Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Unopar: veja como é o ingresso na instituição! Vestibular Unopar: veja como é o ingresso na instituição!

Vestibular Unopar: veja como é o ingresso na instituição!

A Unopar é uma das instituições de ensino que mais têm se adaptado à modernidade. Compreendendo que é possível oferecer uma educação de qualidade tanto no modelo EAD ou presencial, a Unopar se destaca nas mais diversas opções que apresenta para o aluno.

Essa qualidade é garantida pelo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por tudo o que diz respeito à cultura e à educação no país. Em alguns casos, as notas obtidas por alunos dos cursos online no ENADE são até maiores do que dos mesmos cursos no modo presencial.

De qualquer forma, seja estudando online ou em um campus, o aluno pode contar com a qualidade nos serviços de uma grande instituição, antenada com a evolução tecnológica. Para saber como é o vestibular da Unopar, as melhores formas de se preparar e mais, confira na sequência.

Como é o vestibular Unopar?

O processo seletivo da Unopar costuma ser simplificado em comparação a outros exames realizados no país. Ainda assim, é preciso que o aluno esteja preparado para cumprir com as exigências do exame, que pode ser feito de maneiras diferentes, de acordo com o tipo de curso escolhido.

Justamente para atender a demanda de cursos EAD e presenciais, é que a Unopar divide seus vestibulares. Assim, existe o vestibular para curso presencial e o vestibular para EAD. Os processos são diferentes para cada modalidade e acontecem em datas também diferentes.

Continue com a gente e saiba mais sobre cada um dos processos a seguir! 😀

Quem pode fazer o vestibular da Unopar

Para realizar o vestibular da Unopar é preciso ter concluído o ensino médio – ou estar em etapa de conclusão – antes da data do processo seletivo. Vale ressaltar que o requisito é válido tanto para os cursos presenciais como para a graduação a distância.

Como ingressar na Unopar?

Existem diversas maneiras de ingressar em um dos cursos da Unopar, sendo a mais conhecida pelo vestibular tradicional e agendado. Também é possível optar pelo vestibular digital ou o uso da nota do Enem. A inscrição do processo seletivo deve ser feita sempre no site da instituição, onde é possível selecionar a forma de ingresso escolhida.

Abaixo, você confere um pouco mais sobre cada modalidade de ingresso, podendo optar por aquela que mais fizer sentido para você. Vamos lá?!

Vestibular tradicional e agendado

Caso o aluno opte pelo vestibular tradicional, realizado presencialmente na instituição, é preciso escolher essa modalidade na hora da inscrição e ficar atento ao edital para o dia e o horário da prova estabelecidos pela Unopar. Porém, também é possível escolher quando fazer a prova, por meio do vestibular agendado. Nessa modalidade, o candidato seleciona dia/hora para realizar o vestibular, fazendo esse agendamento no momento da inscrição pelo site.

No entanto, as duas provas – tradicional ou agendada – consistem em uma redação e têm duração de duas horas. Já os resultados dos processos são disponibilizados em até quatro dias úteis. Caso o aluno seja aprovado, é só seguir com a documentação necessária e fazer a matrícula nos dias estabelecidos no edital.

 

Vestibular digital

Para atender a maior quantidade de alunos interessados em seus cursos, a Unopar também disponibiliza o vestibular digital, de forma que candidatos de todas as partes do país pode realizá-lo. Ao acessar a página do portal vestibulares, é possível escolher o curso desejado, a modalidade – presencial, semipresencial ou EAD e a unidade Unopar mais próxima para servir de apoio ao longo do processo seletivo.

Para essa modalidade de vestibular, os candidatos têm uma hora para realizar uma redação, que pode ser feita do computador, tablet ou celular com acesso à internet. O aluno pode tentar até cinco vezes a realização da prova e, a cada uma delas, o tema da redação muda – não sendo possível copiar e colar e evitando qualquer tipo de fraude no sistema.

Após o envio da redação, a banca de avaliadores da Unopar leva de dois a quatro dias para a correção. O resultado pode ser consultado na área de acesso do candidato e, caso aprovado, o aluno segue para a matrícula com a documentação necessária e listada no edital do vestibular.

Nota do Enem

Também é possível conseguir uma vaga na Unopar utilizando a nota do Enem, sem que seja necessário realizar outro tipo de avaliação. Para tentar o ingresso por essa modalidade, é importante que os candidatos tenham feito o exame a partir de 2010, não tenham zerado a redação e tenham obtido uma nota média superior a 200 pontos.

Como fazer a inscrição no vestibular Unopar?

Todo o processo de inscrição é realizado online, no site da Unopar. Confira o passo a passo:

1. Acesse a página do vestibular Unopar;
Unopar Tela1

2. Selecione cidade/curso desejado no menu central;
Unopar Tela2

3. Após confirmar as opções acima, você será levado para uma próxima página, onde é possível escolher a modalidade do curso (presencial, semipresencial ou EAD) e a unidade (ou polo, de escolher o ensino a distância) em que você deseja estudar;

4. As unidades que aparecerem na tela são as que oferecem o curso da sua escolha;
Unopar Tela4

5. Seleciona a melhor opção para o seu perfil e clique em “eu quero”;
Unopar Tela5

6. Em seguida, você será direcionado para a página em que deve ser escolhido o turno que deseja estudar (mesmo optando pela modalidade a distância, pode ser que seja necessário fazer alguma marcação) – depois disso, clique em “fazer minha inscrição”;
Unopar Tela6

7. Finalize a inscrição informando os dados pessoais e se deseja fazer uso da nota do Enem;
Unopar Tela7

8. Clique em “não sou um robô” na caixa de reconhecimento e finalize a inscrição.
Unopar Tela8

Quanto custa o vestibular da Unopar?

Para fazer o vestibular da Unopar – tanto para os cursos na modalidade presencial como para o ensino a distância – a taxa de inscrição é de R$30,00 (trinta reais). Após se inscrever, a plataforma gera automaticamente o boleto para que o candidato realize o pagamento. O comprovante de pagamento deve ser apresentado no dia da prova e o pagamento deve ser à vista (dinheiro ou débito).

Como cancelar a inscrição do vestibular Unopar?

Caso queira cancelar a inscrição no vestibular Unopar, é bem simples. Basta acessar a área do candidato e informar o seu CPF no espaço apropriado para login. Nesse espaço, onde seus dados estarão disponíveis para a revisão e a consulta dos locais de prova, você também pode solicitar o cancelamento.

A área do candidato é o ambiente onde os seus dados ficarão armazenados ao longo de todo o processo. Caso desista de fazer a prova, basta solicitar o cancelamento. Como a inscrição tem o custo de R$30,00 (trinta reais), não há o reembolso em caso de desistência.

O que estudar para o vestibular da Unopar?

A melhor maneira de se preparar para qualquer vestibular é por meio do seu edital. Nesse documento, você pode ir além das informações gerais a respeito do conteúdo do ensino médio e tirar conclusões a respeito do que, de fato, a instituição espera do aluno.

No caso da Unopar, fica ainda mais fácil. Fazendo o exame para o curso EAD, é necessário apenas se preparar para a redação. Caso deseje usar a nota do Enem, o candidato deve se preparar para a avaliação anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Querendo entrar em um curso presencial, a dica é se concentrar nos conteúdos mais recorrentes no exame para cada matéria. Saiba quais são:

  • Em matemática, os exames costumam cobrar temas como porcentagens, probabilidades, trigonometria, equações e sequências, PA, PG e análise fatorial;
  • Em física, entre os temas que mais aparecem estão eletricidade, mecânica, energia, cinética, acústica e óptica;
    química é uma matéria que costuma cobrar conhecimentos a respeito de ligações atômicas, funções inorgânicas, estequiometria das reações, química orgânica, substâncias puras e misturas, soluções e equilíbrio químico;
  • A prova de biologia traz exigências como origem da vida e evolução, divisão celular, genética, parasitoses e grupos animais e vegetais;
  • Para a prova de língua portuguesa, fique atento à interpretação de textos, pois o vestibular tende a avaliar a sua capacidade de compreensão do que é apresentado;
  • A prova de história geralmente se concentra mais em questões que envolvem a consolidação da cultura ocidental e as crises políticas ao longo da história do Brasil;
  • Em geografia, fique atento a temas como globalização e geopolítica;
  • Na prova de língua estrangeira, o candidato pode escolher entre inglês e espanhol, devendo ter a capacidade de compreender um texto estrangeiro e interpretá-lo.

Que tipo de redação cai no vestibular da Unopar?

A proposta de redação do vestibular é apresentada somente na hora da prova. Isso significa que cabe ao aluno estar preparado para os diferentes tipos de abordagens possíveis. Assim, o ideal é ter atenção aos temas atuais, pois eles costumam aparecer nos principais vestibulares do país. Procure estar sempre de olho no que os jornais e revistas estão falando a respeito do que acontece no Brasil e no mundo.

A Unopar exige um texto argumentativo a respeito do tema apresentado. Esse texto precisa ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão, não podendo ultrapassar 30 linhas. Quanto à correção, ela valoriza noções básicas de ortografia, bem como coerência e coesão.

Uma boa maneira de conseguir sucesso na sua redação é por meio da prática. Separe ao menos uma hora por dia para escrever. Como o modelo de redação exigido na Unopar é semelhante ao de outras faculdades do Brasil, isso pode simplificar a sua preparação. Lembre-se também de ter alguém para ler e corrigir os seus textos. Pode ser um professor ou até sites na internet que trabalham com esse tipo de serviço. De qualquer forma, o melhor caminho para desenvolver uma boa redação é praticar.

Resultado do vestibular da Unopar

Não é comum que a instituição demore mais do que algumas semanas após a prova para divulgar seus resultados. Quando eles saem, ficam disponíveis para consulta no site oficial, que pode ser acessado via CPF do participante.
Os alunos que conseguirem a primeira colocação no vestibular da Unopar têm direito à bolsa de estudos integral para todo o curso. Segundos colocados recebem bolsa parcial de 50%, válida também durante todo o período da graduação. Esse é um incentivo para que o candidato faça o vestibular da instituição.

Cursos mais procurados da Unopar

Os cursos de graduação da Unopar são divididos entre bacharelado e licenciatura, além de cursos de tecnologia. Abaixo, listamos os mais procurados entre os candidatos. Confira um pouco sobre cada um deles:

Administração

O curso de Administração da Unopar é oferecido tanto no modelo presencial como no EAD (permitindo as opções 100% online ou semipresencial). No ensino a distância, os estudantes possuem mais autonomia quanto à rotina de estudos, podendo se dedicar ao curso quando e onde quiserem, desde que seja em um local que tenha acesso à internet.

No mercado de trabalho, a carreira de um administrador continua promissora, com múltiplas possibilidades de atuação. Além da oportunidade de gerenciar o próprio negócio, atuar ramo em administração geral ou seguir carreira acadêmica, existem outras áreas em que o profissional pode crescer, tais como: gestão de pessoas, auditoria e tributação, gestão financeira, comunicação e marketing, consultoria, vendas, logística, comércio exterior, controle de produção e gestão mercadológica.

Educação Física

A graduação de Educação Física da Unopar é oferecida na modalidade a distância. O curso proporciona conhecimentos sobre os mais diversos ramos das práticas esportivas, desenvolvendo nos alunos a capacidade de ministrar aulas, por meio de disciplinas da área da didática e da pedagogia.

Por conta da crescente busca pelo estilo saudável de vida, o profissional de educação física possui ampla área de atuação, podendo seguir uma carreira dinâmica, atuando em diversos locais. Entretanto, áreas que mais chamam a atenção dos profissionais do ramo são: academias, clubes esportivos, escolas, hotéis, resorts e clínicas de recuperação, além da possibilidade de atuar como personal trainer, realizando treinos personalizados para cada aluno.

Enfermagem

Quem optar pelo curso de Enfermagem, será possível escolher entre as modalidades presencial e semipresencial na Uopar, sendo possível conciliar estudos e trabalho, caso seja necessário. Ambas têm a durante de cinco anos, ou seja, dez semestres.

As oportunidades para os profissionais do ramo são muitas, de forma que é bem provável conseguir um trabalho logo após o término do curso. Além disso, é possível realizar uma especialização – entre as diversas da área – para conseguir cargos e salários mais promissores.

Estética e cosmética

No curso de Estética e Cosmética da Unopar, os alunos entram em contato com os produtos da área, aprendendo a manuseá-los, desenvolvê-los e aplicados em pacientes. Por isso, a graduação é muito voltada para a prática, com treinamentos institucionais, promoção de pesquisas, realização de auditorias e consultoria de cosméticos.

Quanto ao mercado de trabalho, não há dúvidas de que esse é um ótimo momento para a carreira. O Brasil está em entre os primeiros na lista de países que mais consomem produtos cosméticos, além da alta procura de serviços estéticos nos últimos anos. Tudo isso valoriza a profissão e garante oportunidades de carreira. ​

Nutrição

Na Unopar, o bacharelado em Nutrição tem duração de oito semestre, ou seja, quatro anos. Ao longo das aulas, os alunos têm contato com disciplinas teóricas e práticas, o que permite o ganho de habilidades para realizar orientações nutricionais com base em casos reais, situações diferentes e públicos diversos. A graduação é oferecida nas modalidades presencial e semipresencial – e ambas contam com uma matriz moderna e atualizada diante das tendências do mercado.

As oportunidades estão em crescimento exponencial para os profissionais da Nutrição. Isso porque, a cada dia mais, as pessoas têm buscado um estilo de vida mais saudável aliado à boa alimentação. Existem oportunidades para os nutricionistas em: consultoria para restaurantes, planejamento de cardápios para indústrias e empresas, participação em projetos de criação de produtos alimentícios etc. ​

Pedagogia

O curso de Pedagogia da Unopar está adequado às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos primeiros a seguir essa mudança em todo o país. Com o modelo novo, os pedagogos se formam por completo, estando preparados para atuar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
O mercado de trabalho para o profissional formado em Pedagogia é bastante amplo, sendo possível atuar em diferentes níveis de educação, além de locais que contam com o apoio do trabalho de um pedagogo, seja dentro ou fora da sala de aula.

Entre as opções, o profissional pode trabalhar com: docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental; gestão educacional em instituições de ensino; docência e gestão educacional em espaços não escolares para crianças, jovens e adultos; gestão e coordenação de programas de ensino; treinamento e desenvolvimento de professores; psicopedagogia; redação e edição de materiais didáticos; entre outros

Vestibular Unopar 2022

O vestibular Unopar 2021 está com inscrições abertas. Para se inscrever, basta acessar o site e seguir os seguintes passos:

  • escolher o curso, a modalidade, a instituição, o horário e o local em que deseja estudar;
  • inscreva-se no vestibular da unidade escolhida;
  • ir até o campus (ou polo) para realizar a prova no dia e horário agendados.
Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Simule o seu financiamento e descubra quanto pagará por mês:

Declaro que li, conheço e estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Cookies do Pravaler.

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR