Transição de carreiras? Aqui no PRAVALER é possível, conheça o Rafael Bonato Transição de carreiras? Aqui no PRAVALER é possível, conheça o Rafael Bonato

Transição de carreiras? Aqui no PRAVALER é possível, conheça o Rafael Bonato

Vivemos em um cenário de profundas transformações, por isso, cada vez mais é preciso ser um profissional multifuncional. Com isso, a transição de carreiras também passou a ser algo muito mais comum, tanto para empresas, quanto para os colaboradores.

Antigamente, essa era uma decisão quase que unilateral: o colaborador decidia mudar de área, estudava, ganhava uma certa experiência, se preparava financeiramente e depois disso se jogava em um novo mercado.

Agora, com o advento das startups e fintechs este quadro mudou completamente: os colaboradores são convidados a pensar em conjunto com outras áreas e aceitar novos desafios profissionais dentro do próprio ambiente de trabalho. A explicação para isso pode ser encontrada nos próprios millennials, jovens de faixa etária que vão dos 22 aos 38 anos, quejá estão acostumados a serem multifuncionais, flexíveis e amantes das novidades.  O que, certamente, influencia em suas decisões de carreira. 

Para entendermos melhor esse contexto, conversamos com nosso Product Manager Rafael Bonato, que fez sua transição de carreiras aqui no PRAVALER. Formado em Economia, o Bonato entrou aqui em 2013, como Analista Financeiro. Hoje, está no time de Produtos. Entre as coisas que ainda fazem seus olhos brilharem, está a oportunidade de crescimento em um time multifuncional e a liberdade para tomar suas próprias decisões.

Transição de carreiras: de Analista Financeiro para Product Manager

“Entrei no PRAVALER em 2013, como Analista Financeiro. E dentro dessa área, passei por diversos cargos: primeiro fui promovido a Especialista de Planejamento Financeiro, depois virei o Coordenador e assumi a gestão da área de Planejamento Financeiro e Distribuição de FIDC, por fim, em 2017, virei também Gerente da áreas de Planejamento Financeiro, Contabilidade, RI e Estratégias de Funding”, conta Rafa. 

Em 2019, depois de aproximadamente 5 anos nos ajudando na área financeira, o Rafael foi convidado a integrar o nosso time de Produtos, com a perspectiva de enfrentar novos desafios e continuar um crescimento progressivo dentro da nossa empresa. 

Aliás, aqui no PRAVALER, incentivamos os nossos colaboradores a trilharem sua própria trajetória, sempre contando com apoio e os ensinamentos de um time multifuncional. Dessa forma, o maior desafio está em adquirir novas habilidades e saber como administrar seu tempo e capacidade de trabalho, mesmo que ninguém esteja te cobrando. 

Além disso, acreditamos na máxima de que: “ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar”, por isso, promovemos a integração do time, aproximando desde os estagiários até o CEO. Os problemas, por exemplo, são pensados em equipe,  com todos opinando e tendo a chance de contribuir com soluções criativas, independente do cargo ou área de atuação. Assim, nós entendemos que os colaboradores também são responsáveis pela saúde da empresa, reconhecendo aqueles que escolhem se arriscar e possuem espírito empreendedor, pois sabemos que eles vestem a nossa camisa e topam jogar em qualquer posição.

“Quando eu entrei no PRAVALER, essa questão de startups e fintechs nem estava tão em alta ainda. Mas já naquela época reconheci a empresa como promissora em seu mercado e vi nela um potencial muito grande, tanto para o meu crescimento, aprendendo novas coisas, quanto para o crescimento da empresa no geral. Me tornei atento, detalhista e obtive uma visão 360 que vai do desenvolvimento ao comercial”, afirma Bonato.

Como buscar essa mudança enquanto profissional?

O primeiro passo, sem sombra dúvidas, é o autoconhecimento. Pode parecer clichê, mas ninguém sai do lugar se, antes, não dedicar um pouco de energia para conhecer a si mesmo. Uma transição de carreiras exige que você saiba dizer quais são suas habilidades, competências e pontos fortes e fracos. Além disso, será mais fácil seguir neste caminho sabendo o que você já pode explorar e o que ainda precisa melhorar. Portanto, nosso primeiro conselho é ter em mente o que te faz feliz e onde você quer chegar.

Depois disso, faça um planejamento flexível e consistente. Sabemos que definir o que você quer ou não para sua carreira pode ser um tanto quanto intimidador, mas, quando você sonha com uma transição de carreira, é preciso se preparar. Além disso, é importante lembrar que essa mudança não ocorre do dia pra noite, então, invista em capacitação e aprimore suas softs skills, principalmente, as que são relacionadas a inteligência emocional.

“Se eu pudesse dar uma dica para quem está passando por este momento, eu diria: ‘tenha humildade para aprender’. Talvez, você precise aprender algo do 0. Então, leia, converse e estude bastante. Se você trabalha em squads, provavelmente, você terá companheiros multidisciplinares, então esteja disposto a ouvir e aprender com o seu time, porque, certamente, todos eles terão algo para te ensinar”,finaliza Rafa.

Assim, criamos um time flexível que consegue se adaptar às mudanças e compartilhar conhecimentos. Afinal de contas, quando trabalhamos juntos temos mais chances de enfrentar os desafios e, consequentemente, propor soluções inovadoras.

Se você tem interesse de fazer parte dessa grande família, não deixe de se cadastrar em nossa base de talentos, aqui no PRAVALER há espaço para você crescer na área que desejar.

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.