Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Direito: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Direito: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Direito: saiba como se preparar para a prova

Você está querendo saber sobre como se preparar para o vestibular de Direito? Esse processo seletivo é o começo da sua jornada universitária, e da sua carreira na área, em uma das profissões mais respeitadas, de destaque e renomadas.

O curso de Direito é reconhecido por ser uma graduação composta por horas de estudo, análises de casos jurídicos, debates, muitas leituras e outras tantas etapas que preparam o estudante para exercer a advocacia na vida real. Descubra o que você precisa saber sobre o vestibular deste curso e esteja pronto para se destacar entre os concorrentes.

Como estudar para o vestibular de Direito?

O vestibular é a principal etapa para conseguir uma vaga nas turmas do curso de Direito. Essa avaliação pode abrir as portas para que você, estudante pré-vestibulando, comece a estudar em uma boa instituição de ensino superior privada ou pública.

Assim, é essencial que você estude as principais matérias vistas em sala de aula e tenha um cronograma de estudos bem estruturado, de forma que te ajude a revisar todos os conteúdos mais importantes para fazer o vestibular com todos os conhecimentos na cabeça.

Seguindo algumas dicas de como estudar pro vestibular de Direito, você vai tirar uma boa nota para passar e ser aprovado. Confira os jeitos mais recomendados de estudar para essa avaliação:

Simulado para o vestibular de Direito

Fazer o simulado de vestibular de Direito é uma ótima maneira de treinar para as provas de vestibulares, já que possibilita que os estudantes pratiquem a responder às questões por poderem conhecer as suas estruturas, a lidar com o tempo limite da avaliação e a se concentrarem por longas horas.

Experimente marcar o tempo de duração de quando você fizer o simulado. Assim, você consegue ter conhecimento de como está o seu desempenho, ou seja, se precisa ir mais rápido porque estourou o tempo ou se pode fazer com mais calma.

Esses simulados e outras provas online grátis podem ser encontradas com facilidade em diferentes sites da internet, além de serem fornecidos por muitas instituições de ensino, como cursinhos preparatórios para o vestibular. Por isso, procure quais opções estão disponíveis para você e comece a treinar com os simulados de Direito.

Apostila para vestibular de Direito

Você sabia que existem apostilas para vestibular específicas de cada área? Elas servem como materiais didáticos de qualidade para você ficar por dentro de quais são as matérias que caem no vestibular de Direito, visto que elas reúnem as questões das avaliações das faculdades mais procuradas, informações para o seu estudo e muito mais.

As apostilas também ajudam a mesclar teoria e prática de cada disciplina, sendo uma característica bastante positiva para os seus estudos.

Provas e exercícios online

Outra maneira de saber o que cai no vestibular de Direito é utilizando as diversas provas e exercícios online que estão disponível na internet. Elas são semelhantes aos simulados e podem te ajudar a estudar de uma forma totalmente prática.

Para estudar online para o Enem, você pode utilizar o Preparaê, que é um APP exclusivo do Amigo Edu com milhares de questões do Enem e vestibulares para você treinar os seus conhecimentos.


ou

 

Uma dica fundamental para os modos de estudar citados acima é acompanhar os formatos das avaliações das instituições de curso superior de Direito nas quais você deseja conseguir uma vaga. Afinal, cada faculdade pode ter um modelo de prova e uma estrutura específica, e sabendo como ela é você estará ainda mais preparado para acertar as questões.

O que cai no vestibular de Direito?

A graduação de Direito é uma das possibilidades de ensino superior mais concorridas, visto que as áreas de atuação de um advogado são várias e costumam ser bem remuneradas, além de ser um curso considerado como tradicional. Dessa forma, você precisa estar atento ao que cai no vestibular e para quais disciplinas dedicar horas de estudo.

Na maioria dos vestibulares de Direito caem as disciplinas trabalhadas em sala de aula, como Ciências Humanas (Língua Portuguesa, Literatura, História, Filosofia e Geografia), Ciências Exatas (Matemática e Física), Ciências da Natureza (Biologia e Química) e a redação, sendo que cada uma dessas áreas têm suas subdisciplinas principais.

Quando aprendidas e estudadas com aprofundamento, você saberá exatamente o que responder nas variadas perguntas do vestibular. E para a redação, não tem segredo: entenda como é a estrutura solicitada pela instituição de ensino, se informe sobre os assuntos da atualidade e pratique a sua escrita.

Como ser aprovado em Direito?

Para cursar Direito, seja como a primeira ou como a segunda graduação, você precisa passar nas avaliações das faculdades públicas e das privadas. Elas podem utilizar diferentes métodos e processos seletivos para aprovar um candidato, além de terem nota de corte, considerando o número de vagas disponíveis para a quantidade de candidatos.

As instituições de ensino superior públicas normalmente são as mais concorridas pelo fato de não cobrarem mensalidades. Com isso, elas têm nota de corte, isto é, a pontuação mínima a ser tirada nas avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A nota de corte do curso de Direito é de 630 pontos a 850 pontos, sendo que a média das principais faculdades fica em torno de 700 pontos.

A grande maioria das faculdades públicas utilizam o Sisu (Sistema de Seleção Único) como processo seletivo para aprovar os milhares de candidatos. Essa seleção é feita do início ao fim de forma online, bastando acessar o site oficial deste programa oferecido pelo governo federal.

Como ser aprovado em Direito em faculdades públicas

As faculdades privadas de todas as regiões do Brasil podem usar maneiras de selecionar os seus novos alunos de forma diferente: com vestibular próprio, vestibular online, vestibular agendado ou pelo Sisu. É essencial conferir o edital da universidade para entender cada ponto de como é feita a seleção.

As modalidades online e agendado estão se tornando mais comuns nos últimos anos, já que facilitam a aplicação e a presença do candidato por serem feitas de onde o estudante estiver, desde que tenha acesso a internet.

Se você tem interesse em saber se você seria aprovado com a sua nota tirada no Enem do ano anterior, experimente usar o nosso Simulador Sisu. Em alguns poucos cliques você tem essa informação e pode se preparar para os próximos vestibulares de Direito, e ficar ainda mais perto de atuar nas áreas da advocacia.

Cta Simulador Sisu 600x148

Não passei no vestibular de Direito, e agora?

Sem problemas! Afinal, existem outras maneiras de entrar na faculdade, presencial ou na modalidade EAD, como as bolsas de estudo e o financiamento estudantil. Vamos conhecer as características de cada uma?

Bolsa de estudos para Direito

As faculdades privadas de Direito podem cobrar altas mensalidades ao longo dos seis anos de duração do curso. Por isso, muito estudantes buscam como arcar com estas despesas sem que precisem estourar o orçamento e desistir do sonho de atuarem nas áreas de Direito.

Com as bolsas de estudo o valor do curso de Direito pode ficar mais acessível e viável porque elas concedem desconto ao custo das mensalidades, e podem ser de porcentagens distintas.

Por exemplo, existem bolsas de estudo que são disponibilizadas pela faculdade em questão e cobrem menos da totalidade do valor total do custo do curso. Já outras instituições privadas oferecem cobertura de 100%. Busque se informar sobre as modalidades deste benefício e como funcionam em cada faculdade do seu interesse.

Também há como conseguir bolsa de estudo com o Prouni (Programa Universidade para Todos), um programa do governo federal, que auxilia jovens estudantes de baixa renda a conseguirem bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) sobre o valor da mensalidade. Para isso, é necessário atender aos requisitos do programa, participar do processo seletivo e ser aprovado.

Financiamento estudantil para Direito

Ainda existe mais uma alternativa de estudar Direito nas melhores faculdades privadas do país pagando menos todos os meses: é só contar com o financiamento estudantil, como o do Pravaler. Somos uma empresa que fornece financiamento estudantil privado e apresentamos a solução de facilitar o seu acesso a uma educação de qualidade, e sem que isso aperte o seu bolso.

Além disso, o nosso processo é muito mais simples, fácil e rápido do que outros meios existentes, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo. Você só precisa fazer a sua simulação em nosso site, considerando em qual faculdade deseja fazer o curso de Direito, enviar uma proposta para a gente e ser aprovado na análise de crédito feita pela nossa equipe e pela universidade.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Estando tudo certo, você envia os seus documentos – de forma rápida e digital – e os do seu fiador e já vai poder começar a estudar. Isso é válido para qualquer época do ano e para veteranos e calouros, porque a contratação é semestral. Outra grande vantagem do Pravaler é não ter parcelas que se acumulam. Primeiro você termina de pagar aquelas que são do contrato vigente e apenas depois disso é que começa a fazer o pagamento das novas parcelas.

São só benefícios para você e para a sua vida universitária. Afinal, estamos com você nessa importante etapa e o início da sua carreira na área de Direito. Gostou? Então, conheça mais sobre como contratar o seu financiamento estudantil com a gente agora mesmo!

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter