Vantagens de usar videoaulas em EAD Vantagens de usar videoaulas em EAD

Vantagens de usar videoaulas em EAD

O ensino a distância está cada vez ganhando mais espaço e é uma alternativa de ensino que muitos estudantes têm encontrado para conseguir realizar uma graduação, com horários e turnos de aulas mais flexíveis. Hoje, a variedade de cursos on-line é ampla e possibilita a capacitação de todos aqueles que buscam novos aprendizados dessa forma.

Com o uso de videoaula, os alunos podem aprender por de meio de qualquer aparelho com acesso à internet conteúdos em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar. Neste post, você vai entender o que é videoaula e conhecerá algumas vantagens no seu uso. Vamos lá?

Como funciona a videoaula?

Antes de tudo, vamos entender o contexto que ela está inserida. Com a evolução da tecnologia, muita coisa no cotidiano foi alterada e isso inclui a educação. As pessoas não esperam mais que alguém ensine algo e, também, para ganhar mais agilidade e flexibilidade, optam pela educação on-line.

Com a internet, o consumo de informação é mais dinâmico e é aí que entram as videoaulas. Por terem um conteúdo mais informativo, atraente e com artifícios audiovisuais, esse formato está ganhando espaço e transformando a educação.

Então, vamos a resposta: a videoaula é uma maneira de transferir o conhecimento quando a aula não é presencial. Geralmente, são conteúdos com aulas gravadas com um professor em formato de vídeo e transmitida para os alunos de forma on-line.

Elas são um excelente recurso didático, que abrange elementos visuais e sonoros, podendo, inclusive, envolver a leitura. Além de todos esses estímulos audiovisuais, as videoaulas também podem ser usadas com diferentes funções: podem ser informativas, motivadoras, lúdicas, investigativas e interativas.

Por que utilizá-la?

Como já falamos, a sociedade está em constante evolução, principalmente na área da tecnologia. Com isso, a educação não pode parar no tempo e precisa acompanhar essas mudanças, buscando novas possibilidades para ensinar e aprender.

Utilizar as videoaulas como forma de aprendizado traz benefícios como: se inserir nesse contexto tecnológico; ter mais flexibilidade de escolher onde, quando e como estudar; economizar, pois quando comparamos com a aprendizagem presencial os custos são bem menores; etc.

Abaixo vamos mostrar quais são as vantagens, confira!

Vantagens das videoaulas para o seu aprendizado

Aprendizado e memória

Bom, quem aí nunca pesquisou sobre um assunto e preferiu assistir a um vídeo explicativo a checar um texto longo? As videoaulas estimulam o cérebro a visualizar e ouvir, pois nossa mente trabalha melhor com imagens. Nossa memória é mantida por sons, imagens, cheiros e toques e as videoaulas são mecanismos que possibilitam o trabalho da memória, fazendo com que aprendamos de forma mais rápida.

Porcentagem de retenção da memória

Como aprendemos

Porcentagem de dados memorizados

1% por meio do gosto

10% do que leem

1,5% por meio do tato

20% do que escutam

3,5% por meio do olfato

30% do que veem

11% por meio da audição

50% do que veem e escutam

83% por meio da visão

79% do que dizem e discutem

90% do que dizem e depois realizam

Novas habilidades: autonomia e autogestão

Estudar em uma plataforma com videoaulas proporciona o desenvolvimento de determinadas habilidades que podem se tornar um diferencial no mercado de trabalho, como autonomia e autogestão.

No curso on-line o aluno tem a opção de estudar de onde quiser e fazer seus próprios horários, tendo autonomia para definir seu planejamento de interações. Além disso, para fazer a autogestão do tempo e dar conta de estudar tudo, a dica é ter uma rotina planejada, não se distrair com outros conteúdos on-line e utilizar de aplicativos, como o Trello por exemplo, para fazer a gestão dos estudos.

Flexibilidade de horário

Fazer uma faculdade a distância permite que você tenha flexibilidade de fazer seus horários e estudar quando, onde e como quiser. Ou seja, você pode organizar a própria agenda para assistir às aulas em casa, no trabalho ou até mesmo enquanto está no metrô. Você só precisa de um dispositivo conectado à internet e concentração.

Dessa forma, é possível flexibilizar os períodos de estudo de acordo com a necessidade diária. Ao contrário de um curso presencial, não existe obrigatoriedade de acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em um horário pré-determinado, a menos que seja proposta alguma atividade que exija a participação de todos ao mesmo tempo.

Engajamento e possibilidade de fazer revisões constantes

Sabe aquele famoso “quem faz o curso é o aluno”? No ensino a distância, se aplica perfeitamente. Por isso, é necessário comprometimento e engajamento durante todo o curso. E para garantir que o aluno tenha maior engajamento e consiga absorver os conteúdos de maneira efetiva, as instituições de ensino estão investindo na entrega de conteúdos cada vez mais didáticos e interativos com a produção de vídeos.

Outro ponto importante na educação on-line é que as chances de ficarem dúvidas em algum assunto diminuem. Todos os conteúdos ficam à disposição do aluno, para que ele acesse quantas vezes desejar e faça as revisões quando for necessário. Perdeu alguma coisa ou não entendeu uma informação? É só pausar a aula e voltar ao ponto que não ficou claro.

Facilidade de acesso e aprendizagem móvel

A afinidade dos brasileiros com os diversos tipos de mídia e a facilidade no acesso digital permitiu oferecer videoaulas em cursos on-line. É difícil encontrar quem não tem um perfil em alguma rede social ou não utiliza um mecanismo digital para se informar. Estamos sempre conectados, o que tornou possível aprender e fazer cursos em vídeo, em diferentes dispositivos digitais (computadores, tablets, smartphones).

