Universidade Unifil Universidade Unifil

Medicina Veterinária: o curso que cuida dos animais

A Medicina Veterinária presta assistência clínica a animais em geral, seja para o seu bichinho de estimação, seja para animais silvestres ou de grande porte. O médico veterinário pode realizar cirurgias, cuidar e orientar o cliente sobre cuidados para com a saúde do animal, dar dicas sobre a alimentação e, no caso de animais silvestres ou de grande porte, pode também fornecer orientações e acompanhar a reprodução.

Além disso, a Medicina Veterinária também desenvolve outras funções. O médico veterinário pode atuar na inspeção de alimentos produzidos de origem animal, inspecionando as tecnologias empregadas na produção. Ou seja, qualquer agroindústria que utilize matéria prima animal deve contar em sua equipe com um médico veterinário para desempenhar essa função, que é fundamental. Além disso, o profissional deve fiscalizar se as normas de higiene são cumpridas pela indústria de alimentos, atuando no sentido de evitar que doenças sejam transmitidas aos consumidores humanos. É um trabalho na área da saúde pública, dedicado às zoonoses.

Por último, o médico veterinário pode também trabalhar em clínicas particulares, vendendo e aplicando medicamentos, vacinas, alimentos e demais produtos de aplicação animal.

Em resumo, um médico veterinário pode atuar nas seguintes áreas:

Biotecnologia;
Clínica;
Cuidados da saúde de animais silvestres;
Cuidados de animais de grande porte (cavalos, bois, etc);
Defesa sanitária;
Desenvolvimento e produção de medicamentos para uso veterinário;
Fiscalização e controle de produtos beneficiados a partir de matéria prima animal;
Genética;
Saúde pública.
Estágio
O curso de Medicina Veterinária conta com um estágio obrigatório. O recrutamento dos estagiários é realizado por agroindústrias que elaboram produtos veterinários e produzem alimentos, fazendas e propriedades rurais, clínicas, matadouros, laticínios, zoológicos, laboratórios de inseminação e faculdades.

O estágio acontece em todos os meses do ano. O ideal é que o estudante busque iniciar este estágio obrigatório a partir do terceiro ano de curso, quando já dispõe dos conhecimentos básicos necessários à prática e pode absorver melhor a experiência. Nesta condição, o estagiário presta auxílio aos médicos veterinários em todas as suas atividades.

Após a conquista do diploma, o médico veterinário deverá registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária, estando então apto para exercer a profissão.

Disciplinas do curso de Medicina Veterinária
Fundamentos da Anatomia Veterinária;
Deontologia e Bioética;
Bioquímica;
Biofísica;
Citologia, Histologia e Embriologia Geral;
Anatomia;
Estatítica;
Microbiologia;
Sociologia Aplicada;
Genética Veterinária;
Parasitologia Veterinária;
Farmacologia Básica;
Patologia Geral;
Semiologia;
Agrostologia;
Economia rural;
Anestesiologia;
Tecnica Operatória;
Administração.
Em geral, o curso é dividido em 10 períodos, incluindo-se o estágio supervisionado e as disciplinas optativas.

Outras informações importantes
A profissão de médico veterinário é regulamentada pela Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968. A expectativa de ganho mensal para este profissional é de R$ 2.000 no início da carreira, podendo chegar a R$ 7.000.

Ao atuar em empresas, o veterinário pode assumir cargos de direção e gerência. Ao atuar como profissional autônomo, pode ser dono de uma clínica ou trabalhar como profissional contratado. Pode, ainda, atuar na docência em faculdades e escolas, desde que realize as disciplinas específicas para esta função.

Encontre o curso de Medicina Veterinária mais perto de você! Clique aqui. Dúvidas? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco.

Categoria: Cursos

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR