Você é calouro ou veterano?

Por useradmin

Você é calouro ou veterano?

Se você está estudando para o vestibular ou vai começar a faculdade agora, existem muitas coisas que você não vai entender de primeira. As universidades têm muitos departamentos, salas e disciplinas com nomes que você nunca viu antes, então pode ser difícil de saber o que fazer em cada uma delas.

Além disso, estudantes de universidades têm seu próprio dialeto, que pode mudar de acordo com o local ou ano, e você vai aprender essas novas gírias e expressões aos poucos. Mas “calouro” e “veterano” são dois termos usados nas universidades brasileiras há muitos anos! Você sabe o que significa?

O que é um calouro?

Um calouro é alguém que entrou na faculdade. Ou seja: aquele que acaba de passar no vestibular. Durante todo o primeiro ano ou semestre – dependendo do sistema da faculdade -, ele vai ser chamado de calouro por colegas e professores, só deixando o título quando uma nova leva de novos alunos passar no vestibular. Aqui no Brasil, como em muitos outros lugares, existe a tradição da “calourada” ou “trote”, em que os alunos novos são recepcionados pelos antigos com jogos, brincadeiras e festas.

Muitas pessoas fazem piadas com os calouros pelo desconhecimento das regras e particularidades da faculdade e podem pregar peças, como dar as direções erradas para o Restaurante Universitário. Na internet, existem muitas brincadeiras sobre como calouros sempre chegam muito antes do horário ou como fazem perguntas bobas para os professores. Isso é normal e, se você for um calouro, tente não se ofender! Um dia, a situação muda.

Calouros também são chamados de “bixos” em alguns lugares do país!

O que é um veterano?

Quando você deixa de ser um calouro, você passa a ser um veterano – alguém que está a mais tempo na faculdade. Essa é a definição usada pela maioria. No entanto, em alguns lugares, só se considera veterano aquele que está prestes a se formar, no último ano ou semestre da faculdade. Os veteranos já compreendem o sistema do curso, já se dão bem com os professores, já aplicaram o trote nos calouros e muitos já trabalham e têm mais experiência profissional.

Também se faz muitas piadas com veteranos, mas é no extremo contrário aos calouros: falam que eles nunca chegam na hora porque já sabem quais professores fazem chamada antes ou depois da aula; que levam só uma caneta para a sala de aula e anotam em papéis de rascunho; que já não ligam mais para as notas porque só querem se formar e ir embora. Assim como as piadas feitas com calouros, não é nada para ser levado a sério!

As relações entre calouros e veteranos nas universidades costumam ser cordiais, mesmo com os trotes e as brincadeiras. Calouros podem tirar suas dúvidas com veteranos e mesmo pedir livros emprestados quando forem difíceis de encontrar. Os veteranos se divertem apresentando a universidade e novos amigos para os calouros, além de levá-los a grupos de discussão e clubes. Todos podem ter uma boa relação e aprender uns com os outros!

E você, é calouro ou veterano? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Faculdade

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.