Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Agendado – saiba tudo sobre essa modalidade Vestibular Agendado – saiba tudo sobre essa modalidade

Vestibular Agendado – saiba tudo sobre essa modalidade

O vestibular agendado tornou-se uma alternativa bem válida para os alunos que desejam ingressar no ensino superior, mas infelizmente, perderam a data do vestibular tradicional. Além disso, trata-se de uma opção que ajuda quem deseja entrar para as faculdades mais renomadas do país, porque o processo é bem mais simples e permite que o estudante faça a prova no dia e na hora que puder.

Dessa forma, o vestibular agendado se diferencia da prova oficial porque dá mais liberdade para que o aluno escolha quando realizar o processo seletivo. Assim, ele consegue se preparar com mais tempo e evita toda a dor de cabeça que o cronograma das provas oficiais pode causar, como deslocamento, organização dos estudos para a data estabelecida, gastos com taxa de inscrição, entre outros.

Quer saber mais sobre o vestibular agendado e descobrir se essa é uma alternativa boa para você? Fique de olho no artigo abaixo que vamos contar tudo sobre esse tipo de processo seletivo!

O que é vestibular agendado?

Primeiro, é preciso entender como funciona o vestibular agendado. Diferentemente do tradicional, o aluno é quem decide quando realizar a prova. Isso facilita muito o processo de entrada na faculdade porque o estudante consegue realizar o seu calendário de estudos e fazer o vestibular quando se sentir preparado.

Geralmente, esse tipo de prova ocorre durante os primeiros meses do ano para os cursos presenciais e a qualquer época do ano para os cursos a distância. Além disso, a depender da faculdade, o vestibular agendado costuma ser chamado de vestibular de inverno (ou vestibular de meio de ano), uma vez que o processo todo é realizado nos meses de maio, junho e julho.

Outro ponto positivo é que, em alguns casos, a concorrência é menor nesse tipo de prova, já que a maioria dos alunos escolhe prestar o vestibular do final do ano. Isso facilita para aqueles que desejam cursar uma graduação com vagas bastante disputadas, como é o caso de Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia e Administração.

Como funciona o vestibular agendado?

Como já dissemos acima, o diferencial do vestibular agendado é que ele acontece conforme as escolhas do aluno, ou seja, de acordo com o dia e o horário de sua preferência. O formato da prova, porém, depende da instituição de ensino superior que o estudante deseja estudar. Geralmente, essa modalidade conta com uma prova de questões de múltipla escolha acrescida de uma redação ou, em muitos casos, a avaliação é dada somente por uma redação.

Em todo caso, é importante lembrar que isso pode variar conforme a faculdade. Por esse motivo, é imprescindível que o aluno vá até a secretaria da universidade ou acesse o site para entender o edital e saber como aquela prova específica funciona.

Veja também: Se eu não passar no vestibular, o que acontece? Veja 10 dicas!

Tanto para provas de vestibulares agendados, como em quaisquer outras de processo seletivo, é desejável que o aluno leia com bastante atenção o edital disponibilizado no site. Isso faz com que ele tenha informações exatas sobre o conteúdo a ser cobrado, assim como o formato da prova, evitando qualquer contratempo ao longo dos estudos (podendo, inclusive, dar um foco maior para as disciplinas que realmente importam para o processo seletivo).

O que não podemos negar é que o vestibular agendado surgiu como uma ótima alternativa para simplificar o acesso de alunos no ensino superior. A liberdade para a escolha da data, a menor pressão com o calendário e a concorrência menos acirrada têm sido fatores cruciais para que, a cada dia, mais estudantes optem por essa modalidade de prova.

Para que serve o vestibular agendado?

O vestibular agendado foi uma solução encontrada pelas faculdades para ir de encontro com a nova rotina do aluno, uma vez que, nessa modalidade, é ele quem dita as regras quanto ao dia e horário de realização da prova.

Com o dia a dia cada vez mais corrido, nem todos os alunos têm a mesma disponibilidade de tempo. Prova disso é que muitos recorrem ao estudo via cursinho pré-vestibular online, já organizando a rotina de estudos conforme a própria necessidade. Indo além, a prova agendada também é uma boa possibilidade para quem trabalha e não pode comparecer no dia do vestibular tradicional ou mesmo para quem não consegue sair de casa em horários determinados por precisar cuidar de filhos pequenos, por exemplo.

Além disso, o vestibular agendado é uma boa opção para os alunos que se sentem pressionados com as provas que possuem datas marcadas e sempre com salas lotadas de demais candidatos. Nessa modalidade, a ansiedade para a prova acaba sendo menor, uma vez que a supervisão é feita somente por um monitor – para garantir que não vai haver qualquer tipo de fraude – e não há outros alunos juntos.

Ou seja, se você, por algum motivo, não conseguiu fazer o vestibular tradicional, não é preciso esperar até o próximo ano para ingressar na faculdade, muitas instituições de ensino já disponibilizam a alternativa de prova de vestibular agendada. Entre elas:

Como se preparar para o vestibular agendado?

Como vimos, o maior diferencial do vestibular agendado é o aluno ter a liberdade para escolher data e hora da prova. Por conta disso, os estudos também são mais flexíveis nessa modalidade, de forma que muitos estudantes optam por cursos on-line e cursinho pré-vestibular mais curto com foco em redação, por exemplo (já que, em muitas faculdades, essa é a forma de avaliar o candidato).

Veja também: Como fazer uma boa redação no vestibular?

Muitos alunos, entretanto, por não possuírem renda para esses cursos preparatórios, optam por estudar para o vestibular sozinhos, uma prática não incomum diante da tecnologia disponível hoje em dia. Dessa forma, os candidatos procuram se preparar por meio de simulados com questões do vestibular (sempre disponíveis gratuitamente na internet), baixando e estudando conteúdos relevantes das matérias que caem e criando, assim, a própria rotina de estudos.

Vestibular agendado é pago?

Isso vai depender muito da faculdade escolhida. Em muitos casos, entretanto, a modalidade do vestibular agendado não possui taxa de inscrição para abranger ainda mais alunos, mas é bom que o aluno entre em contato com a secretaria da instituição ou acesse o site da universidade para descobrir essa informação com mais precisão.

Em todo caso, independentemente de ter que pagar ou não pela inscrição no vestibular, é importante lembrar que o estudante pode contar com ajuda financeira para pagar as mensalidades ao longo do curso, através de uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil.

O Amigo Edu, por exemplo, é uma plataforma de educação que oferece bolsas de estudos para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

Bolsas de estudo Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: PrasaberVestibulares
Tags:
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter