Vá atrás dos seus sonhos sem ficar no vermelho

Universidade Ites

Por useradmin

Vá atrás dos seus sonhos sem ficar no vermelho

Nossa dica: vá atrás dos seus sonhos!

Realizar grandes sonhos exige muitas coisas: determinação, dedicação, perseverança, planejamento. E muitos desses sonhos exigem também uma boa quantidade de dinheiro. Por isso, muitas pessoas se veem em um impasse quando querem realizar um sonho, seja ele um curso superior, uma viagem ou um novo lugar para morar. Como conquistar tudo isso e continuar financeiramente estável? Como poupar dinheiro para atingir um objetivo maior e não ficar sem dinheiro depois? Essas são algumas dicas que vão ajudá-lo a realizar seu sonho!

Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo para administrar sua vida financeira é fazer um orçamento. Pode ser feito em um caderno simples ou no computador: anote tudo o que você recebe e tudo o que gasta. Não deixe nada de fora desse orçamento: inclua salário, mesada, pensão; contas básicas – como água e luz -, livros da faculdade, saídas nos fins de semana. Descubra quanto dinheiro sobra quando se subtrai o quanto você gasta de quanto você ganha. Se não sobrar dinheiro, é hora de fazer alguns cortes. Estipule o quanto você pode gastar por mês com banalidades – cinema, festas, roupas novas. Essa pode ser a parte mais difícil, mas é necessária. Se você tem um grande sonho, tem que estar disposto a fazer sacrifícios!

Agora, é hora de investir. Existem vários jeitos de fazer investimentos, mas a poupança é o mais simples e clássico deles. Abra uma conta poupança em seu banco e se comprometa a depositar todos os meses. Tente estabelecer um valor mínimo de depósito. Leve isso como uma dívida pessoal, e não deixe de fazer esse depósito para comprar banalidades. O dinheiro que você deposita na poupança gera uma porcentagem de lucros por mês, então ele vai aumentar enquanto estiver no banco. É melhor do que deixar no guarda-roupa e ficar tentado sempre que olhar para ele!

Para ficar mais fácil de poupar dinheiro, estabeleça uma meta. Marque uma data para realizar seu sonho ou uma quantidade de dinheiro que você quer economizar antes de realizá-lo. Tenha esse objetivo muito claro na mente e, assim, você vai se sentir mais motivado para poupar. E vai valer a pena!

Procure alternativas
Mesmo que você seja jovem, pode procurar alguns meios de ganhar algum dinheiro extra. Você tem talento com artes ou sabe cozinhar bem? Pode fazer objetos decorativos ou doces de festa e vender em sua faculdade ou em seu local de trabalho. Se esse não for o caso, pode também cuidar de crianças, acompanhar idosos ou levar cachorros para passear. Você pode ainda dar aulas particulares, especialmente se souber falar outro idioma ou tocar algum instrumento. Dedique algum tempo e ganhe uma renda extra. Vai fazer diferença no futuro.

E procure também alternativas para economizar quando realizar seu sonho. Por exemplo, se seu sonho for comprar um apartamento ou começar uma faculdade, você pode procurar financiamentos do governo para ficar mais barato. Se você quiser fazer um intercâmbio, procure por programas em sua faculdade. Se seu sonho for viajar, procure por planos mais baratos, com hospedagens mais simples. Pesquise e planeje bastante antes de gastar o dinheiro que você lutou tanto para economizar!

Por fim, a dica mais valiosa é simples: não desista! Seu sonho pode parecer muito distante, até mesmo impossível, às vezes. Quando estamos andando em direção a um objetivo, ficar cansado é normal. Mas não deixe seus sonhos de lado por causa disso. O esforço vai dar resultados e, com um bom planejamento, você vai conseguir o que sempre quis!

Compartilhar
Categoria: Economia

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.