Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Administração: saiba como se preparar Vestibular de Administração: saiba como se preparar

Vestibular de Administração: saiba como se preparar

O vestibular de Administração é o momento mais importante para os jovens estudantes que têm vontade de cursar uma graduação com uma grande gama de possibilidades de trabalho e que desejam atuar como um profissional estratégico, focado em áreas gerenciais e que une conhecimentos da área de Humanas e de Exatas.

Fazer o curso de Administração é seu objetivo em um futuro de curto a médio prazo? Então, saiba tudo o que é necessário para se sair bem nessa avaliação tão concorrida em todo o país que é o vestibular.

Para ajudar você a alcançar esse sonho, preparamos o conteúdo a seguir com os principais temas sobre o assunto. Continue a leitura!

O que cai na prova de vestibular de Administração?

Provavelmente você já deve saber que o vestibular de Administração é altamente concorrido, principalmente quando se trata das melhores faculdades do país. Isso acontece porque se trata de uma graduação versátil, flexível e com as mais variadas formas de atuação, de forma que o profissional desta carreira consiga se encaixar em diferentes posições do mercado de trabalho.

Além disso, o curso de Administração é um dos mais tradicionais e oferece remunerações interessantes para quem seguir nesta área, como uma faixa salarial de em média R$ 6.000 a R$ 7.000, dependendo da região e do porte da empresa. Os cargos mais comuns são em consultorias, na área de planejamento, em finanças, Recursos Humanos e vários outros.

Com tanta procura assim, você precisa ficar por dentro sobre quais matérias caem no vestibular de Administração e se preparar ao máximo para essa importante etapa de seleção de estudantes. Afinal, tirar uma boa nota na prova da faculdade em que você quer estudar pode te ajudar a garantir a tão almejada vaga no final desse processo seletivo.

As matérias que caem no vestibular de Administração são tanto de Exatas quanto de Humanas, como Matemática, Língua Portuguesa e História, respectivamente. Essa graduação estuda amplos saberes, de forma que na avaliação das faculdades não seja cobrada apenas uma área de conhecimento.

A redação também conta muitos pontos no vestibular de Administração, visto que esse texto feito pelos estudantes apresenta o seu raciocínio de argumentação, a sua escrita, a coesão e a coerência com a qual defendem o seu ponto de vista, entre outros aspectos que, quando positivos, sobem a pontuação dessa parte da avaliação.

Como estudar para passar no vestibular de Administração?

Qualquer ponto pode fazer a diferença na sua nota final da prova. Assim, saber como estudar para o vestibular de Administração é algo que levará você mais longe, sendo capaz de ultrapassar os demais candidatos.

Dessa forma, busque intercalar os estudos a fim de revisar um pouco de cada disciplina aprendida em sala de aula. Faça exercícios de Matemática e Física, por exemplo, além de entender as regras da Língua Portuguesa, os principais eventos Históricos, assuntos de Geografia, assim como as demais matérias escolares.

Existem alguns bons jeitos de como estudar para vestibular de Administração, como você irá ver a seguir: as apostilas com resumos e exercícios, e os simulados. A combinação dessas duas ferramentas é ideal para te auxiliar nos estudos nesta fase tão importante da jornada acadêmica.

Apostila para vestibular de Administração

Usar a apostila para vestibular de Administração pode ser uma excelente forma de estudo para você. Esse método é utilizado por milhares de alunos que buscam um material de apoio seja para aprender alguma disciplina nova, para revisar as matérias já vistas em sala de aula ou para fazer exercícios a fim de praticar o que foi estudado.

As apostilas voltadas para as avaliações de vestibulares têm como objetivo ajudar o aluno nessa reta final do ensino médio ou na época do cursinho preparatório. Além disso, alguns modelos reúnem as principais áreas de conhecimento que os estudantes que vão prestar a seleção para a graduação de Administração precisam saber.

Assim, é uma ferramenta de estudo bastante indicada para essa fase de dedicação e concentração. No entanto, fica ainda melhor quando a apostila para essa prova é combinada com fazer o simulado de vestibular de Administração.

Simulados para vestibular de Administração

Outra maneira de estudar por meio de prática é com o simulado para vestibular de Administração. Sendo basicamente as provas anteriores das principais faculdades do país, o simulado apresenta as questões que já caíram em outros vestibulares, o que ajuda o estudante a se preparar corretamente para a avaliação.

O simulado pode ser composto por questões de vestibulares de várias instituições de ensino superior privadas e públicas ou ter perguntas de apenas uma das universidades. De qualquer forma, é uma ferramenta indispensável para quem quer estar apto na hora de prestar o vestibular oficial, já que esse material mostra como são as questões, quais conteúdos das disciplinas mais caem, como são cobrados e outras características fundamentais.

Além disso, fazer o simulado do vestibular de Administração funciona como um jeito de controlar o tempo de prova. Ao responder as questões de treino, você pode cronometrar em quanto tempo realiza a avaliação inteira e, assim, ficará sabendo se precisa ser mais rápido ou não.

Como passar no vestibular de Administração?

A concorrência pode até assustar alguns dos estudantes pré-vestibulandos, mas ter as informações certas sobre como passar no vestibular de Administração é o que você precisa para gabaritar a avaliação e conquistar a sua vaga.

Atualmente, existem diferentes jeitos de participar de um vestibular para essa graduação, como por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), das avaliações das próprias instituições de ensino superior e algumas outras. Você pode conferir mais sobre esses formatos de processo seletivo logo abaixo.

Vestibular de Administração em faculdades públicas

Entrar em uma faculdade pública é o principal objetivo de muitos estudantes, seja pela ausência de mensalidades ou por outros tantos benefícios que essas instituições de renome oferecem. Para ingressar nas nessas universidades, você pode contar com o maior vestibular do país: o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente e são dois dias de provas, nos quais as matérias cobradas nas questões são divididas. Há também a redação, em que frequentemente é cobrado um texto argumentativo sobre um tema relacionado com assuntos atuais.

Após sair o resultado, o estudante pode conferir a sua pontuação e usá-la como a nota do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Esse é um programa do governo federal e do MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo selecionar os candidatos para as vagas em instituições de ensino superior públicas com base na nota de corte, que funciona como uma régua para definir a pontuação mínima.

Você já tem a nota do último Enem realizado? Então, experimente usar o nosso Simulador Sisu para descobrir qual seria a sua posição de acordo com a nota de corte.

Cta Simulador Sisu 600x148

Vestibular de Administração em faculdades privadas

Já para entrar nas turmas das faculdades privadas de Administração, pode ser por diferentes meios, como com o vestibular online ou com o vestibular agendado. É comum que cada instituição particular tenha a sua própria avaliação para selecionar os novos alunos dos cursos, de forma que seja essencial entender como é a prova da faculdade em que você quer estudar.

O vestibular online tem se tornado uma alternativa bastante procurada pelos estudantes, já que proporciona uma experiência mais flexível ao fazer essa etapa de seleção. A avaliação é feita a distância, sendo necessário que o candidato tenha apenas acesso à internet e um computador. Assim, não é preciso se deslocar até o local da instituição.

Outra modalidade igualmente atrativa é o vestibular agendado. Nesse modelo de avaliação o estudante pode marcar outra data para realizar a prova, principalmente quando, por algum motivo, não conseguir fazê-la na data oficial.

Há faculdades privadas que usam a nota do Enem como um critério de seleção, seja como a pontuação total para conseguir a vaga ou apenas como uma parte dela. Esse diferencial é capaz de ajudar diversos estudantes, além de simplificar o processo seletivo.

Não passei no vestibular de Administração, e agora?

Os seus objetivos para a sua vida acadêmica não precisam parar por aqui caso não tenha passado no vestibular de Administração. Para isso, saiba mais sobre as bolsas de estudos e sobre o financiamento estudantil: são duas alternativas que podem te ajudar a fazer a graduação de Administração sem sufoco para pagar.

Bolsa de estudos para Administração

As mensalidades das principais faculdades privadas do país apresentam valores altos, não é? Mas não se preocupe porque muitas dessas instituições de ensino superior disponibilizam bolsa de estudos para os seus estudantes.

Esse auxílio financeiro costuma ser oferecido em dois formatos: a bolsa integral ou a parcial. Na primeira, há uma total isenção do pagamento da mensalidade, enquanto na segunda, o desconto pode ser de 50%.

É essencial entender como funciona esse benefício na faculdade em que você irá estudar, buscando saber se existe algum processo seletivo para conseguir a bolsa de estudo e como fazer para solicitá-la.

Financiamento estudantil para Administração

Uma segunda maneira de estudar sem ter grandes despesas é com o financiamento estudantil. Esse modelo de auxílio financeiro é considerado como um crédito, ou um empréstimo, concedido por uma instituição pública ou uma empresa privada para o estudante que está solicitando.

Entre as opções oferecidas pelo governo federal está o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): um programa que facilita o acesso ao ensino superior para milhares de estudante e no qual as parcelas do financiamento começam a ser pagas somente após a conclusão do curso.

Outra alternativa é o Pravaler, um programa sem limite de vagas como acontece e que não precisa de nota do Enem. Para evitar burocracias nesse processo, também não tem comprovação de renda e tudo é feito totalmente online em apenas algumas etapas.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Aproveite para conhecer os nossos financiamentos estudantis para você fazer a graduação em Administração e faça a sua simulação para já saber quanto pagaria em cada parcela!

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter