Tudo o que você precisa saber antes de escolher o curso de Agronomia

Por useradmin

Tudo o que você precisa saber antes de escolher o curso de Agronomia

Não é preciso apenas ter afinidade com a terra para se desenvolver no curso de Agronomia. Além das funções de conservação da qualidade das plantações e dos rebanhos, o agrônomo conta com diversas atividades envolvendo a administração e a gestão direta ou indireta das áreas rurais. Cada vez mais esse profissional vem se aproximando das funções de gestor e se afastando das atividades do campo, devido à mecanização das fazendas e o desenvolvimento da tecnologia.

Para quem esta pensando em cursar Agronomia, elaboramos esse post com tudo o que você precisa saber antes de escolher a área. E então, vamos lá?

A rotina de um agrônomo

Esse profissional domina inúmeras técnicas de cultivo e criação e pode atuar em diferentes etapas de todo o processo de produção, englobando desde o plantio até a colheita, ou mesmo da criação até o abate. O agrônomo também atua no processamento e na produção de produtos agropecuários, tanto na elaboração quanto na gestão da produção propriamente dita.

Suas principais atividades envolvem o monitoramento do solo e o combate de pragas e doenças, além do controle da colheita. Simultaneamente, é o agrônomo quem realiza o armazenamento e a distribuição das safras.

O mercado de trabalho para o agrônomo

Hoje, o campo de atuação de um agrônomo é diversificado e com crescente demanda por profissionais. Isso porque uma boa parte do agronegócio é gerida por esses profissionais.

No Brasil, o agronegócio movimenta cerca de 23% do PIB e 40% do seu faturamento está relacionado às exportações, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq (USP). Por isso, um campo de atuação em desenvolvimento é o gerenciamento de alimentos, sementes, adubos e equipamentos tanto por empresas exportadoras quanto importadoras.

Tradicionalmente, boa parte dos agrônomos segue para o gerenciamento de grandes propriedades rurais, que ainda hoje é um campo com um alto índice de contratação dos profissionais. Paralelamente, as exigências legais propostas pelo novo Código Florestal e outras leis estabeleceram diversas demandas relativas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Por fim, outro campo que proporciona excelentes oportunidades de trabalho é a produção de orgânicos, cuja demanda vem crescendo de forma significativa nos últimos anos.

O curso de Agronomia

Para quem pretende cursar Agronomia, as disciplinas que fazem parte do curso são tanto técnicas quanto científicas. Nos primeiros anos, o universitário tem contato com matérias ligadas às Ciências Biológicas e Exatas, como Biologia, Bioquímica e Estatística. Nos anos seguintes, as disciplinas profissionalizantes, como Ciências do Solo ou Agricultura, ganham mais força.

O curso também conta com aulas de Administração e boa parte do curso é desenvolvido com conteúdo prático, em laboratórios e fazendas experimentais. Tanto o estágio quanto o trabalho de conclusão de curso são essenciais para a formação do estudante. A duração média da graduação em Agronomia é de cinco anos.

Para quem pretende se especializar nos aspectos administrativos da área, o que não faltam são cursos de agronegócio para especialização ou complementação da formação universitária.

Conheça outras profissões para quem gosta de contato com a natureza.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre carreiras e profissões? Continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.