Times colaborativos – saiba como inspirar sua equipe Times colaborativos – saiba como inspirar sua equipe

Times colaborativos – saiba como inspirar sua equipe

Segundo Richard Branson, um dos maiores empresários do mundo, a capacidade de inspirar é a principal habilidade que um líder pode ter. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela IBM com 1.700 CEOs em 64 países, as habilidades mais importantes dos líderes são foco na necessidade do cliente, capacidade de colaboração e de capacidade de inspirar seu time. Mas como colocar essa habilidade em prática e inspirar times colaborativos?

Já ouviu falar em segurança psicológica?

Essa história começou com o Google. A empresa resolveu fazer uma pesquisa e estudar porque alguns times performaram melhores do que outros. O resultado mostrou que as equipes que performavam melhor eram as mesmas que se sentiam mais seguras.

Mas, seguras em quais sentidos?

  • Cuidado: sabiam que se precisassem de ajuda teriam um apoio;
  • Ausência de medo: não se sentiam ameaçadas por alguma ideia absurda ou um erro que pudessem cometer;
  • Seguras de si mesmas: podiam ser elas mesmas.

E como inspirar a segurança psicológica? 

Para Richard, que citamos logo na introdução, “se importar com as pessoas é importante. Você não pode ser um bom líder se não gostar de pessoas e despertar o que há de melhor nelas”.

Por isso, mostrar que se importa ajuda a inspirar mais a sua equipe, então seja um bom ouvinte. Seja aberto a conversas, desenvolva um ambiente onde seu time possa se sentir mais seguro e acolhido, e faça feedbacks mensais. Importante: feedback é um momento de troca, por isso lembre-se de ouvir o que seu time tem a falar da área e de você.

Outro ponto importante que você pode trabalhar para ajudar na segurança psicológica do seu time é inspirar o aprendizado. Incentivar seu time faça cursos, testar novos processos dentro da área, colocar algum projeto em prática, tirar dúvidas com você com os colegas… São várias as possibilidades dentro da caixinha “aprendizado”.

Tenha um papel definido para cada membro do seu time

O trabalho em equipe é um dos pontos mais valorizados em diversas empresas. O problema vem quando esse termo é confundido com “fazer tudo junto”.

Cada membro da sua equipe possui – ou deveria possuir – uma função principal. Vamos imaginar um time de marketing: alguém é responsável pelo design das peças, outra pessoa pela redação de conteúdos de blog, e uma terceira pela definição de estratégias. Agora imagina um time onde todo mundo faz de tudo um pouco?

É claro que é importante inspirar o seu time a aprender outras habilidades, e em casos de emergência ajudar o colega nas tarefas. Porém cada um possui o seu papel dentro da empresa, e isso deve ser respeitado. Quando uma pessoa exerce mais de um papel, ela pode começar a ficar sobrecarregada e, futuramente, desmotivada.

E como inspirar a equipe nesses casos?

Converse com o time e entenda o que cada um faz e gostaria de fazer. Assim você consegue dividir melhor as tarefas, e cada membro saberá para quem pedir ajuda.

Também procure destacar as forças de cada pessoa. Uma dica é incentivar um teste de personalidade, onde depois o time pode compartilhar os resultados (forças e fraquezas). Juntos e com você, eles podem se ajudar nesse desenvolvimento pessoal.

Com o tempo, o seu time estará mais único e colaborando mais entre si.

Lembre-se de se desenvolver!

Se tornar uma liderança inspiradora não é uma tarefa muito fácil. Não adianta querer inspirar sua equipe a ser um dos times colaborativos da empresa, se você não está olhando para você mesmo e seu desenvolvimento.

Por isso, separei alguns itens que vale você dar atenção no dia a dia:

  • Positividade;
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Gestão de Tempo
  • Autoconfiança.

Não esqueça de reconhecer o espírito colaborativo da equipe

Me fala uma pessoa que não gosta de reconhecimento? Você muito provavelmente gosta e seu time também. Por isso, não deixe de reconhecer os resultados gerados pela sua equipe, uma evolução pessoal, um desenvolvimento de habilidade, uma ideia que traga para a área.

Mostre que a parceria do seu time gerou bons resultados para área. Você pode fazer por e-mail, por alguma ferramenta, durante um feedback… O importante é mostrar que tanto você quanto a empresa valoriza a cultura da colaboração.

Já conseguiu tirar alguns insights e identificar como inspirar times colaborativos? Vale lembrar que todo esse processo leva tempo, não é do dia para a noite. Por isso pesquise bastante, converse e entenda o que a sua equipe pensa, esteja sempre próximo. Isso fará toda a diferença na hora da colaboração.

Gostou do conteúdo? Confira também 7 dicas valiosas para a gestão de processos

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.