Vale a pena desistir do sonho de fazer medicina por outro curso de saúde?

Por useradmin

Vale a pena desistir do sonho de fazer medicina por outro curso de saúde?

Quem sonha em fazer faculdade de medicina precisa estar preparado para uma carreira de muito estudo e dedicação. Passar no vestibular é apenas uma das etapas que precisam ser ultrapassadas. Depois disso, tem os anos de intenso estudo durante o curso, a residência e toda uma carreira que exige bastante esforço do profissional.

Se você pensa em fazer medicina, mas tem dúvidas sobre o investimento e a dedicação necessária, vale a pena avaliar alternativas. Mas se essa é mesmo a profissão que você quer e se você está disposto a estudar muito, vale fazer algumas tentativas para conquistar o sonho. Saiba mais:

Quando vale a pena procurar uma alternativa para o curso de medicina

É importante saber que o curso de medicina exige um investimento alto – as faculdades particulares têm mensalidades caras. Para quem não tem condições de pagar, a solução é prestar vestibular em uma faculdade pública ou ganhar uma bolsa de estudos. Em ambos os casos, o estudante precisa se destacar nas provas e mostrar um excelente desempenho em matérias como química, biologia, matemática e redação.

Muitos acadêmicos que cursam medicina só conseguem entrar na faculdade depois de alguns anos de dedicação. Cursinhos e horas de estudos fazem parte do processo. Mas e quem não tem este tempo para dedicar aos estudos? Nesse caso, vale considerar as alternativas.

Quais são os cursos alternativos

Existem muitas opções de profissões que podem proporcionar satisfação profissional para quem tem interesse na medicina. O primeiro passo é avaliar: o que na profissão atrai o seu interesse? A partir desta resposta, o estudante pode começar a procurar alternativas que apresentem características e funções semelhantes. Quem pensa em fazer medicina para depois se especializar em pediatria e trabalhar com crianças, por exemplo, pode pensar em cursos como a pedagogia como opção.

Já quem sonha em trabalhar promovendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes pode considerar fazer faculdade de nutrição. Se você planeja trabalhar ajudando na recuperação física das pessoas, que tal pesquisar sobre o curso de fisioterapia? A psicologia é mais um exemplo de alternativa à medicina – nesse caso, uma boa escolha para quem quer lidar com pessoas e atuar na promoção do bem-estar mental.

Quem tem interesse em fazer parte de cirurgias também encontra outras opções de curso, como a especialização em enfermagem medico-cirúrgica. Enfermagem, aliás, é uma área que oferece algumas possibilidades de especializações que podem ser boas alternativas à medicina.

Existem muitas profissões importantes na área da saúde. Vale a pena considerar algumas delas, como a farmácia e a biomedicina, na hora de escolher o seu curso.

Quando a medicina é o caminho

Se, mesmo depois de analisar todas as alternativas, medicina ainda é a profissão que você quer e se você está disposto a investir tempo e a se dedicar aos estudos, então vale a pena fazer algumas tentativas para conquistar a carreira dos seus sonhos. É importante saber que quanto antes você começa a se preparar para isso, melhor. Trace metas, defina as suas prioridades e foque nos estudos. Faça simulados e refaça provas de vestibulares anteriores. Tire todas as suas dúvidas para chegar preparado às provas.

Medicina é uma faculdade bastante concorrida. Se é este o curso dos seus sonhos, dedique-se para chegar lá!

O que você acha das alternativas ao curso de medicina? Deixe uma opinião nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.