Você está pronto para fazer faculdade?

Quem nunca ouviu um “o que você quer ser quando crescer”? Durante a infância, responder a essa pergunta é um exercício de imaginação que permite dar vida a sonhos, sejam eles os mais fantasiosos possíveis ou não. É quase uma brincadeira se imaginar de branco em um consultório ou com um livro na mão, ensinando outras pessoas.
O tempo vai passando e o peso dessa pergunta, que parece ser simples, aumentando. O ensino médio chega e, com ele, todas as escolhas que somos induzidos a fazer referente a qual área se especializar e qual faculdade cursar. É nesse momento que aquelas respostas descompromissadas da infância ganham critério de urgência, de algo que precisa ser definido logo. Mas será mesmo que precisa?
Será que todas as pessoas estão prontas para definirem o que querem cursar na faculdade quando ainda estão no ensino médio? Será que possuem a bagagem suficiente de vida para poder fazer apenas uma escolha e preterir tantas outras? Se você também tem dúvidas se está pronto para fazer faculdade, listamos alguns sinais que podem lhe ajudar a descobrir. Confira!
Maturidade para fazer a melhor escolha
Socialmente, a vida adulta começa com a maioridade e, juntamente com ela, vem o término do ensino médio e o ingresso na faculdade. Mas a maturidade, que é o que realmente dá a base para tomar decisões considerando as responsabilidades que elas acarretam, não tem idade e pode demorar mais para uns do que para outros a chegar.
A escolha de qual faculdade cursar é uma decisão que requer, sim, maturidade. E muita! Isso porque ela vai refletir, se não o resto da sua vida, pelo menos nos próximos anos dela. E não se engane: você vai passar a maior parte do tempo fazendo o que escolheu quando definiu qual seria a sua profissão. Portanto, se você sente que está considerando todos os pontos positivos e negativos – porque eles sempre existem – do curso que quer fazer na faculdade, vá em frente e comece a trilhar o seu futuro profissional.
Disposição para mudanças
Você pode ter pensado apenas nas mudanças físicas, como ter que ir para outro estado ou cidade para cursar a faculdade e ficar longe das pessoas que conhece. Apesar de também serem possíveis durante essa fase da vida, existem outras mudanças que acontecem quando você decide entrar na faculdade e que têm igual peso para que a sua decisão seja tomada com segurança.
Primeiro, a sua rotina vai mudar e, muito provavelmente, os horários também. Você vai ingressar num mundo aleatório e completamente desconhecido. Vai precisar se dividir entre a sua casa, os amigos do colégio, os trabalhos da faculdade, as aulas e, possivelmente, os estágios. A rotina vai ficar mais cansativa e isso tudo representa as mudanças significativas. Se você se sente confortável e, principalmente, pronto para elas, seja bem-vindo à faculdade!
Disponibilidade e força de vontade
Cursar uma faculdade é, antes de tudo, ter força de vontade e disponibilidade, tanto financeira quanto de tempo. Mesmo que você ingresse em uma instituição pública, vai ter gastos com locomoção, alimentação e material de estudos; para isso, é preciso planejamento.
No caso da faculdade ser particular, então, esses pontos precisam ser ainda mais bem definidos. Se você tem o sonho de entrar no ensino superior, mas o fator financeiro pode ser um impedimento, que tal ir atrás do seu sonho e tentar bolsas de estudos ou projetos de pesquisa para ajudar no orçamento? A sua força de vontade, aqui, é essencial para conquistar a tão desejada faculdade.
Gosto pelos estudos
É sabido que uma faculdade concede aos seus alunos muito mais do que conhecimentos técnicos e profissionais: ela forma indivíduos mais politizados e críticos. Mas de nada adianta se matricular em um curso se você não estiver aberto a novas perspectivas e olhares sobre o mesmo assunto ou não quiser estudar.
Aqui, tampouco importa a instituição de ensino que você ingressar: quem faz a faculdade é o aluno e é preciso se dedicar para absorver o máximo possível de um curso de graduação.
Se você se identifica com essas características ou consegue identificar que algumas delas precisam ser melhor desenvolvidas, é um sinal de que você está passando por esse momento de transição para entrar na faculdade. Não se assuste. No começo, você pode se sentir um peixe fora d’água, mas com o tempo, você vai conquistando seu espaço e construindo o início da sua carreira profissional.

Categoria: FaculdadePrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.