esposa e sua filha têm estatura normal, como representado no heredograma a seguir. Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que



Questão 3 de Biologia

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 4

Os corais são organismos marinhos que podem viver em associação com zooxantelas, algas microscópicas. Essas algas, que vivem no interior dos tecidos de corais construtores de recifes (corais hermatípicos), realizam fotossíntese e abastecem o coral com compostos nutritivos, ao mesmo tempo em que se beneficiam de substâncias provenientes do metabolismo do coral. A pigmentação das zooxantelas é a responsável pela variedade de cores exibidas pelos corais nos recifes. O declínio na quantidade de zooxantelas nos tecidos é responsável por um fenômeno conhecido como branqueamento dos corais, associado a um aumento na mortalidade desses organismos. A presença de compostos tóxicos derramados no mar, como aqueles presentes nas manchas de óleo que atingiram o litoral de nove estados brasileiros nordestinos, em 2019, é um dos fatores que levam ao declínio das zooxantelas.



Questão 4 de Biologia

Sendo assim, um branqueamento de corais, eventualmente associado às enormes manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino, seria decorrente de um impacto ambiental sobre uma relação ecológica estabelecida entre corais hermatípicos e zooxantelas, que, de acordo com a descrição, é classificada como:

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 5

A Floresta Amazônica tem sofrido historicamente com desmatamentos e queimadas. Em 2019, esses eventos atingiram proporções alarmantes. O fogo, quando se alastra pela floresta, provoca elevada mortandade de árvores, especialmente por causa das lesões provocadas pelas chamas em seus vasos condutores, entre outros motivos. Por se tratar de um ecossistema caracterizado pela grande umidade e, portanto, pouco sujeito, naturalmente, aos efeitos do fogo, a vegetação amazônica não é adaptada a incêndios. Um exemplo desse tipo de adaptação vegetal, comum em outros ecossistemas, seria:

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 6

Glúten é o nome dado a uma proteína presente em derivados alimentares de cereais como o trigo e a cevada. Em diversas pessoas, o glúten desencadeia a doença celíaca, uma doença autoimune, caracterizada por um intenso processo inflamatório ocorrido na parede do intestino delgado, o que provoca a atrofia das vilosidades intestinais. Sendo assim, espera-se que uma das consequências da doença celíaca seja:

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 7

Negadores da evolução biológica costumam argumentar que a evolução é “só uma teoria”. Na linguagem popular, a palavra “teoria” soa como um palpite ou suposição, mas, no âmbito científico que se aplica à evolução das espécies, teoria é o nome dado a um conjunto de explicações bem fundamentadas em evidências, a respeito de determinado aspecto estudado. A existência de parentesco evolutivo entre diferentes espécies, por exemplo, é baseada em evidências obtidas a partir de estudos comparativos de anatomia, embriologia e bioquímica. Nesse contexto, considere as seguintes comparações:

  • I – Asas de aves e asas de insetos.
  • II – O formato do corpo de tubarões e golfinhos.
  • III – Organização dos ossos no esqueleto dos membros anteriores de morcegos e baleias.
  • IV – A presença de notocorda nos embriões de peixes e sapos.

Nas comparações identificadas pelos algarismos acima, há evidência de parentesco evolutivo

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 8

Historicamente conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença cujo número de casos registrados no Brasil voltou a crescer, após uma década de declínio, como pode ser observado no gráfico a seguir:



Questão 8 de Biologia

Uma possível explicação para o aumento do número de casos observado no gráfico seria:

Resposta correta! Resposta errada!

Questão 9

Em humanos adultos, a hemoglobina normal é denominada hemoglobina A (HbA), composta por duas cadeias polipeptídicas de alfa-globina e duas de beta-globina. Existem mutações que alteram a composição de aminoácidos da beta-globina, originando as formas variantes HbS, HbC e HbG. O quadro a seguir mostra os sete primeiros aminoácidos que compõem a beta-globina da HbA e as variações encontradas na composição de HbS, HbC e HbG



Questão 9 de Biologia

A seguir, são fornecidas as sequências de bases nitrogenadas de quatro fitas-molde de DNA responsáveis por codificar para esses sete primeiros aminoácidos da beta-globina. A primeira sequência (DNA 1) corresponde àquela responsável por determinar o trecho inicial da beta-globina encontrada na HbA.


  • DNA 1: CAC GTG GAC TGA GGA CTC CTC
  • DNA 2: CAC GTG GAC TGA GGA CTC CCC
  • DNA 3: CAC GTG GAC TGA GGA TTC CTC
  • DNA 4: CAC GTG GAC TGA GGA CAC CTC

Considere, também, a seguinte equivalência entre códons e aminoácidos do código genético:



Questão 9 de Biologia

Pode-se afirmar que as hemoglobinas produzidas a partir dos DNA 2, 3 e 4 são, respectivamente,

Resposta correta! Resposta errada!
Simulado Vestibular PUC: Matéria de Biologia
Você não atingiu a pontuação mínima de 61% para passar no teste.
Mas não desista! Este simulado é para te ajudar a treinar para o dia da prova oficial e você poderá fazer quantas tentativas quiser! Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo. Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.
Parabéns! Você acertou mais de 60% das questões necessárias para ser aprovado!
Continue estudando para ter o mesmo desempenho no dia da prova oficial. Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 61% de acertos como um resultado positivo e 60% um resultado negativo. Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.