Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
UF – o que é, onde é usado e para que serve? UF – o que é, onde é usado e para que serve?

UF – o que é, onde é usado e para que serve?

Quando se preenche um formulário, como inscrição para o vestibular e Enem, ou ainda quando são emitidos documentos oficiais pelos órgãos públicos– RG, por exemplo – encontramos uma sigla muito comum, a UF. É claro que, justamente para preencher corretamente as informações, todo cidadão conhece e sabe de seu significado, mas compreender melhor o que é essa sigla pode contribuir para conhecer mais sobre a formação do Brasil como Estado e nação.

Fique com a gente por aqui e te explicaremos tudo sobre o que é e qual a importância da UF na construção do país.

O que significa UF?

O Brasil é um estado federativo, ou seja, é composto por diferentes entidades territoriais e sua autoridade política é dividida entre dois governos, o nacional e o subnacional. Basicamente, a divisão constitucional é determinada entre o governo nacional, que tem poder sobre todo o país, o governo subnacional exerce autoridade independente dentro de seu território.

E é aí que são identificadas as UF. Em sua tradução, a sigla significa Unidade Federativa e é a distribuição dos estados que compõem a federação como um todo. O que antes era de responsabilidade de um governo ou estado, com a distribuição de UF passa a contar com diferentes esferas e particularidades na gestão política. São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, por exemplo, são unidades federativas.

O que significa UF em um cadastro?

As UF costumam ser requisitadas para algum cadastro e preenchimento de formulários, como inscrição de vestibular, Enem ou programas de financiamento, por exemplo. Nesses casos, ela serve para a identificação da região em que o indivíduo reside ou é originado. Nem sempre esse reconhecimento acontece com a mesma sigla, ela pode ser identificada no documento como órgão emissor, estado correspondente ou outras nomenclaturas.

O que é UF do RG?

O RG, ou carteira de identidade, é o documento oficial nacional que reconhece um indivíduo no Brasil. Nesse documento, é possível encontrar informações como o nome completo, a data de nascimento, a filiação, além da assinatura e impressão digital de uma pessoa.

Agora você deve estar se perguntando “onde a UF entra nesse caso, já que o RG é uma identificação civil?”. Pois saiba que a UF pode aparecer em dois momentos diferentes na carteira de identidade.

O primeiro dele é logo no brasão impresso no documento, que conta com o nome da região onde o RG foi emitido, juntamente com o brasão oficial do estado. Já o segundo não aparece com a sigla “UF”, mas sim como “órgão expedidor”, que também indica a localização onde aconteceu a emissão do documento e que, consequentemente, é a região em que o indivíduo reside (pode estar como “SSP-SP”, por exemplo).

Quais são os Códigos de UF do IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenvolveu uma lista contendo todos os estados e municípios brasileiros, associando todos a um código cadastral. A partir dessa lista, é possível identificar qual é a numeração oficial de cada estado, informação extremamente importante para diversas atividades, como preenchimento de formulários e emissão de nota fiscal, por exemplo.

Tabela de Código de UF do IBGE

Se você precisa conhecer os códigos das Unidades Federativas do Brasil ou ainda bateu aquela curiosidade de saber qual é o número da sua região – até mesmo para usar no futuro –  reunimos as informações disponibilizadas pelo IBGE, que mostra quais são os estados e seus códigos.

Vale ressaltar que, além dos estados, os municípios também contam com códigos individuais, compostos por sete números, sendo sempre os dois primeiros referentes ao código da Unidade da Federação. Aqui, vamos te mostrar as informações dos estados, caso queira se aprofundar e conhecer as numerações municipais, você pode acessar o portal oficial do IBGE.

Região Norte

Uf Regiao Norte

Estado Sigla Código IBGE
Rondônia RO 11
Acre AC 12
Amazonas AM 13
Roraima RR 14
Pará PA 15
Amapá AP 16
Tocantins TO 17

Fonte: IBGE


Região Nordeste

Uf Regiao Nordeste

Estado Sigla Código IBGE
Maranhão MA 21
Piauí PI 22
Ceará CE 23
Rio Grande do Norte RN 24
Paraíba PB 25
Pernambuco PE 26
Alagoas AL 27
Sergipe SE 28
Bahia BA 29

Fonte: IBGE


Região Sudeste

Uf Regiao Sudeste

Estado Sigla Código IBGE
Minas Gerais MG 31
Espírito Santo ES 32
Rio de Janeiro RJ 33
São Paulo SP 35

Fonte: IBGE


Região Sul

Uf Regiao Sul

Estado Sigla Código IBGE
Paraná PR 41
Santa Catarina SC 42
Rio Grande do Sul RS 43

Fonte: IBGE


Região Centro-Oeste

Uf Regiao Centro Oeste

Estado Sigla Código IBGE
Mato Grosso do Sul MS 50
Mato Grosso MT 51
Goiás GO 52
Distrito Federal DF 53

Fonte: IBGE

Entendeu a importância da UF? É a partir dela que os órgãos governamentais ou até mesmo privados identificam a localização oficial em que você ou qualquer outra pessoa nasceu ou vive. Assim como os documentos, como RG, CPF e carteira de trabalho, indicar a sua Unidade Federativa é um meio muito importante de identificação pessoal.

Curtiu o artigo? Acompanhe o Blog do PRAVALER para conferir muito mais conteúdos sobre os mais diversos assuntos. 😉

CTA simule seu financiamento - Categoria Dicas de Estudos

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Prasaber
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter