UNIP: financiamento de cursos de graduação, Ead e Pós


Se você está envolvido com vestibulares, meios para conseguir financiamento estudantil e, de uma maneira geral, se está pensando em começar um curso superior, certamente já ouviu falar da Universidade Paulista, popularmente conhecida como UNIP. A fama da instituição não existe por acaso. São mais de 900 polos e dezenas de campus espalhados por todo o território nacional, além de inúmeros profissionais inseridos no mercado de trabalho.

Isso significa que, independentemente do estado em que você se encontra, terá unidades da UNIP próximas de você. Dessa forma, naturalmente a instituição se apresenta como opção em termos de graduação.

Por isso, vale a pena saber mais sobre a Universidade Paulista. Conheça seus diferenciais e entenda como é possível financiar seus cursos. Ficou interessado? Então acompanhe.

A Universidade Paulista (UNIP)

A UNIP é resultado de uma fusão ocorrida no ano de 1988 entre o Instituto Unificado Paulista, o Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e o Instituto de Odontologia Paulista, três instituições conhecidas na região de São Paulo.

A união desses institutos deu origem a uma grande rede privada que partiu de São Paulo e passou a ocupar espaços em todo o país. Hoje, a UNIP conta com mais de 200 mil estudantes registrados, num processo de expansão que cresce ano após ano.

O EAD da UNIP

Acompanhando esse processo, vem a transformação tecnológica, responsável por criar soluções avançadas como softwares e hardwares no dia a dia das pessoas.

Consequentemente, a UNIP tem apresentado uma série de facilidades para estudantes interessados em aderir à modalidade de ensino a distância (EAD). O EAD da UNIP existe desde 2004, sendo reconhecido e autorizado pelo MEC por meio da Portaria 3.633/2004. São mais de 900 polos de apoio distribuídos por todo o país, desenvolvidos para que os alunos tenham a sustentação necessária para a sua formação.

Para o aluno que pretende estudar sem sair de casa, existem duas opções:

  • SEI;
  • SEPI.

Como funciona

Enquanto o SEI representa a modalidade exclusivamente online, na qual cabe ao aluno decidir quando e onde fará suas aulas, o SEPI diz respeito à modalidade semipresencial, na qual coexistem atividades online e atividades presenciais.

As duas opções contam com material didático, ferramentas e suporte para que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.

Vale lembrar que independentemente da modalidade escolhida pelo aluno, seu diploma tem a mesma validade.

Suporte ao aluno

Um dos principais diferenciais que as instituições de ensino podem oferecer é o suporte. Quando ele é qualificado, problemas burocráticos são eliminados com facilidade de maneira que a produção acadêmica não seja afetada.

Na UNIP existe uma preocupação em relação a isso. Tanto no que diz respeito aos recursos necessários para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades quanto em relação a questões técnicas.

Toda a estrutura é montada para gerar agilidade na relação instituição/ aluno. Dessa forma, estudantes da modalidade EAD podem contar com uma plataforma exclusiva de comunicação ou se dirigir a um dos polos existentes. Já os estudantes do modelo presencial contam com atendimento nas unidades e online. Ambos têm direito a uma tutoria que fica disponível durante 24 horas por dia.

Qualidade acadêmica

Outro aspecto importante a ser observado por quem almeja uma vaga no ensino superior é a qualidade acadêmica do curso. Ainda que o diploma seja um diferencial na busca por espaço no mercado de trabalho, fato é que sem o devido direcionamento, o aluno poderá encontrar dificuldades.

A UNIP conta com mestres e doutores nas mais diferentes áreas. Profissionais com experiência não somente no ensino, mas também na produção de conhecimento por meio de pesquisas realizadas dentro e fora do país.

É por isso que a UNIP prioriza a qualidade de seu corpo docente tanto quanto a infraestrutura. É graças ao direcionamento dado pelos professores que os alunos têm como alinhar teoria à prática. Isso acontece na articulação entre o que é trabalhado em sala de aula e as atividades práticas, muitas delas, dentro de empresas que já atuam no mercado de trabalho.

Os estágios representam a melhor maneira de dar esse direcionamento para o estudante, pois ainda que coloquem os alunos em contato direto com sua futura realidade profissional, são atividades que precisam seguir uma linha pedagógica, permitindo que os estagiários aprendam enquanto trabalham.

Vida universitária

A UNIP conta com uma série de vantagens para quem realmente precisa estudar. Além da qualidade do ensino e da possibilidade de o aluno optar pela modalidade mais interessante, existem diferenciais como a estrutura das unidades, que permite segurança e conforto para que as atividades sejam realizadas, seja nas salas de aula modernas e bem organizadas, seja em espaços como bibliotecas e laboratórios. O preparo dos profissionais que lidam com os mais diferentes departamentos também merece destaque.

Para a pesquisa, é importante também contar com espaços devidamente montados para complementar o que é ensinado nas salas de aula e dar ao aluno o conhecimento necessário para sua formação. Nesse sentido, a UNIP também se destaca com a oferta de laboratórios, estúdios e demais espaços necessários para os diferentes tipos de cursos.

Bibliotecas

O aluno da UNIP tem acesso ao banco de dados online da instituição. Assim ele pode conferir os itens que têm à disposição para ler online ou conhecer os lugares onde poderá pegar os livros. Isso vale para arquivos como teses, periódicos e livros eletrônicos.

O sistema reúne a Academic Search Premier, uma base de dados multidisciplinar que armazena publicações catalogadas desde o ano de 1975, a Biblioteca Virtual Universitária, com publicações das principais editoras do país, além de outras publicações importantes para diferentes segmentos, como a Emerald Insight, a Plataforma Digital de Livros da Editora Senac e a base multidisciplinar Web of Science (Thompson Reuters Scientific), entre outros.

Campus

Se as matérias estudadas em sala de aula dão a compreensão necessária a respeito das teorias, é na estrutura do campus como um todo que o aluno passa a conviver com o universo da profissão, se relacionando com futuros profissionais do mesmo mercado e se inserindo em um ambiente propício.

Assim, independentemente de optar pela área de ciências humanas, exatas ou biológicas, é preciso observar também como a universidade organiza salas de aula, bibliotecas, laboratórios e os demais ambientes que servirão de base para a formação de um novo profissional.

Cada campus da UNIP é montado de acordo com a lógica das profissões ali ensinadas. Por isso, é possível encontrar estruturas com espaços como estúdios de gravação, quadras e laboratórios sempre próximos ou até mesmo nos mesmos prédios onde acontecem as aulas.

Principais cursos

A UNIP divide suas formações entre cursos de ciências humanas, biológicas, exatas e graduações tecnológicas, com ofertas que contemplam as mais variadas necessidades.

Na área de humanas, por exemplo, destaque para formações como Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), um curso com duração média de 4 anos e que prepara profissionais para atuar na divulgação mais eficiente de produtos e serviços no mercado.

Para quem pretende se tornar cirurgião-dentista, na área de ciências biológicas, a UNIP oferece o curso de Odontologia, uma graduação de no mínimo 4 anos que dá ao estudante o domínio da prática clínica para que possa atender com qualidade, individualmente ou em equipe.

Já para quem se interessa por ciências exatas e pretende trabalhar com aeronaves, uma opção é o curso de Engenharia Aeronáutica, com duração de 5 anos, onde o formado pode atuar nos diferentes setores da indústria aeronáutica e também na de defesa e aeroespacial.

Além desses, cada vez mais os cursos voltados para tecnologia têm ganhado espaço. É por isso que graduações como Jogos Digitais, Produção Multimídia, entre outros, aparecem com destaque entre os cursos mais atrativos da UNIP.

Enem

A prova do Enem é importante para quem pretende estudar na UNIP. Com a nota, você pode tentar sua vaga sem prestar vestibular. A UNIP tem o programa “Desconto Especial pelo Enem”, que permite diminuição nos valores das mensalidades, caso o aluno tenha ido bem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, existe também a possibilidade de o aluno participar do FIES, um programa do governo federal que concede crédito universitário para os estudantes que tiraram boa nota no Enem. O FIES costuma facilitar o acesso de muita gente ao ensino superior, entretanto, ele é restrito ao ensino presencial e prioriza as notas mais altas na avaliação do ensino médio.

Entretanto, o FIES não é a única alternativa para financiamento estudantil de quem pretende cursar a UNIP. Existe também o PRAVALER, um programa de iniciativa privada que concede crédito com juros baixos, ou até sem juros e o melhor, sem maiores exigências. Entre elas está a possibilidade de fazer a inscrição sem ter feito a prova do Enem. Assim, mesmo para o estudante que foi mal no exame ou que não pode fazê-lo por algum motivo, o PRAVALER oferece a possibilidade de garantir sua matrícula em uma instituição de ensino.

Quer saber mais sobre como funciona o PRAVALER e simular os valores? Então confira.

Compartilhar
Categoria: Faculdade
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.