Volta às aulas com força total!

O início das aulas em escolas, cursinhos e faculdades já está aí, e isso representa algumas dificuldades para os estudantes. Nas férias nós dormimos mais tarde, acordamos mais tarde e provavelmente não estudamos nada.
Com a volta às aulas, temos que nos habituar àquela velha rotina de novo. Mas como se acostumar com o ritmo de estudos? Como não deixar sua produtividade ser afetada pelos vários dias sem estudar nada? Aqui vão algumas dicas para ter uma volta às aulas com força total!
Volte à rotina lentamente
Não adianta querer, de um dia para o outro, acordar duas horas mais cedo, estudar três matérias e fazer cinco páginas de exercícios de matemática. Seu cérebro precisa se adaptar aos poucos! Antes de as aulas começarem, já comece a acordar cada dia mais cedo, de quinze em quinze minutos até chegar no horário ideal. Aos poucos, vá abrindo suas apostilas, fazendo algumas revisões rápidas nas suas anotações e assistindo a alguns vídeos que possam ajudá-lo a entender alguma matéria passada. Assim, você vai retomando seu ritmo de estudos.
Escolha um bom ambiente para estudar
Ter concentração é ainda mais difícil quando voltamos das férias. Por isso, escolha um ambiente sossegado e bem iluminado para estudar, onde só estejam você e seu material. Livre-se das distrações. Coloque seu celular no modo silencioso ou desative as notificações das redes sociais. Desligue a internet ou bloqueie sites que possam distraí-lo. Faça o possível para manter o foco e aumente sua produtividade!
Estude com seus amigos
Seus colegas devem estar passando pelo mesmo problema de adaptação na volta às aulas, então sugira que vocês estudem todos juntos! Compartilhar resoluções de exercícios, explicar as matérias uns para os outros e assistir a videoaulas juntos vai ser uma maneira divertida de aprender. Mas tenham em mente que vocês se reuniram para estudar, e não para conversar ou fazer bagunça!
Comece algo novo
Uma ótima maneira de começar o ano letivo é introduzindo algo novo em sua rotina! Começar a praticar esportes, encontrar um novo hobbie artístico, aprender uma nova habilidade, fazer trabalhos voluntários ou entrar em um novo grupo vai deixar você mais motivado para os estudos, porque vai adicionar mais ânimo em sua rotina! Aproveite para fazer algo desafiador!
Lembre-se de seus objetivos
A grande chave para aumentar sua produtividade nos estudos é lembrar por que você está estudando. Seja o vestibular, as provas da escola ou as notas do curso de inglês, é sempre bom ter metas estabelecidas para se manter motivado. Uma boa dica é sempre pensar em um futuro mais distante: você não está estudando para passar no vestibular, mas sim pelas pessoas de quem você vai cuidar quando for um médico formado. Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo!
Essas são algumas dicas de como voltar às aulas com força total. Vá com calma, deixe seu cérebro se adaptar e nunca perca seus objetivos de vista! O mais importante é nunca perder a motivação!
Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários! Vamos começar o ano da melhor forma possível!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.