Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
10 motivos para você trabalhar durante a faculdade 10 motivos para você trabalhar durante a faculdade

10 motivos para você trabalhar durante a faculdade

Nem sempre os pais podem arcar com os custos da faculdade dos seus filhos. Por isso, é bastante comum que os estudantes conciliem os estudos com o trabalho. Conseguir administrar as responsabilidades da faculdade com uma atividade profissional será importante para que o profissional desenvolva seu senso de urgência e sua capacidade de gerenciamento de tempo.

Existem vários motivos pelos quais trabalhar durante a faculdade pode ser benéfico para os estudantes. Fique conosco nesse artigo e veja 10 motivos para você começar a trabalhar enquanto está estudando.

Motivos para você trabalhar durante a faculdade

Mais senso de responsabilidade

Projetos para entregar, prazos para cumprir e temas novos para aprender. Olhando assim, poderíamos estar falando tanto sobre uma faculdade quanto de um trabalho. Sabe a razão? Porque ambas atividades exigem responsabilidade e comprometimento. Quanto maior este senso, melhor você se sairá no mercado de trabalho.

Além disso, o trabalho durante a faculdade pode ajudar a desenvolver habilidades profissionais valiosas, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e gestão de tempo.

Aplicação prática do conhecimento

Mesmo quando o trabalho não está diretamente ligado à área em que você está estudando, é sempre possível aproveitar o aprendizado adquirido na faculdade e utilizá-lo no ambiente profissional. Além de praticar o que está sendo aprendido – e, com isso, reforçar o aprendizado -, é possível ganhar mais visibilidade e crescer no trabalho ao demonstrar mais qualificações.

Ganho de experiência profissional

Ao saírem da faculdade, muitos recém-formados se deparam com uma situação intrigante. Além da formação, os recrutadores exigem experiência profissional. E aí, os quatro ou cinco anos dedicados somente a um curso podem implicar em perder uma oportunidade de trabalho.

Trabalhar durante a faculdade pode fornecer experiência de trabalho valiosa que pode ser útil na procura de empregos futuros. Os empregadores geralmente valorizam candidatos que já possuem experiência de trabalho relevante, como por exemplo em estágios e empresas júnior.

Melhor gestão da rotina

No mercado de trabalho atual, saber se autogerenciar é muito importante. As empresas têm estruturas cada vez mais enxutas e, com o acúmulo de funções, nem sempre há tempo hábil para que o gestor repasse suas atividades diariamente. Um profissional que sabe gerenciar sua rotina com certeza será mais valorizado.

Trabalhar durante a faculdade pode ajudar a desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo. Isso pode ser especialmente útil para estudantes que precisam equilibrar o trabalho com as exigências acadêmicas.

Desenvolvimento de networking

Tanto na faculdade quanto no trabalho, você irá conhecer muitas pessoas. E, quanto maior seu círculo de amizades, maiores serão as possibilidades de você conseguir indicações de oportunidades em sua área quando se formar.

Trabalhar durante a faculdade pode ajudar a construir uma rede de contatos profissionais que podem ser úteis para o futuro. Os colegas de trabalho, supervisores e clientes podem se tornar importantes referências profissionais no futuro se você fizer networking.

Direcionamento da carreira

Em geral, o ambiente acadêmico é bastante diferente do profissional. Para optar entre uma carreira e outra, poder conhecê-las simultaneamente pode ajudar na comparação e na escolha entre seguir como pesquisador ou, por exemplo, como engenheiro dentro de uma grande empresa.

Experiência de estágio

De uma forma geral, as faculdades exigem a conclusão de um estágio para a validação do curso e liberação do diploma. Estar empregado pode facilitar o caminho até esta vaga, seja pelo networking criado ou pelas próprias oportunidades internas que a empresa pode vir a oferecer.

Identificação de tema de estudo

Para concluir a faculdade, também é preciso entregar um trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como TCC. Mas escolher o objeto de estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Poder conciliar um projeto do trabalho com esta pesquisa pode não só solucionar a dificuldade em achar um tema como melhorar seu desempenho na empresa, levando a um reconhecimento.

Ganhos financeiros

Mesmo que a faculdade seja paga pelos seus pais ou que você receba uma ajuda de custo, a remuneração sempre será bem-vinda. Afinal, livros, viagens, impressões e cursos que serão mais viáveis. Trabalhar durante a faculdade pode proporcionar uma fonte de renda para ajudar a pagar as despesas da faculdade, como a mensalidade, livros, alimentação, moradia e transporte.

Desenvolvimento pessoal

O amadurecimento não pode ser medido, mas com certeza será resultado desta dupla jornada e fará diferença na sua vida pessoal e profissional.

Quer saber mais sobre os desafios da vida profissional e da vida universitária? Então, confira nossos outros posts sobre o tema!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter