Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Biomedicina: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Biomedicina: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Biomedicina: saiba como se preparar para a prova

O primeiro passo para se tornar um biomédico é prestar e ser aprovado no vestibular de Biomedicina. Essa significativa avaliação é vista como um momento crucial para o início da vida de estudante universitário.

Você é um pré-vestibulando que não vê a hora de começar o curso de Biomedicina nas principais universidades do país? Então, acompanhe as nossas dicas e informações fundamentais que você precisa saber para mandar bem no vestibular. Bora lá?

O que estudar para passar em Biomedicina?

A graduação em Biomedicina é o curso que forma profissionais que vão trabalhar em pesquisas e em laboratório com o objetivo de saber mais sobre doenças, vírus, microrganismos, assim como estarem em contato com maneiras de melhorar os medicamentos consumidos pelas pessoas hoje em dia.

Por ser uma área em expansão e de grande importância para a sociedade como um todo, o vestibular para entrar nessa carreira passou a ter uma maior concorrência a cada ano. Assim, os interessados nessa graduação precisam saber direitinho o que estudar para passar em Biomedicina e conseguir sua vaga nas faculdades.

Entre os assuntos que você precisa estudar para o vestibular de Biomedicina estão as principais matérias escolares. No entanto, como essa graduação está diretamente ligada com a área de Ciências Biológicas, o foco das provas é nas disciplinas de Biologia e de Física, passando também por Química.

Dessa forma, para estudar o que cai no vestibular de Biomedicina dê atenção para as matérias presentes nestas disciplinas, como revisar os conteúdos de Microbiologia, Ecologia, as principais leis da Física, compostos químicos, reações inorgânicas e outros conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Mesmo o foco sendo em Biologia, Física e Química, a sua nota final na prova também vai ter os pontos tirados nas outras áreas de conhecimento. Ou seja, estude e revise as matérias de Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática assim como você vai fazer com as disciplinas de biológicas.

Além disso, a redação conta bastante na composição final da nota. Por isso, não deixe de praticar a escrita dentro dos padrões exigidos nos vestibulares e busque manter-se informado sobre os assuntos mais atuais e relevantes, já que são esses temas que podem cair nessa parte do vestibular.

Como estudar para o vestibular de Biomedicina?

Agora que você já sabe quais são as matérias que caem no vestibular de Biomedicina, se faz necessário entender como revisar esses conteúdos vistos ao longo dos anos de ensino médio.

Existem diversas maneiras de como estudar para vestibular de Biomedicina. Com isso, você pode usar os diferentes métodos e materiais, escolher o seu preferido ou ir revezando ao criar o seu próprio cronograma de estudos. O importante é se certificar de que está adquirindo os conhecimentos necessários para tirar uma boa nota nessa relevante avaliação.

Veja quais são os dois principais modos de estudar para mandar bem no vestibular de Biomedicina a seguir.

Apostila para vestibular de Biomedicina

Muitos estudantes que estão em fase de pré-vestibular usam as apostilas da graduação que desejam como apoio para os seus estudos e como materiais para Vestibular de Biomedicina.

A apostila para vestibular reúne exercícios, resumos das principais áreas de conhecimento, como as que comentamos acima, e questões que já caíram em vestibulares anteriores, principalmente aqueles das universidades mais procuradas.

Essa é uma boa maneira de se guiar ao planejar o seu cronograma de estudos e complementar aquilo que é visto em sala de aula, seja o ensino médio do seu colégio ou as aulas do cursinho preparatório.

Simulados para vestibular de Biomedicina

Outra maneira bastante interessante de estudar é praticando com o simulado de vestibular de Biomedicina, já que ele possibilita uma experiência prática bastante similar à vivida no dia da prova mesmo.

Com os simulados, você pode entender melhor sobre como é a estrutura da prova como um todo e como são perguntados os conhecimentos que você deve saber, por exemplo, se são questões mais diretas ou com mais textos a serem interpretados. Eles podem ter as perguntas da prova de uma mesma faculdade ou juntar questões de várias instituições de ensino superior.

Além disso, é possível entrar em contato com o tempo de prova. Provavelmente você já sabe que os vestibulares têm uma duração máxima para responder todas as questões e para preparar a redação, certo? Ao praticar com o simulado, você pode entender em quanto tempo você consegue finalizar a prova, checando se precisa ser mais rápido ou não.

Como passar no vestibular de Biomedicina?

Passar no vestibular é, com certeza, um momento de tensão para a maioria dos estudantes que vão fazer a prova, mas pode até parecer mais complicado do que realmente é. Afinal, não tem segredo: basta se dedicar aos estudos nos meses anteriores e ter concentração na hora de responder cada parte da avaliação para que os resultados sejam positivos.

Outra dica que pode fazer a diferença em como passar no vestibular de Biomedicina é manter a calma. Ou seja, deixe o nervosismo do vestibular de lado. Além disso, acredite na sua capacidade, em que tudo o que você estudou e tenha foco apenas nas questões a serem respondidas. Também evite chutar as respostas que você não souber porque, em caso de erro, isso pode impactar em sua pontuação final.

Vestibular de Biomedicina em faculdades públicas

Como são muitos os alunos que se inscrevem nos vestibulares de Biomedicina das instituições de ensino superior públicas, a maior parte destas faculdades usam outros meios de realizarem suas avaliações de seleção de novos estudantes, como a unificação de uma mesma prova para diferentes universidades públicas tipo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Enem é um dos principais e maiores vestibulares do país, já que é realizado por milhares de jovens estudantes a cada ano. São dois dias de avaliação e a prova é dividida em áreas do conhecimento, além de ter a redação que também tem uma nota específica que irá entrar na composição dos pontos totais.

Ao final do exame, isto é, alguns meses depois da prova, acontece a abertura de um programa do governo federal para a seleção de candidatos interessados nas vagas da graduação de Biomedicina e dos demais cursos que é o Sisu (Sistema de Seleção Unificado). Assim, é muito comum ouvir falar sobre a nota do Sisu, que nada mais é do que uma pontuação mínima a ser tirada para poder concorrer e conseguir o benefício de uma vaga em universidades públicas pelo programa.

Você já tem a sua nota do Enem e quer saber se conseguiria passar na seleção para a graduação em Biomedicina das universidades públicas? Faça a sua simulação no nosso Simulador Sisu e descubra agora mesmo!

Cta Simulador Sisu 600x148

Vestibular de Biomedicina em faculdades privadas

São diversas as faculdades privadas que têm a graduação em Biomedicina, sendo cursos de qualidade assim como nas instituições de ensino públicas. No entanto, em relação ao vestibular, para ingressar podem existir algumas diferenças, como cada faculdade ter a sua própria avaliação.

Algumas dessas faculdades utilizam o vestibular online, um formato que tem se popularizado nos últimos anos e facilita a aplicação dessa avaliação seletiva, visto que permite que o estudante faça de onde estiver.

E para os alunos que não conseguiram comparecer no dia da prova, podem contar com o vestibular agendado, o qual está sendo disponibilizado por certas instituições e que tem algumas características específicas para ser realizado.

Há ainda a possibilidade de ingressar nas universidades particulares de Biomedicina com a sua nota do Enem, seja de forma total ou como parte da composição da prova. Ou seja, dependendo do modelo de vestibular utilizado por essa instituição, a sua pontuação no Enem pode ser usada para te ajudar a conseguir uma vaga.

Não passei no vestibular de Biomedicina, e agora?

Tentou a sua vaga na faculdade com o vestibular de Biomedicina e não conseguiu? Não se preocupe porque existem outras alternativas bastante possíveis de cursar essa graduação sem pesar no seu bolso a cada semestre. Descubra como logo abaixo!

Bolsa de estudos para Biomedicina

As bolsas de estudos são um recurso bastante utilizado por muitos jovens que buscam um auxílio financeiro para pagarem as mensalidades da faculdade de Biomedicina. Com elas, há como ter um desconto integral, de 100%, no valor do pagamento ou uma porcentagem menor, mas que ainda assim ajuda.

Você pode encontrar diferentes tipos de bolsas de estudo, como as que são disponibilizadas pelas próprias instituições de ensino ou por programas criados pelo governo federal, como o Prouni de Biomedicina. Antes de escolher, entenda as características de cada uma dessas possibilidades e veja qual faz mais sentido para o seu orçamento, assim como para as suas necessidades.

Financiamento estudantil para Biomedicina

Outra maneira de conseguir estudar Biomedicina em faculdades privadas é utilizando o recurso de financiamento estudantil, o qual é um modelo de crédito feito especialmente para os estudantes universitários.

Hoje em dia é possível encontrar financiamentos como o Pravaler e como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O primeiro é fornecido por nós em parceria com as universidades e não requer nota do Enem nem tem vagas limitadas. Já o segundo, o Fies, é um programa público que concede vagas para estudantes de baixa renda.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Não adie os seus estudos em Biomedicina! Estude com o Pravaler e pague a menor parcela possível todos os meses com um financiamento estudantil privado que funciona para você. Faça a sua simulação com a gente!

600x158 Biomedicina

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter