Vestibular online – O que é e como funciona? Vestibular online – O que é e como funciona?

Vestibular online – O que é e como funciona?

Não há dúvidas de que as universidades estão tendo que se adaptar para trazer novos alunos ao ano letivo em meio à pandemia e, por isso, o vestibular online é o método mais eficaz hoje para que os alunos ingressarem com facilidade na faculdade, melhorando a vida dos estudantes e sendo uma boa alternativa para as instituições de ensino.

Por conta disso, e tendo a certeza de que esse é um assunto do seu interesse, fizemos um artigo completo com tudo sobre essa nova modalidade e como você pode se dar bem no vestibular online.

Venha com a gente que o sucesso é garantido!

O que é o vestibular online?

Os vestibulares são online como uma forma mais eficaz de avaliação realizada a distância, de forma 100% virtual, ou seja, o candidato não precisa se locomover até a instituição de ensino para realizar a prova, ele pode simplesmente fazer da sua própria casa utilizando a internet e o computador.

Assim como no exame tradicional presencial, o candidato também terá um tempo limite para resolver todas as questões. Uma das partes mais importantes da prova, a redação, também é feita totalmente a distância nesse caso.

A aplicação do vestibular online pode variar e envolver algumas etapas, que vão desde arquivos baixados pelo candidato até a realização das questões no site da instituição de ensino. A prova a distância para entrar em uma faculdade tem se mostrado bastante positivo e facilitado o ingresso dos alunos em instituições de ensino superior.

Principais vantagens do vestibular online

Essa mudança trouxe diversas vantagens tanto para o candidato, quanto para a instituição de ensino. Tanto para ingressar em uma faculdade ou para se preparar para o Enem digital – nova etapa do exame nacional – é importante se familiarizar com a mudança virtual desde já. Confira algumas vantagens da modalidade que listamos abaixo:

Escolher o local da prova

Esse é um dos pontos mais interessantes e favoráveis para realizar o vestibular online: a possibilidade de fazer a avaliação de qualquer lugar que esteja já que toda a prova é online, sendo necessário somente o acesso a um dispositivo com conexão à internet e um computador à disposição do aluno.

O candidato pode escolher realizar os exames no conforto de sua casa ou de qualquer outro lugar de sua preferência, lembrando de escolher um horário mais oportuno, de acordo com a rotina e a produtividade do aluno no momento da realização da prova.

Sem interferências de terceiros

Para muitos candidatos, a realização da prova presencial não é tão boa assim. Isso porque, na sala de aplicação, existem diversos fatores para a distração, como a presença de mais estudantes e os monitores da prova, prejudicando a atenção e a concentração necessárias para uma boa prova. Ao fazer a opção do vestibular online, o candidato será a sua única companhia e pode ser muito mais fácil se concentrar.

Lembre-se de escolher muito bem um local para a realização da prova, dê preferências para espaços tranquilos, silenciosos e livres de distrações.

Questões mais interativas

No vestibular online é provável que o candidato encontre questões com conteúdo mais interativos, como infográficos, vídeos e outros recursos que facilitam o entendimento do enunciado e, consequentemente, ajudam na interpretação. Com isso, a avaliação fica mais diversa e garante menos pressão na hora de realizar a prova. Por isso, o vestibular online se torna uma opção com um conteúdo mais fácil de entender, levando em conta os recursos visuais ou multimídia da prova.

Evitar ou diminuir diferentes custos

A economia também reflete no vestibular online, pois não será preciso arcar com os custos de deslocamento e alimentação – necessários para a realização de uma prova presencial, por exemplo – refletindo na redução de custos para o candidato. A instituição de ensino também sai ganhando com a aplicação de um vestibular online, pois não são necessárias equipes de monitores, impressão de materiais, entre outros recursos imprescindíveis para que a prova presencial se viabilize.

Prevenir atrasos

Esse ponto também é importante, pois o aluno não precisa se preocupar com o horário estipulado das provas presenciais, já que, no vestibular agendado online, é ele quem prioriza as datas nas quais estará livre de compromissos para a realização do exame, agendando uma data em um momento mais tranquilo para se concentrar na prova. Para quem tem a dificuldade de acesso a um dispositivo com internet, também pode optar pelo agendamento e o uso de máquinas de terceiros, como amigos ou parentes.

Como funciona vestibular online?

Vestibular online é apenas para cursos EAD?

A resposta é não. O vestibular online atende a todos os cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, podendo o aluno fazer a prova remotamente. A ideia é facilitar o ingresso do aluno ao curso desejado, graças à facilidade que o avanço tecnológico tem possibilitado.

É importante verificar se o curso escolhido tem a possibilidade de realizar o vestibular online, pois algumas graduações oferecidas pela instituição de ensino podem levar um tempo maior para se adaptar à avaliação a distância, como é o caso de cursos que requerem provas específicas e habilidades.

Correção da prova

A correção é feita de forma simples, rápida e online, já que tudo é feito de maneira automática em programas de computadores, exceto a redação que deve ser avaliada por um instrutor e deve levar um pouco mais de tempo.

O que é preciso para prestar vestibular?

Documentos necessários

Os documentos necessários podem variar de instituição para instituição, mas é sempre bom ter em mãos documentos pessoais com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, identidade funcional, entre outros), CPF, certidão de nascimento ou casamento e endereço com CEP.

Lembrando também que alguns editais de vestibulares online pedem dados pessoais e escolares, então a dica é que o aluno se informe do que será preciso antes mesmo de iniciar a realização da inscrição, pelos editais disponíveis nos sites das faculdades.

Qual o valor da taxa do vestibular?

A maioria das instituições ensino não cobram taxa para realizar o vestibular online, mas também é importante que o aluno consulte previamente o site oficial da faculdade que tem interesse em ingressar.

Como fazer a inscrição para o vestibular online?

Muitas instituições de ensino superior aderiram ao vestibular online, por isso, uma das maneiras mais fáceis de encontrar esse tipo de prova é acessando o site oficial da faculdade que o candidato deseja estudar. A pesquisa em portais especializados em educação que conectam estudantes ao mercado de trabalho também pode ajudar na escolha. Continue acompanhando nosso artigo para descobrir quais instituições fazem seu processo seletivo de forma totalmente online.

Principais instruções para realizar a prova

As instruções para a realização do vestibular online podem ser diferentes de acordo com cada instituição de ensino, porém algumas principais estão sempre presentes. Confira as nossas dicas e faça uma boa prova:

  • Uma vez que o candidato iniciar a prova, não haverá como pausar, iniciar ou retomar a mesma;
  • Caso alguma aba do navegador seja alternada, a prova é fechada e será necessário reiniciá-la;
  • Não é permitido copiar e cola;
  • O exame pode ser realizado de qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • As questões da prova podem variar;
  • Algumas instituições consideram o tempo máximo de realização da prova de 60 minutos.

Como se preparar para o vestibular online?

Como se preparar para o vestibular online

Tenha um bom equipamento

Sabemos que isso pode não ser tão barato, mas por outro lado é bastante necessário garantir um equipamento que o candidato consiga terminar a prova sem perrengues, além de ser imprescindível para os estudos prévios à realização. É importante pesquisar sobre requisitos técnicos mínimos, isso vai facilitar muito a vida de quem busca um equipamento para fazer a prova de forma simples e prática sem problema algum.

Prepare a conexão e o local para realizar a prova

Lembre-se de que é muito importante checar a conexão da internet e quaisquer outros detalhes que podem comprometer o desempenho do candidato durante a prova. Um local livre de distrações e tranquilo é ideal para a realização da prova. Dessa forma, separe uma cadeira confortável, um espaço e uma mesa com uma boa altura e com espaço suficiente para o seu material.

Atenção para o cansaço ocasionado pelas telas

O brilho das telas de computadores e dispositivos provocam cansaço nos olhos quando utilizados por longos períodos. O ideal, portanto, é que o estudante evite consumir conteúdo na internet no dia da prova, combatendo não apenas o cansaço dos olhos, mas também o mental.

Entenda que os prazos continuam valendo

Fique atento aos prazos e horários estabelecidos pela prova. Não é ideal relaxar mesmo com a prova sendo realizada em um horário confortável, ou seja, fique atento e prepara-se para a realização da mesma forma que faria caso fosse uma avaliação presencial.

Familiarize-se com o teste antes do dia da prova

Pesquise, estude e teste o seu tempo um dia antes de realizar a prova. Isso vai ajudar a se concentrar e ter um melhor desempenho na prova. Boa sorte!

Quais as diferenças entre o vestibular online e o Enem digital?

A diferença entre o vestibular online e o Enem digital é a forma de inscrição que cada instituição utiliza separadamente. Ou seja, enquanto o Enem tem uma forma de inscrição e um modo de realização das provas digitais, as faculdades privadas têm outra forma de aplicar a prova digital para os candidatos. Lembrando que este ano 100 mil alunos farão o Enem 2020 em um novo formato, totalmente digital. Sendo um projeto piloto do Ministério da Educação (MEC) para realização da prova.

Quais as diferenças entre o vestibular online e o vestibular agendado?

No vestibular online, você realiza a inscrição e haverá uma data e um horário específicos para realizar a prova. Se o candidato não realizar a prova na data agendada por algum motivo, será necessário esperar até o próximo semestre para tentar novamente.

Já no vestibular agendado, o candidato realiza a prova no dia e horário de escolha, facilitando ainda mais o ingresso à faculdade escolhida.

O que cai no vestibular online?

Além da redação, as questões objetivas do vestibular online são:

  • Língua estrangeira;
  • Química;
  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua portuguesa;
  • Matemática.

Além das matérias tradicionais, é bom lembrar também que alguns clássicos da literatura podem ajudar nos estudos, garantindo melhor desempenho na prova.

Faculdades que oferecem vestibular online

São diversas as instituições de ensino superior que estão oferecendo vestibular online. Entre elas, listamos as cinco principais:

Anhanguera


Data de inscrição

O vestibular online é realizado duas vezes ao ano, sendo um para a entrada no primeiro semestre e outro voltado para o ingresso dos alunos no segundo semestre do ano letivo.

Data da prova

O link da prova é disponibilizado logo após a finalização da inscrição.

Valor

Não há taxa para a realização da prova.

Link para inscrição

Clique aqui para acessar a página de inscrição do vestibular online da Anhanguera.

Unopar


Data de inscrição

O vestibular online é realizado duas vezes ao ano, sendo um para a entrada no primeiro semestre e outro voltado para o ingresso dos alunos no segundo semestre do ano letivo.

Data da prova

O link da prova é disponibilizado logo após a finalização da inscrição.

Valor

Não há taxa para a realização da prova.

Link para inscrição

Clique aqui para acessar a página de inscrição do vestibular online da Unopar.

Estácio


Data de inscrição

A inscrição para o vestibular online está aberta no site oficial da instituição.

Data da prova

A prova acontece logo após a inscrição.

Valor

Não há taxa para a realização da prova.

Link para inscrição

Clique aqui para acessar a página de inscrição do vestibular online da Estácio.

Universidade São Judas Tadeu


Data de inscrição

As inscrições para o vestibular online estão abertas no site oficial da instituição.

Data da prova

A prova será aplicada no dia 27 de junho de 2020.

Valor

Não há taxa para a realização da prova.

Link para inscrição

Clique aqui para acessar a página de inscrição do vestibular online da Universidade São Judas Tadeu.

FMU


Data de inscrição

As inscrições para o vestibular online estão abertas no site oficial da instituição.

Data da prova

A prova acontece logo após a inscrição.

Valor

Não há taxa para a realização da prova.

Link para inscrição

Clique aqui para acessar a página de inscrição do vestibular online da FMU.

Preparado para o futuro?

Chegou a hora de planejar o seu futuro e, com os avanços tecnológicos, ficou muito mais fácil realizar o sonho de estudar em uma instituição de ensino superior. Se ainda estiver alguma dúvida sobre qual caminho seguir, o PRAVALER conta com um teste vocacional gratuito que ajuda a escolher a melhor carreira e o curso ideal para você, com base no seu perfil! ?

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.