Vestibular PUC – como é o vestibular na instituição

A Pontifícia Universidade Católica é uma das maiores e mais importantes instituições de ensino do país. Com origem em São Paulo, mas com presença em diferentes estados, a PUC é hoje uma referência em termos de qualidade de ensino e pesquisa.

Isso fica comprovado nos resultados que apresenta nos mais variados tipos de avaliação do ensino superior. De acordo com o Guia do Estudante, a PUC Rio foi considerada a melhor do Brasil entre faculdades privadas no ano de 2017.

Quer saber como é o vestibular da PUC e como pode se preparar para a prova? Confira neste artigo!

Vestibular PUC 2019

Atenção: a PUC se divide em várias universidades dentro do país e até fora dele, como é o caso da PUC Chile. Assim, é preciso ter atenção ao que cada instituição estabelece para seu vestibular.

A nota do Enem, por exemplo, pode ou não ser aceita dependendo dos critérios de cada universidade. Dessa forma, podemos pensar em diferentes maneiras de se conseguir a vaga numa unidade da PUC: via Enem ou via vestibular tradicional.

Caso sua unidade de interesse aceite a nota do Enem, o procedimento é verificar qual é a quantidade de vagas disponíveis para quem participou do exame. Pensando no vestibular tradicional, ainda que cada unidade tenha autonomia para definir como será a prova, geralmente, a maioria delas trabalha com provas objetivas em uma única data.

A variação costuma acontecer em função de eventuais demandas de cada curso, como o de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, que exige avaliação específica por parte dos participantes.

O importante é acompanhar as divulgações da sua unidade de interesse e seguir o programa como aparece no Manual do Candidato.

Datas das provas

Cada unidade tem seu próprio calendário de provas. Assim, o ideal é ter atenção ao que elas publicam em seus sites.

Confira os links para as principais unidades no Brasil:

Vale lembrar que a participação no exame de uma unidade da PUC não interfere na participação no exame de outra unidade, a menos que seja inviável fazer as duas provas, como quando elas acontecem no mesmo dia.

Como fazer a inscrição no vestibular PUC

As principais informações são sempre divulgadas nos sites de cada unidade da PUC. É dentro deles também que o candidato pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e se candidatar a programas de bolsas de estudo.

Na PUC Minas, por exemplo, é possível se inscrever online para a seleção por nota do Enem. O processo é simplificado, bastando apenas acessar o site oficial da instituição, informar o resultado no sistema e aguardar a confirmação que acontece em até 24 horas.

Já a PUC SP divide seus concursos entre os vestibulares de verão e inverno, estabelecendo datas diferentes para cada processo. Para a edição de verão, por exemplo, as inscrições estarão abertas entre 08 de outubro a 21 de novembro de 2019.

O que estudar para o vestibular PUC

A depender do lugar onde você precisa estudar, seja na PUC São Paulo, seja na PUC Campinas, será necessário se aprofundar nas orientações do Manual do Candidato para saber ao certo o que será cobrado na prova, entretanto, exames para ensino superior seguem o programa do ensino médio.

Isso quer dizer que, com uma boa preparação para exames como o Enem ou a Fuvest, você já tenha como fazer uma boa prova, independentemente da unidade da PUC onde deseja estudar. Ainda assim, vale a recomendação: leia o Manual do Candidato da unidade da PUC onde você pretende entrar para ter alguma vantagem no vestibular.

Além disso, é preciso pensar numa eventual prova específica. Não se preocupe: essa exigência é apresentada já no edital e você poderá se preparar para ela com um tempo adequado.

No geral, é comum que as provas da PUC sigam a seguinte estrutura: uma fase geral e uma específica. Na fase geral, o aluno responde um questionário com perguntas objetivas. Na fase específica, que seria relativa à segunda fase, ele realiza provas específicas de acordo com o curso pretendido.

Também é necessário fazer uma prova de redação. Ela pode ser no formato dissertação, narração, carta ou ainda alternar entre diferentes gêneros, a depender de cada unidade. Já aconteceu de a PUC Campinas, por exemplo, cobrar duas dissertações e uma narração na mesma prova, mas isso não é algo que aparece de surpresa no dia do exame, sendo divulgado anteriormente no Manual.

A dica aqui é fazer uma preparação completa, com ao menos um ano de dedicação para conseguir ir bem nos mais diferentes exames da PUC.

Como se preparar via Enem

Neste caso, você deve se preparar para a prova do Enem como todos os outros participantes, desconsiderando o fato de que seu objetivo final é estudar na PUC. A vantagem desse caminho é que assim é possível criar chances para conseguir vagas em diferentes instituições, aumentando suas possibilidades de sucesso no vestibular.

A dica então é fazer a sua inscrição no Enem e se preparar para uma prova que se divide em duas datas. Na primeira você faz 90 questões de múltipla escolha e na segunda, outras 90, além da redação.

É importante destacar que o Enem busca valorizar habilidades e competências que são aprendidas no ensino médio, sendo assim, quanto mais você desenvolvê-las, maiores são as notas que conseguirá no exame. Essas notas são ranqueadas por cada universidade, que preencherá suas vagas dando prioridade para quem obteve as maiores notas.

Com uma boa nota no Enem você pode concorrer a uma vaga na PUC, desde que a unidade em questão faça uso desse sistema no seu processo de seleção.

Para ajudar você a se sair melhor no Enem, preparamos um guia completo. Lá tem tudo o que você precisa saber sobre o exame para aumentaras suas chances.

Campus da PUC mais procurados

Saiba mais sobre algumas das unidades mais conhecidas da PUC no país.

São Paulo

É a unidade mais tradicional e famosa que a PUC tem no país. Foi criada ainda em 1908 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, tendo se tornado Universidade Católica em 1946 e recebido o título de Pontifícia pelo papa Pio XII em 1947. Hoje possui cinco campi dentro do estado, sendo considerada uma referência nacional e internacional em termos de ensino e tradição.

Minas Gerais

Localizada em Belo Horizonte, a PUC Minas, fundada no ano de 1958, é hoje a mais extensa universidade católica do mundo, além de uma das principais instituições de ensino do Brasil. Ao todo, a PUC minas conta com mais de 50 mil alunos e cerca de 2.300 professores, amparados por uma estrutura apontada como uma das mais avançadas do continente.

Rio de Janeiro

Outra referência em termos de qualidade, a PUC Rio foi classificada como a quarta melhor universidade brasileira pelo Times Higher Education, instituto de avaliação estudantil, que também a considerou a sétima melhor da América Latina na edição de 2018.

Resultado do vestibular

Como cada unidade conduz seu processo seletivo de maneira autônoma, o mais importante é ter atenção ao site oficial daquela onde você pretende estudar para acompanhar as divulgações. Elas costumam ser rápidas em comparação com outros processos seletivos justamente por se concentrarem em ações locais.

O que é o vestibular social da PUC

Trata-se de uma iniciativa de instituições de ensino superior visando preencher vagas em seus cursos com estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser parciais ou integrais e contemplam pessoas nas seguintes condições:

  • baixa renda de acordo com a exigência de cada instituição;
  • não possuir diploma de ensino superior;
  • comprovar patrimônio compatível com a renda apresentada.

No caso da PUC Goiás, é preciso que o candidato tenha uma renda familiar mensal de no máximo seis salários-mínimos.

Cursos mais concorridos da PUC

A PUC não divulga a lista com seus cursos mais concorridos. Entretanto, podemos tomar o processo do Prouni da PUC SP como parâmetro para as demais unidades. Assim, nela a concorrência tem a seguinte ordem.

  1. Medicina Sorocaba.
  2. Jornalismo Monte Alegre.
  3. Letras Monte Alegre.
  4. Jornalismo Monte Alegre.
  5. Relações Internacionais Monte Alegre.

É possível usar o PRAVALER na PUC?

Sim. O PRAVALER é o principal programa de crédito universitário privado do país e contempla também estudantes aprovados no vestibular da PUC. Caso seu nome esteja na lista e você não tenha condições financeiras de bancar os custos do seu curso, acesse o site do PRAVALER, faça a sua simulação e avalie as condições oferecidas para obter o seu financiamento estudantil.

O PRAVALER se diferencia por simplificar todo o processo para o aluno beneficiado, desde o cadastro no programa até o prazo para fazer os pagamentos. Com o PRAVALER é possível usar o dobro do tempo do curso para terminar de pagar.

Entendeu agora como passar no vestibular PUC? Conheça também a Universidade Cidade de São Paulo.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.