Vestibular Unopar – como é o vestibular na instituição

A Unopar é uma das instituições de ensino que mais têm se adaptado à modernidade. Compreendendo que é possível oferecer uma educação de qualidade tanto no modelo presencial quanto no ensino a distância (EAD), a Unopar se destaca nas mais diversas opções que apresenta para o aluno.

Essa qualidade é garantida pelo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por tudo o que diz respeito à cultura e à educação no país. Em alguns casos, as notas obtidas por alunos dos cursos online no ENADE são até maiores do que dos mesmos cursos no modo presencial.

De qualquer forma, seja estudando online ou em um campus, o aluno pode contar com a qualidade nos serviços de uma grande instituição, antenada com a evolução tecnológica. Para saber como é o vestibular da Unopar, as melhores formas de se preparar e mais, confira na sequência.

Como é o vestibular Unopar?

O processo seletivo da Unopar costuma ser simplificado em comparação com outros exames realizados no país. Ainda assim, é preciso que o aluno esteja preparado para cumprir com as exigências do exame, que pode ser feito de maneiras diferentes, de acordo com o tipo de curso escolhido

Justamente para atender a demanda de cursos EAD e presenciais, é que a Unopar divide seus vestibulares. Assim, existe o vestibular para curso presencial e o vestibular para EAD. Os processos são diferentes e acontecem em datas diferentes. Saiba mais na sequência.

Vestibular Unopar 2019

O vestibular para os cursos presenciais acontecem o ano todo, podendo o aluno até agendar a sua prova.

Após fazer a prova, o aluno precisa ficar atento às chamadas. A primeira, no processo principal, é chamada de Vestibular Geral 1. Em seguida, vêm os processos 2, 3, 4 e 5.

Caso ainda restem vagas após a quinta chamada, a Unopar pode abrir inscrições para o vestibular agendado.

A prova tem 40 questões objetivas distribuídas entre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Filosofia, Geografia, Química, Física e Matemática, além de uma proposta de redação. Todas as atividades precisam ser feitas em no máximo 3 horas.

Candidatos do vestibular agendado precisam apenas fazer uma prova de redação.

Vale lembrar que a Unopar também aceita a nota do Enem, bastando escolher a opção no site da instituição. É preciso ter atingido a nota mínima de cada curso.

Datas das provas

É importante acompanhar as atualizações na página Unopar virtual, pois é nela que a instituição divulga seus editais e traz atualizações a respeito dos exames. Também nela, o candidato tem como conferir os prazos e as datas, modificadas constantemente, uma vez que a Unopar seleciona novos alunos ao longo do ano todo.

Vestibular EAD

Já para o vestibular dos cursos a distância, existem apenas a edição principal e o processo seletivo a ser agendado.

Basta fazer uma redação em até duas horas, sempre respeitando as exigências do exame. Falaremos de maneira mais detalhada a respeito da redação exigida no vestibular para cursos EAD da Unopar mais adiante.

Como fazer a inscrição no vestibular Unopar?

Todo o processo de inscrição é realizado online, no site da Unopar. Você só precisa acessá-lo, clicar em “inscreva-se” no canto superior direito, identificar o curso que pretende fazer e escolher o local, o período e clicar em “fazer minha inscrição”.

Na sequência, você verá um formulário onde devem ser colocadas as suas informações pessoais como nome, endereço, entre outros. Preenchendo esse documento e confirmando o envio, sua inscrição estará feita.

Como cancelar a inscrição do vestibular Unopar?

Basta acessar a Área do Candidato, informando o seu CPF no espaço apropriado para login. Nesse espaço, onde seus dados estarão disponíveis para revisão e os locais de prova serão divulgados, você também pode solicitar o cancelamento se isso for de seu interesse.

A Área do Candidato é o ambiente onde seus dados ficarão armazenados ao longo de todo o processo. Caso desista de fazer a prova, basta solicitar o seu cancelamento. Como a inscrição tem o custo de R$ 30, não há o reembolso em caso de desistência.

O que estudar para o vestibular da Unopar?

A melhor maneira de se preparar para qualquer vestibular é por meio de seu edital. Nesse documento você pode ir além das informações gerais a respeito do conteúdo do ensino médio e tirar conclusões a respeito do que, de fato, a instituição espera do aluno.

No caso da Unopar, fica ainda mais fácil. Fazendo o exame para o curso EAD é necessário apenas se preparar para a redação. Caso, deseje usar a nota do Enem, o candidato deve se preparar para a avaliação anual do Exame Nacional do Ensino Médio. Querendo entrar em um curso presencial, a dica é se concentrar nos conteúdos mais recorrentes no exame para cada matéria. Saiba quais são:

Em Matemática, os exames costumam cobrar temas como porcentagens, probabilidades, trigonometria, equações e sequências, PA, PG e análise fatorial.

Em Física, entre os temas que mais aparecem estão eletricidade, mecânica, energia, cinética, acústica e óptica.

Química é uma matéria que costuma cobrar conhecimentos a respeito de ligações atômicas, funções inorgânicas, estequiometria das reações, Química orgânica, substâncias puras e misturas, soluções e equilíbrio químico.

A prova de Biologia traz exigências como origem da vida e evolução, divisão celular, genética, parasitoses e grupos animais e vegetais.

Para a prova de Língua Portuguesa, fique atento à interpretação de textos, pois o vestibular tende a avaliar a sua capacidade de compreensão do que é apresentado.

A prova de História geralmente se concentra mais em questões que envolvem a consolidação da cultura ocidental e as crises políticas ao longo da História do Brasil.

Em Geografia, fique atento a temas como Globalização e Geopolítica.

Na prova de Língua Estrangeira, o candidato pode escolher entre Inglês e Espanhol, devendo ter a capacidade de compreender um texto estrangeiro e interpretá-lo.

Que tipo de redação cai no vestibular da Unopar?

A proposta de redação é apresentada somente na hora da prova. Isso significa que cabe ao aluno estar preparado para os diferentes tipos de abordagens possíveis.

Assim, o ideal é ter atenção aos temas atuais, pois eles costumam aparecer nos principais vestibulares do país. Procure estar sempre de olho no que os jornais e revistas estão falando a respeito do que acontece no Brasil e no mundo.

A Unopar exige um texto argumentativo a respeito do tema apresentado. Esse texto precisa ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão, não podendo ultrapassar 30 linhas. Quanto à correção, ela valoriza noções básicas de ortografia, bem como coerência e coesão.

Uma boa maneira de conseguir sucesso na sua redação é praticar. Separe ao menos uma hora por dia para escrever. Como o modelo de redação exigido na Unopar é semelhante ao de outras faculdades do Brasil, isso pode simplificar a sua preparação. Lembre-se também de ter alguém para ler e corrigir os seus textos. Pode ser um professor ou até sites na internet que trabalham com esse tipo de serviço. De qualquer forma, o melhor caminho para desenvolver uma boa redação é a prática.

Resultado do vestibular da Unopar

Não é comum que a instituição demore mais do que algumas semanas após a prova para divulgar seus resultados. Quando eles saem, ficam disponíveis para consulta no site oficial, que pode ser acessado via CPF do participante.

Os alunos que conseguirem a primeira colocação no vestibular da Unopar têm direito à bolsa de estudos integral para todo o curso. Segundos colocados recebem bolsa parcial de 50%, válida também durante todo o período da graduação.

Esse é um incentivo para que o candidato faça o vestibular da instituição.

Cursos mais concorridos da Unopar

A graduação da Unopar é dividida entre cursos de bacharelado e licenciatura, além de cursos de tecnologia. No modelo EAD, alguns dos mais concorridos são Administração, as Engenharias e Pedagogia.

Já na modalidade presencial, destaque para os cursos de Direito, Jornalismo e Biomedicina.

A lista com as 10 maiores notas de corte é a seguinte:

  • EAD em Engenharia Civil;
  • EAD em Gestão Pública;
  • Farmácia;
  • EAD em Processos Gerenciais;
  • EAD em Administração;
  • EAD em Matemática;
  • EAD em Engenharia de Produção;
  • EAD em Enfermagem;
  • Direito.

É possível usar o PRAVALER na Unopar?

Sim, a Unopar é parceira do programa PRAVALER, o que significa que você pode obter crédito estudantil não apenas para fazer os cursos presenciais, mas também, os EAD. Esse é um diferencial em relação ao FIES que limita o participante somente às modalidades presenciais.

Caso seja de seu interesse, basta fazer uma simulação simples de como seria o seu financiamento e dar entrada no processo. É necessário estar aprovado na instituição para receber o benefício.

Enfim, a Unopar é uma instituição de ensino que apresenta qualidade tanto no modelo presencial quanto no EAD, valorizando o seu direito de escolha em relação a como pretende se graduar. Para tanto, existe também a possibilidade de fazer o financiamento estudantil. Conheça as oportunidades que o PRAVALER oferece e comece a construir o seu futuro.

Agora que sabe como funciona o vestibular Unopar, fique atento também às informações a respeito Da UNIP.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.