Uninter – conheça a instituição e saiba como financiar sua graduação

A Uninter é uma das instituições de ensino brasileiras que mais tem se adaptado às novas tecnologias. Por conta disso, o grupo disponibiliza uma série de possibilidades para quem pretende se graduar, seja no modelo presencial, seja fazendo EAD.

Se você já ouviu falar da instituição e quer mais informações, chegou ao lugar certo. Vale a pena saber mais sobre o grupo e conhecer as diferentes possibilidades de financiamento que a instituição apresenta.

A Uninter

O Grupo Uninter é sediado em Curitiba, no Paraná. Ele é dono do Centro Universitário Internacional, mais conhecido como Uninter, responsável por dezenas de graduações, pós-graduações e extensões universitárias.

A origem da Uninter está nos anos 90, com a criação do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). A partir de então, surgiram cursos de diferentes áreas, como Administração de Empresas e Pedagogia. A partir de 2002, a Uninter passou a oferecer cursos a distância, sendo atualmente reconhecida como referência nesse tipo de ensino.

Institucional

Atualmente, a Uninter é um dos grandes centros universitários do país. Não somente pela variedade de opções que oferece para novos alunos, mas também pela quantidade de pessoas envolvidas com suas atividades. Hoje são mais de 255 mil estudantes matriculados, sendo orientados por cerca de 400 docentes em mais de 100 cursos divididos entre graduação e pós-graduação.

A Uninter tem presença no país inteiro e até fora dele. No final de 2018, a instituição passou a oferecer cursos na modalidade EAD nos Estados Unidos, com polo de apoio presencial localizado em Boston. Assim, os brasileiros morando fora passam a ter condições de se graduar em uma instituição importante de nosso país com acesso a todos os recursos que caracterizam a Uninter como referência de qualidade, como suporte e tutoria online.

Benefícios para os alunos

A Uninter apresenta dois diferenciais significativos na oferta de cursos de ensino superior: preços geralmente mais baixos do que os da concorrência e diferentes modalidades de curso.

Além disso, a Uninter valoriza o dinamismo na educação, se destacando como uma das instituições mais modernas da atualidade. O aluno Uninter tem acesso a um modelo de ensino diferenciado, no qual as aulas são debatidas com estudo de caso. Dessa forma é possível compartilhar e aplicar melhor o aprendizado.

Os cursos são organizados de maneira que as matérias acabam sendo mais facilmente assimiladas e o aluno possa, em função de seu desenvolvimento ao longo do curso, montar a própria grade na reta final de sua formação, o que dá a ele autonomia e condições para determinar como será a sua entrada no mercado de trabalho.

Qualidade acadêmica da Uninter

O Ministério da Educação (MEC) tem seus critérios para ranquear as instituições de ensino do país. A nota do ENADE talvez seja o mais confiável deles, pois é na avaliação que os alunos mostram se estão aprendendo o conteúdo exigido pela entidade máxima que regula as atividades educacionais ou não.

Nesse quesito, a Uninter se destaca em relação a todas as outras instituições que oferecem cursos EAD, pois foi a única a receber nota máxima na avaliação em 2019. Isso significa que, se você ainda não sabe onde fazer sua graduação a distância, mas preza pela qualidade, então a Uninter deve estar no topo das suas prioridades.

O ENADE avalia não somente o desempenho dos alunos de cada instituição, mas também a qualidade do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos oferecidos.

Vida universitária

O ideal para qualquer instituição de ensino é oferecer ao aluno condições para se desenvolver ao longo do período de graduação. Para tanto, é preciso pensar na maneira como o conhecimento será transmitido, indo além das atividades em sala de aula.

Nessa lógica, a Uninter é reconhecida também pelo impacto que gera na carreira do profissional com aulas dinâmicas e práticas, suporte e atividades que acrescentam à formação.

Farão parte da rotina do graduando, atividades como simpósios, seminários e palestras, reunindo especialistas e entusiastas das mais diferentes áreas. Esses eventos tendem a ser um diferencial na formação de um profissional atualizado e envolvido em uma rede de contatos (networking) interessante para sua atuação futura.

Vale destacar que mesmo os estudantes matriculados em cursos EAD têm como participar de uma série de atividades criadas para aperfeiçoar o aprendizado.

O EAD da Uninter

Diferencial para quem pretende estudar, mas não quer ou não tem como sair de casa, o EAD tem revolucionado a educação nos últimos anos. No caso da Uninter, a modalidade apresenta uma série de vantagens. A primeira delas é a quantidade de cursos que já são ofertados dessa maneira. São quase 100 tipos diferentes de graduação e 130 cursos de pós.

Para os professores, a Uninter chama atenção com a segunda licenciatura. Funciona assim: se você já tem uma licenciatura no seu currículo, basta entrar em contato com a instituição e se matricular em uma segunda para poder concluí-la em apenas um ano devido ao aproveitamento de matérias.

Outro fator a ser destacado é o da organização. Não é porque o aluno pode fazer o curso de casa que ele não precisa cumprir os prazos. Existe uma flexibilidade, evidentemente, entretanto, o calendário é previamente definido, o que significa que já no início do ano letivo você conhece as datas referentes às atividades que serão realizadas durante o período. Assim fica mais fácil agendar as tarefas de acordo com seus compromissos e simplificar a sua vida acadêmica.

Benefícios internacionais

A Uninter possui um departamento chamado Grupo de Trabalho de Internacionalização, que procura incorporar o estudante a atividades realizadas em cooperação com universidades estrangeiras. Assim, esse departamento cuida dos trâmites que envolvem atividades de intercâmbio, simplificando o processo e permitindo aos acadêmicos o aperfeiçoamento de sua formação.

Além disso, existem parcerias com instituições internacionais importantes, o que caracteriza a Uninter como um agente altamente capacitado para realizar a troca de conhecimento científico. Na Uninter, o aluno tem diferentes opções para fazer o intercâmbio. São os programas que a instituição oferece. Entre eles podemos destacar:

  • Intercâmbio Uninter, voltado para graduandos, com todas as despesas referentes à burocracia acadêmica custeadas pela faculdade;
  • Intercâmbio Mestrado Uninter, exclusivo para alunos de mestrado, com bolsas de estudo semestrais;
  • Intercâmbio Bolsa Ibero-Americana, parceria com o programa do banco Santander, com bolsas de estudo semestrais para a graduação;
  • Intercâmbio de Idiomas, voltado para o aperfeiçoamento de idiomas estrangeiros.

Infraestrutura da Instituição

Com a tecnologia, as pessoas passaram a usar seus smartphones para os mais diferentes fins. Então por que não para estudar? Esse é outro diferencial da Uninter: ela permite que você acesse os materiais didáticos pelo seu smartphone e assim aproveite qualquer momento para colocar as matérias em dia.

Pense em situações como uma viagem de ônibus, a espera antes de uma consulta, entre outras. São em momentos assim que você pode pegar o seu celular e se dedicar aos seus estudos.

Agora, se você precisar de um espaço físico dedicado para os estudos, pode ir até um campus da Uninter para usar a biblioteca da universidade, sempre com o conforto das salas de estudo devidamente organizadas, com wi-fi e um rico acervo.

Os cursos oferecidos pela Uniter

Não é porque a Uninter tem se destacado na oferta de cursos EAD que ela não tem formações tradicionais de qualidade. Existem cursos com conceito 5, o máximo atribuído pelo MEC nas duas modalidades.

O curso presencial em Direito é um exemplo. A formação que leva no mínimo 5 anos, acontece em Curitiba. Outro curso reconhecido como tendo qualidade máxima no MEC é o de licenciatura em Geografia, formação que leva 3 anos e pode ser feita via EAD.

Já o bacharelado em Ciências Políticas é uma graduação disponível tanto no modelo EAD quanto no presencial e que conta com a garantia de máxima qualidade.

Existe uma ampla oferta de graduações e pós-graduações disponibilizadas no site da instituição. Vale a pena conferir.

Programas do governo para ingressar na Instituição

É possível usar a nota do Enem para fazer sua faculdade na Uninter. Tanto o ProUni quanto o FIES são iniciativas do Ministério da Educação voltadas para o acesso ao ensino superior. Para participar, é preciso atender a uma série de requisitos. Os principais são:

  • Pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Ensino médio concluído em escola pública ou em escola particular com bolsa, no caso do ProUni;
  • Renda familiar bruta de até um salário-mínimo e meio para bolsa integral ou até três salários-mínimos para parcial, no caso do ProUni;
  • Renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos, no caso do FIES.
  • Fiador para o FIES.

Além disso, o FIES não concede crédito estudantil para a modalidade EAD, ficando restrito ao ensino presencial.

PRAVALER

Uma alternativa aos programas do governo é o PRAVALER, também voltado ao crédito estudantil, mas com o diferencial de apresentar maiores facilidades para o acesso. Para participar do PRAVALER você não precisa da nota do Enem, podendo se inscrever somente com sua documentação oficial.

Além disso, existem outros diferenciais, como a possibilidade de financiar cursos na modalidade EAD.

Basta conferir quais são as instituições parceiras para tentar o seu financiamento estudantil. A Uninter é uma delas.

Quer saber se dá para tentar o financiamento com o PRAVALER? Então faça agora mesmo a sua simulação.

Categoria: FaculdadePRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.