Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Psicologia: saiba como se preparar Vestibular de Psicologia: saiba como se preparar

Vestibular de Psicologia: saiba como se preparar

Ter um bom desempenho nos exames de ingresso à universidade requer muita dedicação, foco, além de muita organização. Afinal, são diversos conteúdos que precisam ser estudados simultaneamente ao longo do preparo, e para o vestibular de Psicologia não é diferente.

Profissões voltadas a área da saúde vêm ganhando força, isso porque, às vésperas das inscrições para os vestibulares, os estudantes começam a pesquisar carreiras promissoras, e a Psicologia se encaixa neste quesito, visto que, a demanda por acompanhamento psicológico tem crescido.

O curso de Psicologia prepara o aluno para analisar o comportamento humano e capacitar profissionais a fim de compreender a mente e qualquer outras condições humanas apresentadas pelo paciente. Do tipo bacharelado, a graduação tem duração de cinco anos, e o estudante encontrará disciplinas teóricas, práticas, além dos estágios que são obrigatórios. Ao longo dos semestres, é possível conhecer diversas áreas da Psicologia, pois trata-se de uma profissão ampla, que possibilita diversas oportunidades no mercado de trabalho.

No entanto, para se tornar um psicólogo, antes de tudo, é necessário prestar o vestibular de Psicologia. Se você é estudante e precisa de dicas de como se planejar e se dar bem na prova, este artigo é para você!

O que cai na prova de vestibular de Psicologia?

A dica primordial para quem quer se dar bem no vestibular de Psicologia é ter conhecimento das principais disciplinas que cairão na prova, isso porque, através dessa informação, você conseguirá montar um cronograma de estudos que se encaixe perfeitamente em sua rotina.

O vestibular de Psicologia funciona no mesmo formato dos tradicionais. Com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é possível concorrer a uma vaga em instituições públicas, e também tem a possibilidade de conseguir ingresso em universidades privadas, com o vestibular que a própria faculdade oferece. Ficou confuso? Não se preocupe, vamos falar mais sobre isso adiante.

As matérias que requerem mais atenção na hora de estudar para o vestibular, são disciplinas vistas durante o ensino médio, como: Português, Matemática, História, Língua Estrangeira e redação. No entanto, nem sempre funciona da mesma forma em todos os exames. No caso de instituições particulares, têm autonomia para escolher seus próprios temas e conteúdos que serão cobrados. Neste caso, é muito importante ficar atento ao edital da prova que deseja prestar.

Como estudar para passar no vestibular de Psicologia?

Mas afinal de contas, como estudar para passar no vestibular de Psicologia? Essa é uma pergunta que normalmente fica na cabeça dos estudantes.

Como já antecipamos acima, é primordial ter um cronograma de estudos, só assim você terá noção de como deve estudar, o que estudar e quando estudar. É muito importante que essa rotina se encaixe nos seus compromissos do dia a dia, para que não torne os estudos cansativos e ocasione na desistência durante o processo.

Outra dica é priorizar as disciplinas que têm maior dificuldade com uma que seja mais tranquila, pode facilitar a sua vida. Afinal, intercalar os conteúdos tornará seus estudos mais leves e menos exaustivos. Por exemplo, se você tem mais dificuldade em estudar Língua Portuguesa, porém, habilidade com Matemática, estude antes a mais difícil e deixe a mais habilidosa para o final.

Outro ponto crucial que pode te ajudar a conseguir uma boa nota do vestibular de Psicologia é: estude em grupos. Estudar com outras pessoas te auxilia na fixação do conteúdo, além de compartilhar conhecimento sobre uma determinada matéria em que tem menos domínio.

Por fim, procure sempre por horários em que tem mais disposição para dar início aos estudos, assim, seus dias não serão tão desgastantes.

Apostila para vestibular de Psicologia

Livros didáticos e apostilas para vestibular de Psicologia podem ser seus grandes aliados durante o período de estudos. Com o uso dessas ferramentas, é possível encontrar todas as disciplinas que mencionamos. Além disso, você pode achá-las na internet, porém, busque sempre por fontes seguras e confiáveis, ok?

Simulados para vestibular de Psicologia

Nada como testar os conhecimentos obtidos antes da prova final, né? Por isso, o uso de simulados do Pravaler pode ser uma ótima forma para colocá-los em prática. Em nosso site você pode encontrar exames antigos, simulados e vários testes para quem ainda está na dúvida de qual profissão escolher. Não deixe de conferir!

Como passar no vestibular de Psicologia?

De antemão, não será possível passar no vestibular de Psicologia sem muito esforço, foco e dedicação. Durante sua trajetória de estudos, muitas coisas devem ser levadas em consideração para obter um bom resultado final, que neste caso, é ingressar no ensino superior.

Confira a seguir as principais dicas para passar no vestibular de Psicologia:

  • Dobre a atenção em disciplinas que você possui mais dificuldade;
  • Crie um cronograma de estudos;
  • Coloque em prática todo o conhecimento por meio de provas antigas e simulados;
  • Esteja por dentro do edital da prova;
  • Dedique-se e treine bastante para a redação;
  • Fique atento ao calendário de provas;
  • Mantenha uma rotina saudável.

Vestibular de Psicologia em faculdades públicas

Ingressar em uma instituição pública não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

Para conseguir entrar na faculdade pública, é necessário participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um programa do governo federal que concede vagas em universidades públicas aos estudantes que fizeram o Enem mais recente, e tiraram a nota mínima, além de não ter zerado na redação.

Mas, não é apenas prestar o exame para concorrer a uma vaga, é necessário ficar atento à nota de corte do Sisu tanto para o curso de seu interesse quanto para a faculdade que deseja. A nota de corte funciona como uma referência ao aluno durante a sua inscrição, e assim, aumenta suas chances de conseguir uma vaga.

O Sisu acontece duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, e é possível participar das duas se quiser.

Cta Simulador Sisu 600x148

Vestibular de Psicologia em faculdades privadas

Como mencionamos acima, realizar o vestibular da universidade de interesse pode ser uma ótima maneira de, finalmente, conseguir entrar na graduação de Psicologia. Atualmente existem duas formas que podem facilitar a conquista do diploma: o vestibular online e o vestibular agendado, você já ouviu falar?

Vestibular online: exame realizado totalmente no ambiente virtual para facilitar a vida do estudante que não tem tempo para fazer a prova presencialmente. Esta modalidade funciona da mesma forma que o vestibular tradicional, a diferença é que será online, feito em sua casa.

Vestibular agendado: este formato é para os estudantes que não conseguiram realizar o vestibular tradicional presencialmente na data prevista. O vestibular agendado é diferente da prova oficial, pois o aluno consegue escolher o dia e o horário em que fará o exame, e poderá se preparar com mais tempo.

Caso nenhuma dessas alternativas que apresentamos se encaixe no que você procura, há ainda uma outra saída para você que realizou o Enem recentemente e não quer ter outra dor de cabeça para fazer um novo vestibular.

Com a nota do Enem, você pode conseguir entrar na faculdade privada que tanto deseja, basta ter a nota mínima exigida pela instituição para o curso que você quer. Mas vale ressaltar que fica a critério da universidade o valor e a cobrança de taxas, por essa razão, entre em contato antes para esclarecer todas as dúvidas.

Não passei no vestibular de Psicologia, e agora?

Se você não passou no vestibular de Psicologia, não se desespere, existem outras alternativas, e vamos te apresentar a seguir.

Bolsa de estudos para Psicologia

Com o Prouni (Programa Universidade para Todos) é possível concorrer a bolsas de estudos parcial (50%) e integral (100%) em diferentes instituições particulares por todo o país para o curso que deseja.

Para participar do Prouni Psicologia é necessário cumprir algumas regras e requisitos:

  • Ter renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio para concorrer a bolsa integral;
  • Ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos para concorrer a bolsa parcial;
  • Ter a pontuação mínima de 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado na redação.

Vale ressaltar a importância de estar sempre atento à nota de corte para Psicologia, sendo a pontuação mais baixa do que é exigido, não terá chances de conseguir.

Outra opção para conseguir bolsa de estudos para Psicologia é com o Amigo Edu, que oferece bolsas de até 80%. Vale para cursos presenciais, semipresenciais e EAD, confira!

Financiamento estudantil para Psicologia

Por fim, outra possibilidade que vem ganhando o interesse dos estudantes, é o financiamento estudantil, que funciona como uma espécie de empréstimo para ajudar alunos que não conseguem arcar com as mensalidades da faculdade de Psicologia durante a graduação.

Atualmente, existem duas maneiras de obter o crédito estudantil: por meio do financiamento estudantil privado (bancos ou instituições, como o Pravaler), ou pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), empréstimo universitário público do governo federal.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção

O Fies Psicologia, assim como para os outros cursos, possui exigências para solicitar o financiamento, e são:

  • Ter participado do Enem a partir de 2010;
  • Ter pontuação mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado na redação;
  • Ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Como você pode ver, entrar na faculdade não é tão difícil assim, né? Basta ter muita determinação e foco nos estudos, além disso, estar munido com todas as informações necessárias fará toda diferença, e esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de forma positiva a escolher o melhor caminho para cursar Psicologia.

CTA Curso de Psicologia

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter