Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Enfermagem: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Enfermagem: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Enfermagem: saiba como se preparar para a prova

Se preparar para o vestibular não é uma das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Diversos conteúdos precisam ser estudados, uma rotina precisa ser definida para que tudo ocorra bem, e para o vestibular de Enfermagem não seria diferente.

Profissões voltadas a área da saúde tem se tornado uma das mais pesquisadas, sobretudo pela evolução das carreiras e também por conta da pandemia da covid-19, que deixou ainda mais em evidência a importância de termos profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Se você é estudante e precisa de dicas de como se planejar e se dar bem no vestibular de Enfermagem, este post é para você. Aqui você encontrará as melhores dicas de como alcançar este seu objetivo e finalmente conseguir entrar na faculdade para o curso de Enfermagem. Boa leitura!

O que cai na prova de vestibular de Enfermagem?

Saber quais são as principais disciplinas que cairão na prova é uma das dicas para quem quer tirar uma boa nota no vestibular de Enfermagem. É por meio desta informação que o estudante conseguirá traçar a rota e montar seu cronograma de estudos.

O vestibular de Enfermagem funciona da mesma forma que os tradicionais. É possível conseguir entrar na faculdade através da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou pelo vestibular da própria instituição escolhida (no caso de universidade privada), mas falaremos disso mais à frente.

A princípio, as matérias que requerem mais atenção são disciplinas presentes na grade curricular do ensino médio, como por exemplo: Português, Matemática, História, Biologia, Língua Estrangeira e Redação.

Mas vale lembrar que cada instituição tem autonomia para definir os temas que serão cobrados no vestibular. Algumas vão até além e se dispõe a avaliar a capacidade do aluno em Filosofia, em outros casos avaliam a competência do estudante em raciocínio lógico, e assim por diante. Por este motivo a dica é: fique atento ao edital do processo seletivo de interesse. Lá deverá constar as matérias que serão cobradas na prova.

Como estudar para o vestibular de Enfermagem?

Como mencionamos acima, para se dar bem no vestibular de Enfermagem, é preciso ter um cronograma de estudos, por isso, avalie a sua rotina e encaixe nela os estudos da melhor forma possível, para que assim, não seja cansativo e faça com que desista no meio do processo.

Uma das principais dicas é intercalar os temas e conteúdos. Procure sempre estudar a disciplina que apresente maior dificuldade, com uma mais tranquila ou que goste mais, dessa forma não tornará a rotina exaustiva. Por exemplo: se você tem mais habilidade em estudar Biologia, e dificuldade em Matemática, estude antes a mais difícil e deixe a que mais gosta para o final, assim terá um motivo para não desistir.

Além disso, avaliar o horário que se tem mais disposição para estudar é muito importante para não tornar seu dia-a-dia desgastante.

Outra dica de ouro que não podemos deixar de fora é: estude em grupos. Sim, estudar com outras pessoas pode te ajudar muito a alcançar seu objetivo. Isso porque estudando com uma turma, além de auxiliar na fixação do conteúdo, você poderá tirar dúvidas e se aprofundar nos temas a fim de destravar aquele assunto mais complexo.

Apostila para vestibular de Enfermagem

O uso de livros didáticos para se preparar para o vestibular de Enfermagem é essencial, assim como as apostilas também. Nela é possível encontrar as disciplinas que mencionamos agora há pouco. Hoje com todo o avanço da internet, é possível encontrá-las online e gratuitamente de forma segura e confiável.

Procurar outras fontes alternativas para aprender também é super válido, como por exemplo, canais de estudos no Youtube. É uma excelente maneira de aprendizado.

Simulados para vestibular de Enfermagem

Colocar em prática todo o conteúdo absorvido antes de realizar a prova final é muito importante, afinal, você precisa saber se está obtendo um bom rendimento ou se precisa melhorar, certo?

Por isso, os simulados do Pravaler para vestibular de Enfermagem pode ser uma ótima maneira de testar os seus conhecimentos. Em nosso site é possível encontrar simulados, exames antigos, e vários testes para quem ainda está na dúvida de qual carreira seguir. Vale a pena conferir!

Como passar no vestibular de Enfermagem?

Uma coisa é certa: passar no vestibular de Enfermagem sem muito estudo e foco, não será possível. Neste processo, outros fatores também são importantes para obter o melhor resultado.

Pensando nisso, criamos uma lista com as principais dicas para você conseguir passar no vestibular de Enfermagem:

  • Foque em matérias que você tem mais dificuldade
  • Faça um cronograma de estudos
  • Treine com simulados e provas anteriores
  • Mantenha uma rotina saudável
  • Tenha conhecimento do edital da prova
  • Dedique-se à redação
  • Esteja atento ao calendário dos vestibulares

Além de todas as sugestões citadas acima, vale a pena considerar as faculdades particulares de Enfermagem, e não somente as públicas. O Enem é um exame de grande importância e ele não deve ser descartado, mas realizar o vestibular das instituições privadas pode ser uma outra alternativa para você ter acesso ao ensino superior de Enfermagem.

Vestibular de Enfermagem em faculdades públicas

Se o seu objetivo é entrar em uma universidade pública para fazer Enfermagem, saiba que é possível.

Atualmente, uma das formas de conseguir entrar na faculdade pública é através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um programa do governo federal que concede vagas em instituições públicas aos estudantes que prestaram o Enem mais recente.

Para participar, é muito importante que o aluno não tire zero na redação. E o melhor: para este programa não há exigência de renda.

Embora não haja requisito de nota mínima para participar do programa, para que o estudante possa concorrer a uma vaga, ele deverá ficar atento à nota de corte do Sisu, tanto para o curso de interesse quanto para a universidade que deseja. Dessa forma, ele aumentará suas chances.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. Mas atenção: estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição.

O Sisu acontece duas vezes ao ano (no primeiro e no segundo semestre), e o aluno poderá participar das duas se quiser. As inscrições são gratuitas e o resultado sai logo após a divulgação da nota do Enem.

Cta Simulador Sisu 600x148

Vestibular de Enfermagem em faculdades privadas

Como já mencionamos anteriormente, prestar o vestibular da própria instituição privada que você tem interesse, é uma forma super válida de conseguir cursar Enfermagem. Além disso, há duas modalidades bastante conhecidas que podem te ajudar ainda mais nesta conquista: o vestibular online e o vestibular agendado.

  • Vestibular online: Formato 100% virtual para facilitar a vida do estudante que não possui tempo hábil para realizar a prova presencialmente, e poderá fazê-la da sua própria casa e utilizar sua internet. Assim como no vestibular tradicional, o aluno terá um tempo limite para resolver todas as questões.
  • Vestibular agendado: Esta modalidade é para o aluno que por algum motivo, não conseguiu realizar o vestibular tradicional presencial na data prevista. O vestibular agendado se diferencia da prova oficial pois possibilita que o estudante escolha o dia e o horário para realizar o processo seletivo e se preparar com mais tempo.

E para quem quer entrar na faculdade particular sem a dor de cabeça de fazer novamente um novo vestibular, mas que realizou a prova do Enem recentemente, esta é a alternativa perfeita!

Para isso, o aluno deverá acessar o link de inscrição na instituição de interesse e informar a nota do Enem, caso tenha a nota mínima que a faculdade exige, poderá realizar a matrícula. A taxa cobrada para o processo e a nota mínima varia de acordo com a instituição de ensino, por isso, entre em contato com a universidade para esclarecer suas dúvidas, ok?

Selecionamos três faculdades privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e que aceitam a nota do Enem como opção, confira:

Não passei no vestibular de Enfermagem, e agora?

Não passou no vestibular de Enfermagem? Calma, nem tudo está perdido! Veja a seguir quais as outras possibilidades.

Bolsa de estudos

Bom, já comentamos acima sobre as diversas possibilidades de ingressar no ensino superior de Enfermagem, mas se mesmo assim você não conseguir, saiba que existe o programa do governo federal Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos parcial (50%) e integral (100%). Através dele, é possível concorrer a vagas em diferentes instituições privadas em todo o país para o curso que deseja.

O processo para o Prouni Enfermagem funciona da mesma forma que para os demais, as regras e requisitos são os mesmos, como: a renda familiar mensal do estudante e a pontuação média de 450 pontos no Enem, além de não zerar a redação. No entanto, o estudante deverá ter conhecimento da nota de corte para Enfermagem, sendo a pontuação mais baixa do que é exigido, ele não terá chances.

Financiamento estudantil

Para quem achou que era o fim, vamos falar sobre mais uma outra alternativa que possibilita o ingresso ao ensino superior. O financiamento estudantil é uma espécie de empréstimo pessoal que facilita e ajuda o aluno que não consegue bancar as mensalidades da faculdade de Enfermagem por motivos financeiros.

Este processo de obtenção de crédito universitário pode acontecer de duas maneiras: através do financiamento estudantil privado, por meio de bancos ou instituições como o Pravaler, que costuma ser menos rígido na aprovação dos alunos, ou público pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Se você chegou até aqui, é porque quer estar munido com o máximo de informações possíveis e avaliar todas as alternativas antes de tomar essa importante decisão, certo? A nossa ideia aqui é te ajudar da melhor forma e escolher a opção mais adequada para o seu caso, por isso, leia mais sobre o Pravaler e o Fies e fique por dentro de tudo. Até mais!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter