Vestibular FATEC – como é o vestibular da instituição

Em termos de tecnologia, a FATEC se destaca no cenário nacional, geralmente atendendo a demandas regionais de mercado.

Por se tratar de uma instituição pública, a FATEC tem um vestibular bastante concorrido, mas concentrado em determinadas regiões. Isso faz dela uma opção atraente em relação aos vestibulares mais concorridos do país, pois a maioria deles recebe candidatos de todo o Brasil. Saiba mais sobre o vestibular FATEC.

A instituição

Um diferencial dos cursos de tecnologia certamente é a aceitação do mercado. Como eles costumam ser mais rápidos que bacharelados e licenciaturas, geralmente se concentram em demandas pontuais das regiões em que as instituições se localizam. Essa característica é a responsável por fazer das FATECs importantes agentes na economia e desenvolvimento locais.

O primeiro curso da FATEC, construção civil, foi criado em 1970, na capital paulista. A partir de então, surgiram várias modalidades.

No Brasil, os cursos de tecnologia são reconhecidos como de ensino superior, o que torna ainda mais interessantes as graduações da FATEC, frequentemente bem avaliadas pelo MEC e reconhecidas entre as melhores do país.

Saiba mais sobre o concurso atual da FATEC e entenda como se preparar melhor para ele.

Vestibular FATEC 2º semestre 2019

A edição atual do vestibular da FATEC já está disponível para consulta. O processo seletivo da instituição pertencente ao Centro Paula Souza preenche vagas para cursos tecnólogos em 62 municípios no estado de São Paulo.

A prova é feita em um único dia e segue o modelo tradicional, com um questionário de múltipla escolha e uma redação.

Para ser aprovado, o candidato precisa vencer a concorrência simples, a depender da quantidade de vagas para o curso em questão.

Datas das provas

As inscrições começam a ser recebidas em 03 de maio e vão até 12 de junho. Dia 26 de junho, a FATEC divulga os locais do exame que acontece no dia 30 de junho. No mesmo dia é divulgado o gabarito oficial e no dia 17 de julho é liberada a lista de classificação geral, bem como a primeira lista de convocação e o desempenho dos participantes.

As edições ocorrem duas vezes por ano, sempre uma vez a cada semestre.

Como fazer a inscrição no vestibular FATEC?

As inscrições para esta edição já estão abertas. Elas podem ser feitas no site oficial da instituição, onde é possível encontrar a ficha de inscrição. As exigências são os dados pessoais como nome, documento de identificação e data de nascimento e informações a respeito do curso e local onde será feito. Posteriormente é necessário responder a um questionário socioeconômico e então imprimir o boleto bancário. Após o pagamento, no valor de R$ 70, sua inscrição estará confirmada. É possível pedir a isenção até o último dia antes do início das inscrições.

O candidato tem direito a duas opções de curso, dando prioridade para a primeira.

Na inscrição, também é possível fazer uso da nota do Enem em alguma das três últimas edições. Para tanto, o candidato deve informar seu número de inscrição no exame, bem como o ano em que a prova foi feita. A nota do Enem só é considerada caso contribua com um acréscimo na nota final do aluno, caso contrário ela é descartada.

O que estudar para o vestibular da FATEC?

O exame da FATEC é simples: basta fazer uma prova de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas têm pesos diferentes de acordo com cada curso. Assim, um aluno interessado em Logística, por exemplo, precisa saber que as provas Multidisciplinar, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Inglês e Raciocínio Lógico, possuem peso 1, enquanto Português e Matemática têm peso 2, ou seja, tem maior valor para a nota final.

Dessa forma, o ideal é que o candidato estude todo o conteúdo do ensino médio, dando maior atenção às matérias que lhe renderão maior número de pontos na contagem final. Na prática, esse método simplifica o exame da FATEC, eliminando a necessidade de o aluno ter que fazer a prova de segunda fase.

Cuidado: isso não quer dizer que você deva deixar de lado suas matérias de peso 1, mas sim que tem a obrigação de estudar todo o conteúdo exigido e se aprofundar mais nas matérias de peso 2.

Fique de olho no site da FATEC para acompanhar as atualizações e baixar o Manual do Candidato. É nele que você encontrará as informações a respeito do seu curso e outros dados importantes a respeito do exame.

Uma dica interessante é estudar edições anteriores do vestibular da FATEC. No site oficial é possível encontrar não somente as provas já realizadas como também seus respectivos gabaritos. Pense que, independentemente da preparação que você fizer, centenas de outros participantes terão acesso às mesmas informações e isso pode fazer com que você não se diferencie no dia da prova. Nesse sentido, conhecendo as edições anteriores, você pode identificar padrões nos exames e conseguir melhores resultados.

Campus da FATEC mais procurados

A FATEC conta com uma oferta de mais de 70 cursos. Entre eles, alguns dos mais procurados pelos alunos estão na FATEC de São Paulo, Indaiatuba, Jundiaí, Sorocaba e Campinas. Conheça os diferenciais de cada uma dessas unidades e a perceba como seus principais cursos refletem essa busca pela compreensão de demandas pontuais de mercado.

  • A FATEC São Paulo é a unidade fica no bairro do Bom Retiro, capital paulistana e oferece cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial e Instalações Elétricas.
  • Na FATEC de Indaiatuba, destaque para Comércio Exterior, Gestão Empresarial e Gestão de Serviços.
  • Na unidade de Jundiaí, Logística e Gestão da Tecnologia da Informação estão entre os cursos com maior empregabilidade da região.
  • A FATEC Sorocaba tem, entre outras, as formações de Eletrônica Automotiva e Fabricação Mecânica.
  • Já a FATEC Campinas é conhecida por conta de formações como Gestão de Energia e Eficiência Energética, além do curso de Processos Químicos.

Resultado do vestibular

A classificação segue ordem decrescente de notas finais, de acordo com as vagas de cada curso. Como a nota final depende do peso atribuído a cada matéria, é preciso considerar os diferentes pesos no cálculo final.

Para saber o resultado da prova objetiva, o candidato precisa seguir a seguinte fórmula:

P = 100 x NPC/64

Neste caso, P é o resultado da prova e NPC é a nota ponderada total das questões. Ela é composta pelas questões de peso 2 multiplicadas por 2 mais as restantes.

Assim, se um candidato acertou todas as 10 questões com peso 2 em sua prova e outras 30 restantes, o NPC será (10 x 2) + 30 = 50. Na fórmula, teremos: NPC = 100 x 50/64 = 78,125.

Tendo feito o Enem, o candidato pode usar o resultado para aumentar a sua nota na prova objetiva no vestibular FATEC. Da seguinte forma:

N = (4 x P + 1 x Enem)/5

Neste caso, a nota do Enem deve ser dividida por 100.

Considerando o candidato que fez 78,125 na prova objetiva e acertou 900 pontos no Enem, temos, N = (4 x 78,125 + 1 x 90)/5 = 80,5.

Para a nota final é preciso considerar também a redação da FATEC. Dessa forma, o cálculo é:

NF = (8 x N + 2 x R)/10

Sendo:

  • N a nota da parte objetiva da prova, já considerando o Enem e;
  • R sendo a nota da redação.

No nosso exemplo, caso o aluno tenha tirado 80 na redação, temos:

NF = (8 x 80,5 +2 x 80)/10 = 80,4.

Cursos mais concorridos na FATEC

De acordo com a própria instituição, os cursos mais requisitados na edição do vestibular de segundo semestre de 2019, até agora, são:

  1. Logística, em Guarulhos.
  2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Carapicuíba.
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na FATEC São Paulo.
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na FATEC Zona Leste, em São Paulo.
  5. Comércio Exterior, em Barueri.
  6. Marketing, na FATEC Sebrae, em São Paulo.
  7. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Sorocaba.
  8. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na FATEC Zona Sul, em São Paulo;.
  9. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na FATEC Mogi das Cruzes.
  10. Gestão de Negócios e Inovação, na FATEC Sebrae.

É possível usar o PRAVALER na FATEC?

Não. A FATEC é uma instituição pública, ou seja, os gastos com as formações não são pagos diretamente pelo estudante, mas sim pelo contribuinte. O PRAVALER é uma iniciativa de financiamento estudantil para alunos de instituições privadas, como é o caso da PUC e da UNIP. Neste caso, o aluno aprovado no vestibular de uma dessas instituições, precisa entrar no site do PRAVALER, fazer uma simulação e, a partir de então, dar início ao processo de solicitação do crédito.

Enfim, a FATEC é uma excelente opção para quem procura um curso superior mas não pretende passar tanto tempo fazendo um bacharelado ou licenciatura. Como as formações na FATEC duram em média 3 anos, esse período pode ser reduzido sem que a qualidade seja inferior.

Agora que sabe sobre o vestibular FATEC, não deixe de conferir também o guia completo para se dar bem no Enem 2019.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.