Visão de negócio para Dev: porque é tão importante e como aperfeiçoar essa skill? Visão de negócio para Dev: porque é tão importante e como aperfeiçoar essa skill?

Visão de negócio para Dev: porque é tão importante e como aperfeiçoar essa skill?

Que o mercado de trabalho é extremamente competitivo, você já sabe, né? O que, talvez, você ainda não saiba é que as exigências comportamentais para quem trabalha com desenvolvimento estão aumentando. Antigamente, dominar algumas hard skills era o bastante para se alcançar um bom cargo. Agora, algumas habilidades comportamentais, também são fundamentais para quem quer se destacar na área. Entre elas podemos citar a capacidade de gerenciar projetos, a criatividade e, especialmente, a visão de negócio.

Afinal, essa visão estratégica ajuda as pessoas a entenderem melhor as necessidades da empresa, enxergando assim as oportunidades e melhorando a sua comunicação. Além disso, para desenvolver um bom software é preciso dominar tanto as linguagens de programação quanto entender as particularidades de cada cliente.

Viu só? Compreender as operações e as regras de funcionamento do mercado também são requisitos essenciais para se entregar produtos com qualidade.  E, você, ainda não sabe como desenvolver uma visão de negócios eficiente? A gente te ensina!

Mas o que é a visão de negócio e porque essa soft skill é tão importante?

Certa vez, o famoso escritor britânico Lewis Carroll disse que “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho te serve”.Quando pensamos no mercado de trabalho, sobretudo nas área de TI e programação, essa premissa também é verdade.

Vamos colocar as coisas assim: imagine que você é profissional de desenvolvimento e não possui perspectivas claras sobre a empresa que atua e os produtos que desenvolve. Você pode até dar alguns passos mas, dificilmente, conseguirá se destacar.

Nesse sentido, ter visão de negócio significa entender os propósitos e o segmento em que você opera. Afinal de contas, para se promovido ou alcançar cargos maiores, você precisa sim entender qual as vantagens, desvantagens e necessidades da sua empresa. Este conhecimento ainda te ajudará na hora de desenvolver softwares mais eficientes.

Mas, como alguém que se acostumou a lidar apenas com códigos pode aprender a gerenciar equipes, conflitos e questões burocráticas que não ensinadas na graduação?

Simples: com força de vontade, envolvimento, proatividade e interesse.

Quer ver só?

Desenvolvendo sua visão estratégica de negócios

Sabemos que existem diferentes códigos, softwares e finalidades. Alguns produtos, por exemplo, existem para controlar estoques, emitir notas, gerenciar equipes ou fazer um balanço financeiro. Mas uma coisa é certa: cada sistema possui seus próprios comandos, funcionalidades e restrições, visando assim atender necessidades específicas do cliente.

No entanto, na maioria das vezes, quem trabalha com desenvolvimento atua em sistemas que já foram programados. Por isso, é tão importante conhecer as regras do negócio antes de começar a produzir novos códigos ou implementar outras funcionalidades.

Uma forma simples de desenvolver sua visão de negócios é comunicando-se diretamente com cliente, afinal de contas, é ele quem está adquirindo o software e conhece suas próprias limitações. Para isso, você pode, por exemplo, agendar visitas ou acompanhar (ainda que por um dia) os processos operacionais daquela empresa.

Vale ainda:

  • Ter uma visão sistêmica e ampla do negócio;
  • Não tentar só apagar os incêndios, mas oferecer também soluções definitivas;
  • Entender as dores do cliente, 
  • Trabalhar seu senso de liderança; 
  • Possuir criatividade.

Lembre-se também de fazer perguntas, simular cenários e realizar testes. Tudo isso é importante para entender, absorver e adquirir sua visão de negócio. Além disso, esse olhar estratégico é primordial para que todas as lideranças e colaboradores envolvidos saibam exatamente onde querem chegar e o que precisam fazer para ter sucesso.

Gostou? Então leia também nosso post sobre 5 tendências de TI para 2021.

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.