Vestibular Unit: como é o vestibular na instituição

Por PRAVALER

Vestibular Unit: como é o vestibular na instituição

Reconhecida por sua estrutura de ensino, capaz de gerar ganho de qualidade em pesquisa e extensão, a Universidade Tiradentes (Unit) é uma das mais importantes da região nordeste do país.

Nela, cursos como Engenharia, Direto e Medicina têm forte aceitação no mercado de trabalho.

Assim, anualmente a instituição atrai inúmeros alunos, interessados em obter uma formação ampla, com direito a benefícios como intercâmbios, bolsas de estudo e estágios.

A Unit é referência também em relação a investimentos em inovação, com o uso de tecnologias da informação na busca por um processo de aprendizagem mais dinâmico.

Para saber como é possível ser um aluno Unit, confira as informações abaixo sobre o processo de seleção.

Como é o vestibular Unit?

A Unit conta com dois tipos de vestibulares, o tradicional e o agendado. No tradicional, os candidatos realizam uma prova em um local determinado, na mesma data e horário, como geralmente acontece nos exames ao redor do país.

Já no vestibular agendado, eles podem escolher a data e o horário da prova de acordo com as opções que a instituição oferece. Assim, basta conferir as datas disponíveis no calendário para optar por aquela que for mais conveniente.

O vestibular não é o único meio para o estudante fazer parte do corpo de alunos da Unit. Além dele, é possível conseguir a aprovação na instituição usando a nota do Enem.

Neste caso, basta acessar a página com informações sobre formas de acesso e optar por usar a nota do Enem para preencher o cadastro e enviar os dados exigidos. Só serão aceitos resultados de edições de 2014 em diante.

A Unit usa o boletim de desempenho conforme ele aparece no site do Inep. Assim, terminado o período de inscrições, os alunos são classificados de acordo com seu resultado no Enem e assim vão preenchendo as vagas de acordo com a quantidade delas.

Outra forma de entrar na Unit é fazendo a segunda graduação, ou seja, apresentando diploma e histórico escolar e comprovando a conclusão do curso.

Vestibular Unit 2019

O site oficial da instituição oferece todas as informações que você precisa a respeito de inscrições, prova e matrícula. É nele que você pode saber mais a respeito das possibilidades de curso, valendo tanto para o vestibular tradicional quanto para o agendado.

A Unit oferece diferentes possibilidades para o aluno ao longo do ano e não será diferente em 2019. Saiba mais sobre o vestibular Unit na sequência.

Datas das provas

De acordo com o edital da instituição, o calendário para o processo seletivo do segundo semestre de 2019 começa com o recebimento das inscrições de 7 de julho a 10 de julho. Em 12 de julho é divulgado o Cartão de Inscrição no site e em 14 de julho ocorre a avaliação. A data limite para divulgação dos resultados é dia 17 de julho.

Atenção para o calendário do vestibular para Medicina. Neste caso, as inscrições vão de 1 de abril a 28 de maio e as provas estão marcadas para 02 e 03 de junho. A data limite para a divulgação dos resultados é 07 de junho.

Para o processo seletivo agendado, as datas são diferentes. Para a edição do segundo semestre de 2019, a Unit abre inscrições no dia 20 de maio e encerra somente no dia 09 de outubro.

Vestibular para cursos de EAD

É possível ter acesso a cursos a distância na Unit passando pelos mesmos processos de seleção que o candidato interessado em cursos presenciais. Assim, ele pode optar pelo vestibular tradicional, o vestibular agendado ou usar a nota do Enem, além de fazer a segunda graduação ou transferência de curso, caso haja compatibilidade.

Como fazer a inscrição no vestibular Unit?

Tanto no presencial quanto no EAD, inscrições serão realizadas somente via internet, no site oficial da instituição ou pelo telefone 0800 729 2100.

No site, basta clicar no botão “Inscreva-se”, posicionado com destaque no lado esquerdo da tela, escolher sua forma de ingresso entre as opções que surgirem, no caso:

  • vestibular tradicional;
  • nota do Enem;
  • segunda Graduação;
  • transferência Externa;
  • transferência externa Medicina;
  • pós-graduação;
  • reabertura de matrícula.

Ao optar por  vestibular tradicional, por exemplo, você será encaminhado para uma nova página, na qual poderá optar pela participação no vestibular Unit tradicional ou agendado. Clicando na opção desejada, você poderá dar sequência à sua inscrição e escolher o curso.

Para efetivar a sua inscrição, será necessário fazer o pagamento da taxa. Para a edição 2 de 2019, o valor é R$ 60 e ele pode ser pago via cartão de crédito no site ou boleto bancário em casas lotéricas.

Posteriormente, será necessário imprimir o cartão de inscrição com as informações pessoais e dados a respeito do local de prova e horário. Ele será o guia do participante no dia da realização do exame.

Como cancelar inscrição?

É válido lembrar que após efetivar a sua inscrição, o aluno não tem como alterá-la, ou seja, você precisa escolher bem suas opções de curso ou então a única alternativa será o cancelamento.

Ele poderá ser feito de maneira unilateral com o pedido do aluno no site ou de acordo com os interesses da instituição, em casos como entrega de documentação irregular ou incompleta e preenchimento irregular da inscrição.

O que estudar para o vestibular da Unit?

Você pode incrementar a sua preparação estudando para o Enem e para o vestibular Unit ao mesmo tempo. Assim você dobra suas chances de aprovação. Para se preparar para o Enem, o ideal é conferir o nosso guia de estudos. Com ele você tem acesso a um passo a passo que certamente pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho no exame.

Posteriormente, ao fazer a sua inscrição no vestibular Unit, você informa a sua nota no Enem e ela só será usada caso tenha como melhorar a sua pontuação.

Não é necessário ter dois planos de estudos, pois tanto Enem quanto a Unit valorizam a capacidade do candidato de lidar com temas relativos ao Ensino Médio, sendo assim, qualquer que seja a sua abordagem, se ela for bem executada, você terá retorno.

Para o vestibular agendado da Unit é necessário fazer apenas uma redação. Também ajudamos você a escrever uma redação perfeita para garantir uma boa nota.

Já o vestibular tradicional é mais complexo, pois cobra as disciplinas ensinadas no ensino médio. Entretanto, a complexidade é menor do que da prova do Enem. Saiba como se preparar para esse tipo de exame.

De maneira geral, o ideal é você reservar cerca de um ano para se dedicar diariamente aos estudos. Assim você terá como ver todo o conteúdo do Ensino Médio com maior tranquilidade para tirar dúvidas e fazer simulados.

Experimente também encontrar provas anteriores tanto do Enem quanto da Unit para tentar fazê-las. Dessa forma você tem uma base para direcionar seus estudos pensando nos novos exames.

Que tipo de redação cai no vestibular da Unit?

A redação traz uma proposta dissertativa-argumentativa para o aluno. Caberá a ele escolher um tema e desenvolver seu raciocínio a respeito.

Resultado do vestibular

No vestibular tradicional, a divulgação acontece até as 20 horas do dia 17 de julho, com a divulgação da relação com a classificação em primeira e, se for necessário, em segunda opção. Isso pode ser feito em veículos de comunicação, nos Campi da Universidade Tiradentes e pela internet.

No agendado, o resultado sai dentro de 24 horas após o encerramento da prova. A instituição divulga uma lista de acordo com o limite de vagas por curso nos polos de apoio.

Cursos mais concorridos na Unit

A última edição do ProUni, programa do governo que concede bolsas de estudos em faculdades privadas, nos revela quais são os cursos com as maiores notas de corte da Unit. Assim, a lista começa com Medicina, que teve o último aprovado com 757,88 pontos.

Em seguida, Odontologia teve a nota de corte de 714,42 pontos. A terceira colocação ficou com Direito (vespertino), com 711 pontos, todos os cursos presenciais no campus Aracaju Farolândia.

A lista segue com Direito (noturno), Jogos Digitais, Engenharia Química (noturno), Engenharia Química (matutino), Gestão Comercial (EAD), Publicidade e Propaganda e Nutrição.

Entre os campi mais concorridos estão o de Aracaju Farolândia e Propriá, em Aracaju.

É possível usar o PRAVALER na Unit?

Sim. O PRAVALER é um programa de financiamento estudantil destinado a alunos matriculados nas instituições privadas participantes. É o caso da Unit. Para participar do PRAVALER é preciso entrar no site, fazer a sua simulação e, em caso de interesse, dar sequência ao processo de financiamento inteiramente online.

O procedimento é muito simples e em pouco tempo você já recebe a resposta da sua solicitação e pode começar a estudar com tranquilidade. O PRAVALER oferece condições vantajosas para que você tenha mais tempo para quitar as dívidas.

Você pode escolher quais semestres quer financiar e só precisa começar a pagar um quanto tiver concluído o pagamento do anterior. Assim as dívidas não se acumulam e você pode ter maior tranquilidade para dar sequência a seus estudos.

Agora que conhece o vestibular Unit, confira também como funciona outra instituição participante do PRAVALER, a Uninter.

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.