Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Medicina Veterinária: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Medicina Veterinária: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Medicina Veterinária: saiba como se preparar para a prova

Os estudantes que desejam trabalhar com animais precisam passar pelo vestibular de Medicina Veterinária e serem aprovados nesta prova para que possam cursar essa graduação de Ciências Biológicas em instituições de ensino de alto padrão.

O curso de Medicina Veterinária costuma ser um dos mais concorridos na área de biológicas por ter ampla atuação no mercado de trabalho e ser uma profissão fundamental para o cuidado com os animais domésticos e silvestres. Assim, para que você consiga ingressar nessa faculdade, é necessário ficar por dentro dos principais assuntos e disciplinas que caem no vestibular. Vamos lá descobrir mais sobre esse tema?

O que cai na prova de vestibular de Medicina veterinária?

O curso de Medicina Veterinária tem uma duração de cinco anos, sendo 10 semestres em que os estudantes irão se aprofundar em diferentes áreas de conhecimento das Ciências Biológicas e demais matérias que estão relacionadas com a profissão em questão. Por ser de interesse de muitos alunos, a concorrência é alta.

Para ser aprovado nas avaliações, é essencial saber o que estudar para o vestibular de Medicina Veterinária, já que qualquer ponto ou questão acertada pode colocar você acima dos demais concorrentes.

Então, se você está atrás de descobrir quais matérias devo estudar para passar no vestibular de Medicina Veterinária, saiba que devem ser revisadas as disciplinas aprendidas na escola como um todo. No entanto, o foco dessa graduação fica sob principalmente as matérias de Biologia, Física e Química.

Veja também: 10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova.

Além disso, a redação pode ser um diferencial para alcançar uma nota alta no resultado dos vestibulares. Essa parte costuma ter um peso importante na avaliação de cada estudante por ser considerada como uma maneira de analisar a argumentação, coesão e coerência, assim como a escrita correta, dos participantes.

Não se esqueça de que a prova do vestibular de Medicina Veterinária também vai exigir acertos nas outras áreas de conhecimento. Ou seja, não deixe de estudar Matemática, Português, História, Geografia e conhecimentos gerais para não perder pontos nas demais questões da avaliação.

Como estudar para o vestibular de Medicina veterinária?

Os formatos de vestibulares podem variar entre cada avaliação e cada instituição de ensino superior que os aplica. Por isso, os estudantes precisam conferir as informações presentes nos editais das faculdades por serem os documentos oficiais em que estão os detalhes dos seus respectivos processos seletivos.

Após ver com atenção cada edital, o pré-vestibulando de Medicina Veterinária, pode estudar de diferentes maneiras. Por exemplo, pode acompanhar as aulas na escola ou no cursinho preparatório e revisar as matérias constantemente com as apostilas de cada disciplina, ou pode testar os seus conhecimentos com os simulados de provas anteriores.

A recomendação é que sejam feitas essas duas práticas juntas. Vamos explicar sobre cada uma a seguir.

Apostila para vestibular de Medicina veterinária

Além dos materiais didáticos utilizados em sala de aula, você pode encontrar apostilas específicas para cada vestibular. No caso da graduação de Medicina Veterinária existem cadernos de exercícios e de estudos que reúnem as principais matérias a serem aprendidas, assim como questões dos vestibulares mais procurados nessa área.

Essa é uma maneira de se preparar para as avaliações com ainda mais foco no que é necessário saber sobre como prestar vestibular para Veterinária e garantir que terá uma boa nota.

Simulados para vestibular de Medicina veterinária

Para ficar ainda mais por dentro de como são as provas de vestibular de Medicina Veterinária, é interessante ter os simulados como seus materiais de estudo, junto com as apostilas citadas acima.

Os modelos de simulado do vestibular Medicina Veterinária nada mais são do que as próprias avaliações dos processos seletivos e das instituições de ensino realizadas em anos anteriores.

Esse é um ótimo jeito de estudar e se preparar para o vestibular porque ajuda a entender como é o formato da prova, como são as questões, quais matérias e áreas de conhecimento costumam cair, em quanto tempo você consegue responder todas as perguntas (fazendo em casa, você pode cronometrar a duração do simulado para você) e alguns outros pontos que podem te auxiliar a chegar pronto para gabaritar no dia do exame oficial.

Como passar no vestibular de Medicina veterinária?

Fazer um vestibular é um dos momentos mais importantes da vida de um estudante. Afinal, essa avaliação pode ser o pontapé inicial para ingressar em uma faculdade dos seus sonhos e cursar a profissão escolhida. No entanto, essa prova é bastante temida justamente por sua grande importância. Mas ao estar ciente de alguns pontos fundamentais, você não precisa ter medo. Olha quais são:

  • Para passar no vestibular de Medicina Veterinária você precisa ter estudado bastante, com dedicação e foco, de forma que lembre os conhecimentos aprendidos;
  • Mantenha a calma durante a avaliação para conseguir se concentrar em cada pergunta e alternativas, e poder responder corretamente às questões;
  • Lembre-se de que as questões têm pesos diferentes na composição da nota. Por isso, evite chutar respostas que você não tenha muita certeza.

Agora que você já sabe como prestar vestibular para Medicina Veterinária e como passar na prova, entenda mais sobre as diferenças entre as avaliações das faculdades públicas e privadas.

Vestibular de Medicina veterinária em faculdades públicas

As avaliações para ingressar nas faculdades públicas, como o vestibular de Medicina Veterinária para federal, costumam utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como processos seletivos. Nesse caso, é essencial saber qual é a nota de corte deste curso, ou seja, a pontuação mínima a ser tirada para conseguir a sua vaga.

O Enem é composto por 180 questões que abordam as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da redação de 30 linhas.

Após realizar o Enem, os estudantes podem se inscrever no Sisu: um programa do governo federal e do Ministério da Educação que disponibiliza vagas nas instituições de ensino públicas de todo o país.

Para conseguir essa conquista, é preciso tirar uma nota maior ou igual do que a de nota de corte de Medicina Veterinária. Você pode usar o nosso simulador para saber a nota do Sisu e descobrir qual seria a sua colocação neste processo seletivo.

Cta Simulador Sisu

Vestibular de Medicina veterinária em faculdades privadas

Quando se trata das faculdades privadas, existem algumas diferentes modalidades de vestibulares. Isso acontece porque cada universidade pode escolher a estrutura e como será a sua avaliação de seleção, sendo necessário manter-se atento e informado sobre como é o formato de cada.

Um dos modelos é o vestibular online, o qual é uma alternativa para realizar a prova sem precisar ir até o campus da faculdade e feita totalmente à distância. Essa aplicação também conta com tempo máximo para ter as questões respondidas.

Outra modalidade que tem se tornado mais popular é o vestibular agendado. Nesta opção, o estudante pode fazer a avaliação em outro dia e horário, e tem sido procurada no caso de candidatos que perderam ou não puderam participar na data oficial.

Alguns vestibulares de instituições de ensino superior privadas usam a nota do Enem como fator de avaliação dos candidatos. Desse modo, em algumas situações não é preciso fazer mais uma avaliação, basta se inscrever com a pontuação tirada no exame. Procure se informar se a faculdade que você quer entrar funciona dessa forma e prepare-se.

Não passei no vestibular de Medicina veterinária, e agora?

Calma! Você não precisa se preocupar caso não tenha passado no vestibular de Medicina Veterinária, pois existem outras maneiras de ingressar em uma boa universidade sem pagar as despesas disso: conte com as bolsas de estudo e com o financiamento estudantil.

Bolsa de estudos para Veterinária

Hoje em dia há variadas possibilidades de bolsas de estudo disponíveis por aí. Elas podem ser oferecidas tanto pelas próprias faculdades quanto por programas do governo federal, como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

O Prouni de Medicina Veterinária disponibiliza bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para os jovens de baixa renda. Um dos critérios para conseguir a vaga na instituição de ensino escolhida é ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Essa é uma alternativa que ajudou milhares de estudantes a começarem a estudar pagando menos.

Financiamento estudantil para Veterinária

Outra possibilidade é o financiamento estudantil. Com essa alternativa, é possível encontrar diversas maneiras de arcar com as despesas da sua graduação em Medicina Veterinária sem muita burocracia nem juros altos.

Um dos exemplos é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do governo em que os estudantes financiam o seu curso nas universidades privadas e começam a pagar as mensalidades do contrato apenas depois de formados. Para conseguir esse benefício, é preciso se encaixar nos critérios estabelecidos pelo programa, como a renda familiar mínima mensal.

Outra possibilidade são os financiamentos estudantis disponibilizados por empresas privadas, como o Pravaler. Com a gente, você faz todo o processo pela internet: da simulação de créditos até a contratação, e as parcelas não se acumulam. E para ficar ainda melhor: você não precisa ter feito o Enem!

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção

Gostou de saber mais sobre como é o vestibular de Medicina Veterinária? Então, comece a estudar o quanto antes para ser aprovado nas principais universidades do país e dar início a sua jornada universitária. Conte com a gente!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter