Trabalho com propósito: conheça a trajetória do PRAVALER Trabalho com propósito: conheça a trajetória do PRAVALER

Trabalho com propósito: conheça a trajetória do PRAVALER

Quem nunca participou de uma discussão sobre se sentir ou não motivado profissionalmente que atire a primeira pedra. Para algumas pessoas, o trabalho é um mal necessário, para outras, porém, é algo que engrandece a alma. Para nós do PRAVALER, tudo é uma questão de promover e incentivar um ambiente de trabalho com propósito.

Acreditamos que trabalhar com propósito é o mesmo do que trabalhar com paixão, buscando equilibrar a necessidade de lucro com a consciência de promover o bem-estar de nossos colaboradores. Afinal de contas, a partir do momento em que as empresas conseguem ter propósitos bem definidos, a felicidade passa ser uma consequência natural.

Para exemplificar melhor como é essa relação entre trabalho e propósito aqui no PRAVALER, conversamos com o nosso Agile Expert, Tide Cardoso.

Para você, o que é trabalhar com propósito?

Tide: Para mim, trabalhar com propósito é conseguir alinhar meus valores pessoais com o os valores comerciais da empresa. Eu, por exemplo, não me vejo trabalhando em um local em que o meu propósito pessoal não esteja alinhado e conectado com o propósito da marca. Por isso, eu acho que todas pessoas deveriam, primeiramente, fazer uma análise pessoal dos seus valores, identificando seus próprios princípios para, depois, tentar entender como eles vão estar conectados com o seu dia a dia de trabalho. 

Eu, particularmente, só consigo trabalhar em lugares que incentivam o respeito, a confiança, a colaboração, a transparência, o comprometimento, a empatia e os debates saudáveis. Assim,  eu também desejo trabalhar em um lugar que me dê protagonismo, que me incentive a melhorar a cada dia e que seja realmente focado no nosso cliente. E, a partir do momento que não encontro este fit cultural, o trabalho, para mim, perde todo o sentido.

E porque isso é tão importante em um ambiente corporativo?

Tide: O propósito, no final do dia, é aquilo que nos move. Quando você vai viajar, por exemplo, independentemente de ter sido planejado ou não, você tem um destino. No caminho, você pode até pegar um trânsito ou sofrer com alguns imprevistos, mas ainda assim, você tem consciência de onde quer chegar. O mesmo vale para quem trabalha com propósito.

É claro que, dentro de uma empresa, cada um vai desempenhar sua função, mas no fim do dia, todos terão trabalhado e se esforçado para alcançar um objetivo em comum.

Como as empresas podem ajudar os colaboradores a trabalharem com propósito?

Tide: A base é a parte mais importante de uma empresa, sem ela, sua estrutura enfraquece. Por isso, se você não compartilha seus objetivos, estratégias e propósitos com a base, logo, ela não vai trabalhar motivada, inspirada e engajada. E isso vai refletir nos resultados do seu negócio, já que ninguém vai se sentir pertencendo a aquele lugar. 

Nesse sentido,  o propósito deve ser algo relacionado ao negócio e que precisa fazer sentido e ser compartilhado com todas as áreas. Além disso, as empresas podem incentivar o trabalho com propósito dando feedbacks, reconhecendo as boas ações e lembrando os colaboradores que eles fazem parte daquilo e são essenciais para o resultado final.

Afinal, qual é o propósito do PRAVALER e como vocês incentivam isso no dia a dia?

Tide: Aqui, o nosso propósito é ajudar um milhão de alunos a terem acesso à Educação. E isso é algo compartilhado. Falando como agilista, por exemplo, hoje a gente faz um trabalho muito forte com OKRs, para conseguir fazer com que, toda empresa, independentemente da área ou do cargo, se sinta fazendo parte do nosso universo, estando na mesma página e se identificando com aquilo que a gente propõe.

Porém, o fato de trabalharmos com um propósito social, também se torna um incentivo, pois percebemos que estamos ajudando mais do que uma empresa, estamos ajudando alunos a terem acesso à educação e isso é algo que a gente leva no sangue e com um sorriso no rosto.

Viu, só? No PRAVALER, sabemos que uma pessoa que trabalha por um propósito maior, também trabalha feliz. Por isso, incentivamos os nossos colaboradores a se sentirem mais confiantes, confortáveis e sem medo de errarem. Para isso, eles trabalham com autonomia e liberdade, ao mesmo tempo, em que podem ser aquilo que escolheram ser, tendo a certeza de que estão impactando positivamente a vida de outras pessoas.

Agora, aproveite essa vibe para ler também os nossos conteúdos sobre o mito da competitividade no trabalho e sobre formas de inspirar e motivar times mais colaborativos.

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.