Vestibular UVA: como é o vestibular da instituição


UVA é como a Universidade Veiga de Almeida é conhecida. A instituição carioca é tida como uma referência em termos de qualidade no ensino superior. Isso é garantido pelo Ministério da Educação, que no ano de 2019 atribuiu à UVA o chamado Conceito Institucional (CI) máximo de sua avaliação.

Assim, com o conceito 5 em uma escala que vai de 1 a 5, a UVA se coloca entre as mais importantes do Brasil. Considerando outra das principais avaliações do MEC, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UVA tem conceito 4, o que faz dela uma das dez melhores, ao lado de instituições como PUC e Mackenzie.

A UVA apresenta diferentes formas de ingresso, sendo as principais o vestibular tradicional, o vestibular agendado e o Enem.

Saiba mais sobre essas modalidades e faça parte de uma instituição de ensino com potencial para colocar você entre os profissionais mais requisitados do mercado.

Como é o vestibular UVA?

Para participar, basta acessar a página do exame no site oficial e preencher a ficha de inscrição que aparece ao lado direito da tela. Nela você informa campus e curso de seu interesse e aguarda a confirmação.

Já o vestibular agendado também pode ser solicitado via site, bastando o candidato optar entre os dias, turnos e horários disponibilizados pela instituição. No caso, de segunda a sexta, às 9 h, às 15 e às 19 horas e aos sábados às 9 h, às 11 h e às 13 horas.

A UVA oferece uma variedade de programas voltados para a graduação. Entre eles estão os cursos presenciais, a distância e semipresenciais. As áreas de estudo se dividem entre arte & design, ciências biológicas e da saúde, comunicação, engenharias, exatas, humanas, negócios e tecnologias. Confira a lista completa com todas as formações disponíveis.

Datas das provas

O vestibular tradicional acontece dia 17 de agosto e as matrículas ainda estão abertas. O vestibular agendado pode ser feito a qualquer momento, desde que existam datas disponíveis no portal da UVA. Nesse caso, basta acessar o site e verificar se é possível fazer a sua inscrição.

Vestibular para EAD

A UVA também se destaca pela oferta de cursos de educação a distância, com programas avançados, capazes de unir técnicas pedagógicas modernas a elementos como flexibilidade e comodidade, criando meios para que o aluno se qualifique como um profissional requisitado pelo mercado. Em relação a eles, as formas de ingresso são as mesmas dos cursos presenciais.

Para as graduações a distância, são 27 programas. Entre esses programas se destacam os cursos de Administração de Empresas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental.

Caso o candidato tenha o interesse em estudar de maneira semipresencial, ele pode ter à sua disposição todos os benefícios dos alunos do ensino a distância e ainda contar com a interação presencial no campus onde fará o curso. Modalidades como Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, são alguns dos cursos disponibilizados nesse modelo.

Como fazer a inscrição no vestibular UVA?

Existem dois meios para garantir a sua participação no vestibular UVA. Via internet, no site da instituição, e pessoalmente, indo até uma Central dos campi:

  • Campus/Polo Tijuca: Rua Ibituruna, nº 108 – Bloco A (Central de Atendimento) – Térreo, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ;
  • Campus/Polo Barra: Av. General Felicíssimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ;
  • Campus/Polo Cabo Frio: Estrada Perynas, S/N, Perynas, Cabo Frio–RJ.

Caso a sua opção seja se inscrever via site, vá até a aba lateral no canto esquerdo e escolha o tipo de concurso do qual pretende participar.

Como cancelar a inscrição?

É necessário fazer a solicitação de cancelamento no site oficial da instituição ou então entrando em contato com a comissão responsável pelo vestibular UVA. Os números disponibilizados para contato são (21) 2574 8888 para o Rio de Janeiro e 0800 024 6172 para demais localidades.

O que estudar para o vestibular UVA?

Você pode se preparar para o Enem e assim aproveitar a nota para tentar entrar em diversas faculdades ou então se concentrar nas provas que a própria instituição realiza. Uma dica é tentar as duas coisas para aumentar as suas chances.

O vestibular tradicional UVA traz 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação com um tema da atualidade definido pela instituição. O aluno precisa escrever entre 15 e 20 linhas para não ter a sua prova zerada. Para a prova de múltipla escolha, as áreas avaliadas são:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O ideal é fazer uma preparação ampla, pois todo o conteúdo do Ensino Médio será exigido na sua avaliação. Por se tratar de um conjunto de matérias que teoricamente precisa de três anos para ser ensinado, mesmo o período de um ano, que é o tempo usado pelos cursinhos, pode ser pouco para uma boa assimilação das matérias, mas isso pode ser suprido com uma metodologia eficiente de estudos.

Assim, é possível recorrer a cursinhos pré-vestibulares. Alguns deles são gratuitos e costumam conseguir excelentes aprovações. Também existem os cursinhos pagos, estes geralmente são mais interessantes para quem não tem tanto tempo até o dia da prova, pois oferecem soluções como as turmas de maio e os semiextensivos.

Além disso, existem materiais na internet que podem ajudar você a se organizar caso decida estudar sozinho. Alguns sites oferecem até a resolução comentada de provas anteriores de vestibulares. Isso pode ajudar você a conhecer melhor esse tipo de prova. Confira também outras dicas que podem ser úteis para a sua aprovação.

Já o vestibular agendado consiste apenas na prova de redação. Neste caso, confira as informações sobre como fazer essa prova na sequência.

Que tipo de redação cai no vestibular UVA?

A avaliação é feita por meio de uma análise de um tema atual apresentado para o aluno. A redação vale tanto para o vestibular presencial quanto para o agendado. Como não há uma definição a respeito do tipo de redação a ser exigida, o ideal é que o candidato faça uma preparação segura, estudando as diferentes abordagens que podem aparecer no exame.

De maneira geral, o modelo de dissertação é o mais comum, entretanto, não há garantias de que essa será a exigência da prova. É possível que o aluno tenha que desenvolver uma narração ou escrever uma carta, por exemplo. A dica aqui é praticar.

Quanto mais você escreve, maior tende a ser a facilidade com que consegue transmitir suas ideias para o papel, algo extremamente valorizado pelas diferentes bancas examinadoras do país. Confira como fazer uma redação eficiente para o Enem e demais vestibulares.

Resultado do vestibular

A instituição disponibiliza as informações a respeito dos resultados na prova em sua página para o vestibular, além de fazer a divulgação em diferentes meios de comunicação. Assim, o mais viável é acessar a página da instituição para entrar com o seu CPF e fazer a busca. As atualizações são rápidas, com as divulgações sendo feitas regularmente.

Fique atento às datas para não perder os prazos.

Cursos mais concorridos da UVA

A UVA se destaca pela variedade de opções para os alunos. De acordo com os resultados da última edição do ProUni, os cursos mais disputados da UVA são:

  1. Nutrição, na Barra da Tijuca.
  2. Engenharia Civil, na Barra da Tijuca.
  3. Direito, em Cabo Frio.
  4. Arquitetura e Urbanismo, na Unidade Sede.
  5. Nutrição, na Unidade Sede.
  6. Engenharia Civil, na Barra da Tijuca.
  7. Biomedicina, na Unidade Sede.
  8. Psicologia, na Unidade Sede.
  9. Direito, na Unidade Sede.
  10. Relações Internacionais, na Unidade Sede.

Como visto, o campus mais requisitado pelos alunos é o da Barra da Tijuca, onde são oferecidos cursos como o de Nutrição e Engenharia Civil. Essa é a principal unidade da UVA, contando com 54 programas de graduação tradicional, 36 programas de graduação tecnológica, 4 mestrados e 3 doutorados.

Outra unidade importante é a da Barra, que conta com programas como Biomedicina, Direito e Engenharia da Computação.

É possível saber mais sobre a instituição e os cursos que oferece conferindo o material disponibilizado sobre áreas e carreiras.

É possível usar o PRAVALER na UVA?

Sim. A Universidade Veiga de Almeida faz parte do conjunto de instituições que participam do PRAVALER, o maior programa de financiamento estudantil privado do país.

Para participar é necessário apenas estar matriculado em uma faculdade, seja tendo sido aprovado por meio do vestibular tradicional, do agendado ou via Enem.

Todo o funcionamento do PRAVALER é simplificado, o que significa que o aluno pode fazer a sua simulação e dar início ao seu cadastro no mesmo site.

É uma opção muito menos burocrática do que o FIES, a iniciativa do governo federal que atrela a aprovação ao desempenho do candidato no Enem e faz uma série de exigências, como o limite de vagas e a opção pelo curso na modalidade presencial.

Entendeu como é o vestibular UVA? Então saiba mais sobre a Estácio e as possibilidades de acesso a ela.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.