6 dicas para fazer trabalho em grupo sem estresse


Conheça 6 dicas para fazer trabalho em grupo sem estresse

Algumas pessoas entram em pânico só de ouvir falar em trabalho em grupo. Em primeiro lugar, é preciso manter a calma e não entrar em desespero, pois isso só irá te atrapalhar. E em segundo lugar, se você se preocupa em desenvolver suas habilidades e capacidade de liderança, você deve tentar vencer o quanto antes a barreira do trabalho em grupo na sua vida.

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas fundamentais para você perder o receio e melhorar a comunicação com os seus colegas de classe para desenvolver incríveis projetos. Continue lendo!

1. Escolha bem as pessoas do grupo

Fazer a escolha dos colegas de forma sábia e cuidadosa pode fazer toda a diferença durante o desenvolvimento do trabalho em grupo. Muita gente costuma dar preferência aos amigos e colegas de classe mais próximos, mas essa pode não ser a melhor ideia. Em um trabalho em grupo, é importante que os membros sejam comprometidos e cumpram os prazos definidos para não prejudicar os demais. Por isso, fazer trabalho com aquele amigo que deixa tudo para a última hora pode ser um grande inconveniente. Quando se trata de um trabalho em grupo, é interessante contar com pessoas esforçadas, dedicadas e com habilidades variadas para que cada um possa contribuir de um jeito diferente, garantindo bons resultados.

2. Saiba ouvir a opinião dos outros

É claro que todo mundo quer defender as próprias ideias, mas ao fazer um trabalho em grupo, é preciso saber ouvir e aceitar a opinião dos outros também. Para evitar possíveis conflitos e garantir que as melhores ideias sejam escolhidas, todos devem ter espaço para expressar suas opiniões sem medo de serem julgados pelos demais. Além disso, lembre-se que é importante que todas as decisões sejam tomadas em conjunto.

3. Defina um cronograma

Uma boa organização depende diretamente da definição de prazos e da criação de um cronograma. Isso porque é comum que quando várias pessoas trabalham juntas, algumas acabem se dispersando. Portanto, defina um cronograma com datas razoáveis para que cada um entregue sua parte do trabalho em grupo e para a realização de reuniões. Assim, fica mais fácil verificar, ao fim do projeto, o que foi e o que não foi possível ser executado dentro dos prazos esperados.

4. Divida as atividades de forma justa

Tarefas divididas de maneira desigual é um dos principais motivos de brigas e desavenças nos trabalhos em grupo. Como o próprio nome diz, as tarefas devem ser desempenhadas em conjunto e por todos os membros, do contrário, o trabalho seria individual. Mas ainda assim, sempre tem aquele colega que acaba contribuindo menos e outros que levam quase toda responsabilidade nas costas. Por isso, é importante que a divisão das tarefas seja feita de forma justa e de modo que cada um tenha o mesmo nível de contribuição e comprometimento.

5. Seja paciente e compreensivo

Perder a paciência com os colegas de grupo pode ser muito negativo. Ainda que tenha uma pessoa que você considere difícil de lidar, tente ser o mais compreensivo possível. A falta de paciência pode acabar gerando conflitos ou situações de tensão que nada mais farão do que diminuir a motivação de todos e prejudicar o resultado do trabalho.

6. Encare o trabalho em grupo de forma positiva

É importante ressaltar que o objetivo de um trabalho em grupo não diz respeito apenas à entrega do projeto final. Realizar um trabalho com outras pessoas é uma experiência e um processo de aprendizagem que deve ser levado para a vida. Tanto na universidade quanto no mercado de trabalho, saber trabalhar em harmonia com outras pessoas é algo essencial.

E isso não só para o desenvolvimento profissional, mas também pessoal de cada um. Por isso, ainda que fazer um trabalho em grupo seja uma tarefa difícil, encare essa experiência com bons olhos, pois com certeza você verá no futuro o quão valiosa ela foi para você.

Você costuma ter dificuldades na hora de realizar um trabalho em grupo? Compartilhe suas experiências com a gente!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.