Investimento

Os custos de estudar com videoaula EAD são bem menores quando comparados com a educação tradicional. Veja os motivos: o material didático é 100% on-line, então você economiza na compra de livros e na impressão de conteúdo; não há necessidade de se deslocar todos os dias para um local físico, economizando com o transporte e alimentação; os cursos a distância costumam ter custos reduzidos e facilitam o pagamento, através de parcelamentos.

Qualificação

Uma das maiores preocupações de quem opta pelo sistema EAD é a validade do diploma. Muitos alunos têm receio de perderem oportunidades de emprego por terem feito uma graduação a distância. Se esse é seu medo, não se preocupe!

O mercado de trabalho está mudando alguns conceitos relativos à formação dos profissionais. Ainda é importante possuir diplomas e certificados de faculdades, no entanto, mais importante ainda é o profissional saber aplicar o conhecimento, trazendo resultados desejados para a empresa.

Saiba que os cursos presenciais e EAD são avaliados pelo Ministério da Educação com o mesmo rigor e seguindo os mesmos critérios. Desde que a instituição escolhida seja credenciada pelo MEC e ofereça conteúdos exigidos dentro da carga horária determinada, os diplomas EAD possui a mesma validade que de um curso presencial.

Como estudar por videoaula?

Antes da exibição

Estabeleça uma rotina planejada: Ainda que você tenha flexibilidade de horário, é importante estabelecer um planejamento que torne o estudo on-line uma atividade de rotina.

Escolha um ambiente adequado para estudar: Reserve um espaço tranquilo e com uma cadeira confortável para que você se concentre nos estudos, sem interrupções. Lembre-se de que o silêncio ajuda a manter o foco, então convença as pessoas que estiverem no mesmo ambiente de que esse momento é só seu e você não pode sofrer interrupções.

Prepare-se sobre o tema que vai assistir: Antes de começar sua videoaula, tente se contextualizar com o tema e buscar aspectos gerais do vídeo. Assim, você estará mais preparado para entender o que será falado durante a aula.

Durante a exibição

Faça anotações: Assim fica mais fácil de fixar o conteúdo.

Utilize materiais complementares: Artigos em PDF, apostilas e bibliografias indicadas. Esses materiais são essenciais para que você entenda teorias abordadas na videoaula.

Encare como um curso presencial: Marque presença em fóruns, discussões e outras atividades interativas. Esses recursos são importantes para você praticar os conhecimentos com os quais teve contato.

Depois da exibição

Retome as lições: Faça a revisão e volte nas cenas mais importantes ou naquelas que achou mais difícil.

Anote os principais tópicos: Você pode anotar em um caderno de apoio ou utilizar seu computador e trabalhar com um editor de texto. Como já dissemos, anotar os principais tópicos facilitará na fixação do conteúdo.

Realize exercícios práticos: Essa é outra ferramenta que ajuda na fixação do aprendizado, além de ser a oportunidade para que você veja o que ficou com mais dúvida ou dificuldade.

Tire suas dúvidas: Mesmo sendo uma graduação EAD, é possível fazer revisões constantes. Você pode contatar o professor responsável pela disciplina e apresentar seu questionamento sempre que precisar.

Videoaulas no ensino a distância

As videoaulas são vídeos gravados com aulas dinâmicas por um professor ou tutor que domine a disciplina, que permite que a transmissão do conhecimento seja feita de forma direta. As videoaulas são adequadas às necessidades do mercado e sua eficiência decorre da maneira como o conhecimento é assimilado.

O ensino e a aprendizagem ocorrem devido aos estímulos de diferentes recursos pedagógicos que auxiliam no nosso processo cognitivo. Quanto mais estímulos o aluno recebe, melhor será sua aprendizagem.

Tipos de cursos EAD

Cursos livres

Os cursos livres a distância podem ser de qualquer tipo e oferecidos em qualquer área. A versatilidade e flexibilidade são apenas algumas características que deixam este tipo de curso em uma ótima posição quando se trata de educação. O objetivo é complementar ou trazer novos conhecimentos aos interessados e não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Cursos técnicos

Estão categorizados como parte do sistema de ensino brasileiro, podendo ser realizados durante o ensino médio. Ao contrário da graduação, que tem como foco aprofundar o conhecimento em uma área, o técnico está mais focado no aprendizado voltado para o mercado de trabalho.

Graduação

Fazer uma faculdade já está nos planos de muitos jovens, que terminam o ensino regular já pensando em qual área profissional irá seguir. A graduação é primordial para ter noção exata de um ramo em níveis teóricos e práticos, mostrando ao longo de muitos anos tudo o que é pertinente conhecer até a formação completa.

Não é porque você investe na modalidade EAD que se formará com mais agilidade ou terá uma carga horária menor. Quando se trata de graduação, a qualidade e os demais aspectos são similares nas duas versões, com a mesma validade do diploma no mercado de trabalho e em qualquer prova de títulos.

Algumas universidades que oferecem cursos de graduação:

Pós-graduação

Existem diversas opções à disposição dos alunos, mesmo em áreas que ainda não têm uma opção de graduação a distância. O tempo pode variar conforme o nível de formação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado).

Algumas universidades que oferecem cursos de pós-graduação EAD:

  • Centro Universitário Internacional (UNINTER);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Anhembi Morumbi;
  • Centro Universitário UNA.
  • Universidade FACE.

Agora que você já sabe o papel das videoaulas na aprendizagem, que tal saber um pouco mais sobre o ensino EAD como um todo? Preparamos um artigo para te explicar o que é EAD e como funciona. Dá uma olhada!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.