Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Arquitetura: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Arquitetura: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Arquitetura: saiba como se preparar para a prova

Quem deseja prestar o vestibular de Arquitetura são os estudantes que têm vontade e ambição de seguir em uma carreira que ajuda a moldar tudo aquilo de infraestrutura que existe ao nosso redor, desenvolvendo e implementando novos projetos arquitetônicos em uma cidade.

O curso de Arquitetura tem uma variedade de áreas de atuação e é bastante procurado no Brasil. Por isso, saber como estudar para o vestibular e aumentar as suas chances de tirar uma boa nota é fundamental. Assim, você logo estará dentro da sala de aula da faculdade se preparando para ser um excelente profissional.

Continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você!

O que estudar para passar em Arquitetura?

Em primeiro lugar vamos explicar o que estudar para passar em Arquitetura. A maioria dos vestibulares exigem os conhecimentos aprendidos durante os anos escolares, como as matérias básicas da escola.

Uma dica para estudar para o vestibular de Arquitetura é equilibrar as disciplinas de Exatas e de Humanas, visto que essa profissão, e por consequência as suas avaliações de seleção, envolve os dois lados de estudos.

Assim, as matérias que caem no vestibular de Arquitetura são: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Biológicas e Ciências Exatas, além de Artes e conhecimentos gerais de atualidades. Além disso, a redação também conta bastante pontos na média final do vestibular.

Alguns vestibulares de faculdades de Arquitetura e Urbanismo pedem a realização de um teste de habilidades específicas (THE), no qual são testadas e avaliadas as habilidades de Linguagem Arquitetônica dos candidatos. Como essa parte da prova normalmente requer um curso preparatório próprio, não deixe de se informar se a instituição de ensino em que você deseja estudar solicita tais aptidões.

Como estudar para o vestibular de Arquitetura?

Para estudar corretamente de acordo com o que cai em vestibular de Arquitetura você precisa estruturar um cronograma de estudos. Independentemente se você assiste aulas na sua escola ou em um cursinho pré-vestibular, ter o seu próprio processo de como estudar é uma maneira de complementar o que é visto com os professores.

Há variadas maneiras de como estudar para vestibular de Arquitetura, como usar apostilas como base de apoio ou praticar como seria fazer as principais avaliações por meio dos simulados. Entenda mais sobre esses métodos e materiais:

Apostila para vestibular de Arquitetura

Preparar-se para o vestibular é uma maneira de garantir que no dia da prova você esteja pronto para responder as questões e tirar uma boa nota. Pensando nisso, as apostilas são ótimos materiais para vestibular de Arquitetura por reunirem praticamente tudo o que você precisa saber para essa avaliação, seja as matérias e disciplinas que devem ser estudadas, com resumos, ou uma grande quantidade de exercícios.

Simulados para vestibular de Arquitetura

E para quem prefere apenas treinar respondendo as principais perguntas, o simulado de vestibular de Arquitetura é uma alternativa. Os simulados são, de forma resumida, as questões que já caíram nas provas anteriores de renomadas instituições de ensino combinadas em um mesmo documento.

Essa ferramenta de estudos tem diversas vantagens, como ficar por dentro de como é a estrutura da prova, poder praticar dentro do período máximo de duração que os vestibulares têm, já que você pode fazer um simulado cronometrando o seu tempo de realização, e conhecer como cada faculdade cobra as áreas de conhecimento, entre outras.

Como passar no vestibular de Arquitetura?

Entender como passar no vestibular de Arquitetura não é complexo como você deve imaginar. Isso porque não existe um passo a passo que garanta a sua aprovação, mas sim um conjunto de atitudes que podem te ajudar a chegar ainda mais perto dessa conquista, como concentração ao estudar, dedicação com esse processo e lembrar do que foi estudado na hora de escolher as alternativas em cada pergunta.

Outra recomendação para passar no vestibular está relacionada com conhecer como é a avaliação das principais faculdades do país. Com essa informação, você pode se sentir mais preparado porque já saberá o que estará te esperando assim que abrir o caderno da prova. Para isso, busque as edições já realizadas, leia os editais e pratique.

Vestibular de Arquitetura em faculdades públicas

As faculdades públicas costumam ser as opções com mais concorrência tanto para a graduação de Arquitetura quanto para os demais cursos. Afinal, é a alternativa que permite estudar sem pagar mensalidade e que contam com o renome das instituições.

O principal vestibular para essa modalidade de ensino é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é realizado em todas as regiões do país há anos e acontece uma vez por ano. Essa prova apresenta algumas particularidades, como cada questão ter um peso para a composição da nota, para mais ou para menos.

Em seguida, ao ter a sua pontuação obtida no Enem, você pode utilizá-la como a sua nota do Sisu, que é uma nota de corte para selecionar os estudantes que vão conseguir as almejadas vagas em universidades públicas, as quais são disponibilizadas pelo governo federal neste programa que tem como objetivo o acesso a educação de qualidade.

Você quer saber qual seria a sua posição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada)? Use o nosso simulador com a sua nota do Enem e descubra agora mesmo!

CTA Simulador Sisu

Vestibular de Arquitetura em faculdades privadas

As faculdades privadas também podem ser possibilidades de onde estudar em que um ensino de qualidade é oferecido. As instituições de ensino superior particulares passaram a oferecer novos jeitos de ingressar em suas vagas, como o vestibular online.

Esse modelo proporciona mais flexibilidade para os candidatos, assim como o vestibular agendado, o qual permite, com ainda mais liberdade, que o aluno inscrito encontre outro dia como alternativa para realizar a prova caso não consiga estar presente na data principal.

Tem também as faculdades particulares que utilizam a nota do Enem como critério de ingresso nas vagas. Dessa forma, é interessante buscar descobrir se essa pontuação compõe a totalidade da nota exigida pela instituição de ensino ou se é apenas uma parte dela, sendo necessário fazer o vestibular próprio da faculdade.

Não passei no vestibular de Arquitetura, e agora?

Ser aprovado no vestibular nem sempre acontece na primeira tentativa, principalmente quando se trata das concorridas faculdades públicas. No entanto, você não precisa desistir nem desanimar dos seus estudos em Arquitetura e Urbanismo.

Existem outras possibilidades de estudar em grandes universidades e com auxílio financeiro. Olha só as principais maneiras e entenda mais sobre cada uma.

Bolsa de estudos para Arquitetura

Sendo bastante procuradas como alternativas para lidar com as mensalidades das faculdades privadas, as bolsas de estudos podem ajudar os estudantes a seguirem na graduação que desejam de um modo que paguem menos ou nada para isso. Como as despesas do curso de Arquitetura não são poucas, esse benefício costuma ter um impacto positivo relevante na vida de muitos jovens universitários.

As bolsas de estudos estão disponíveis em diferentes modalidades. Por exemplo, elas podem ser integrais, cobrindo totalmente o valor da mensalidade, ou parciais. Além disso, essa alternativa é oferecida tanto por algumas faculdades particulares quanto por programas do governo federal, como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Financiamento estudantil para Arquitetura

Uma outra maneira de bancar os gastos desse curso de graduação da melhor maneira é com o financiamento estudantil. Funcionando da mesma forma como um empréstimo ou como um crédito, essa alternativa é oferecida por empresas privadas, como o Pravaler, e por programas do governo federal, como o Fies (Fundo de Financiamento Esdutantil).

O Fies é um benefício que foi criado como um modo de auxiliar que jovens universitários de baixa renda tivessem acesso ao ensino privado de qualidade. Nesse programa é feita uma seleção de candidatos, de forma que as vagas existentes sejam destinadas para aqueles que atenderem aos critérios exigidos, como renda mínima familiar mensal e a nota do Enem.

Após conseguir o benefício financeiro, os estudantes que tiverem o auxílio do Fies irão pagar as parcelas do financiamento estudantil somente depois que já tiverem se formado na graduação de Arquitetura e Urbanismo.

Já com o Pravaler, o crédito é oferecido em parceria com mais de 500 instituições de ensino superior privadas de todo o país. Com a gente não precisa de nota do Enem nem comprovação de renda, e você pode solicitar o seu financiamento estudantil em qualquer época do ano, sendo calouro ou veterano em seu curso, de um jeito totalmente online.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

No Pravaler não temos limite de vagas e isso faz com que você precise apenas enviar alguns documentos pela internet para começar a estudar com valores que cabem no seu orçamento mensal. Afinal, não queremos que você desista dos seus estudos por dificuldades financeiras.

Por isso, temos diversas vantagens que vão fazer com que o processo de solicitar e de renovar o seu financiamento estudantil com a gente seja realmente facilitado e rápido. Gostou? Então, não perca mais tempo e veja agora mesmo as opções de contratos que temos para você. Faça a sua simulação e comece a estudar pagando menos todos os meses.

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter