Banner como contratar | PRAVALER

Tudo o que você precisa saber para contratar o financiamento estudantil Pravaler

Já simulou o financiamento, curtiu as nossas condições e quer entender mais sobre alguns termos do contrato? Aqui a gente te explica o que você pode encontrar no documento.

Como funciona o financiamento do Pravaler?

Como funciona o financiamento do Pravaler?

A contratação é toda online, desde a simulação até a assinatura do contrato. A gente financia as mensalidades da sua graduação presencial semestralmente e o valor das parcelas vão variar dependendo do curso e universidade.

Na Faculdade

Na Faculdade

R$ 500 REAIS* por mês

por mês

Em 4 anos de curso

Com Pravaler

Com Pravaler

R$ 250 REAIS* por mês

por mês

Em pelo menos 8 anos de financiamento

*Imagem ilustrativa, valores sujeitos a alteração e encargos

As parcelas não se acumulam

As parcelas não se acumulam e isso não é fake news!

Você só vai começar a pagar um novo semestre financiado depois de ter concluído o pagamento do contrato anterior.

Como contratar o financiamento do Pravaler?

Como contratar o financiamento do Pravaler?

Aqui não tem complicação nem documento pra imprimir. Veja como é fácil:

Encontre a instituição

Encontre a instituição de ensino e o curso desejado no simulador;

1
Confira as Condições

Confira as condições de contratação e preencha o cadastro;

2
Confirme os dados

Confirme todos os dados, assine o contrato online e envie os seus documentos e os do seu garantidor;

3
O garantidor pode ser qualquer pessoa

O garantidor pode ser qualquer pessoa que quer te ajudar a estudar! Ele precisa comprovar uma renda mínima de 2x o valor da mensalidade. Nem você e nem ele podem ter restrições em serviços de proteção ao crédito.

Matricule-se

Matricule-se na faculdade indicada no cadastro, para validação das informações e aprovação do financiamento;

4
Foi Aprovado?

Foi aprovado?

o APP ou Portal do Aluno para conferir os boletos.

5

Fácil, rápido, seguro, descomplicado e o melhor... tudo 100% online pra você não perder tempo!

Fácil, rápido, seguro, descomplicado
Hora de assinar o contrato virtual!

Hora de assinar o contrato virtual!

Para agilizar o processo e começar logo os estudos, não é preciso imprimir nenhuma papelada e nem comparecer no Pravaler ou na faculdade. É só assinar eletronicamente o contrato de financiamento enviado para o e-mail e encaminhar pra gente! Essa modalidade tem validade jurídica garantida, nos termos da Medida Provisória 2.200-2/01.

Contrato assinado,

Contrato assinado,
termos aceitos!

Quando você assina o contrato do Pravaler, você declara que está de acordo com todos os termos do documento. Por isso, leia cuidadosamente e confirme tudo o que foi combinado, beleza?!

Pagando as parcelas com o Pravaler

Pagando as parcelas com o Pravaler

Assim que seu financiamento estiver disponível, você terá acesso aos boletos de pagamento no APP ou através do Portal do Aluno. Algumas universidades, mesmo que você já esteja estudando com o Pravaler, te encaminharão boletos com o valor das mensalidades integrais do seu curso. Isso ocorre porque os sistemas de cobrança são automatizados.

IMPORTANTE

Se a grade curricular mudar depois de ter assinado o contrato e gerar diferença de valor na mensalidade, esse acréscimo deverá ser pago para a faculdade, já que ele não foi considerado no financiamento, assim como outras taxas adicionais. O Pravaler não se responsabiliza por nenhum pagamento além do contratado.

Vencimento dos boletos

Vencimento dos boletos

Se for a sua primeira contratação, os dois primeiros boletos têm como data de vencimento o prazo de 20 dias após o pagamento da primeira mensalidade do Pravaler para a faculdade. Acompanhe essas atualizações pelo APP ou no Portal do Aluno.

IMPORTANTE

IMPORTANTE

Se a grade curricular mudar depois de ter assinado o contrato e gerar diferença de valor na mensalidade, esse acréscimo deverá ser pago para a faculdade, já que ele não foi considerado no financiamento, assim como outras taxas adicionais. O Pravaler não se responsabiliza por nenhum pagamento além do contratado.

Acabou o semestre?

Acabou o semestre?
Renove o financiamento

A recontração é semestral e não é renovada automaticamente. Isso porque esperamos você completar o seu semestre para entender a necessidade de um novo contrato.

Solicitar renovação Solicitar renovação
  • Solicitar renovação Solicitar renovação

    Acesse o nosso portal e clique em “solicitar renovação”, assim que realizar o pedido de rematrícula em sua instituição de ensino;

  • Confirme os seus dados e os do seu garantidor

    Confirme os seus dados e os do seu garantidor, além da renda de ambos;

  • Aguarde a nova avaliação

    Aguarde a nova avaliação de crédito do Pravaler.

O que você precisa saber sobre a recontratação

  • É semestral
  • Não é renovada automaticamente
  • Necessário manter todos os pagamentos em dia
  • Caso queira trocar de instituição de ensino ou curso, verifique se existe a possibilidade no contrato atual
  • Se precisar indicar um novo garantidor, envie a documentação desta pessoa atráves do Portal do Aluno.
IMPORTANTE

IMPORTANTE

Fique sempre de olho no Portal do Aluno para não perder as datas de rematrícula e prazos para envio de documentos.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está pronta para te ajudar no que for preciso em sua renovação.

IMPORTANTE

IMPORTANTE

Fique sempre de olho no Portal do Aluno para não perder as datas de rematrícula e prazos para envio de documentos.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está pronta para te ajudar no que for preciso em sua renovação.

Investir na educação
é crescer pra

Agora, selecione aqui o tipo de contrato que você recebeu e entenda tudo o que está nele:

  • Confissão de dívida

    O que significa contrato de confissão de dívida?

    Quer dizer que você, como devedor, faz a promessa de pagar os valores determinados em contrato para a empresa ou pessoa que te ofereceu esse crédito. Aqui, você declara as mensalidades contraídas com a faculdade – que é a credora do contrato – e o Pravaler parcela para você.

    No seu contrato de Confissão de dívida, você vai encontrar:

    Devedor solidário

    É quem também se responsabilizará por todas as obrigações do contrato, inclusive pelo pagamento das parcelas, da mesma forma que o aluno. Aqui no Pravaler também utilizamos o termo garantidor, já que ela é a pessoa que pode garantir o pagamento das parcelas quando o beneficiário não conseguir pagar.

    Mandatário

    Pessoa que recebe poderes para atuar em nome de outra, ou seja, um representante nomeado pelo titular para que providencie o que for necessário. Nos contratos de confissão de dívida, esse é o papel do Pravaler, que representa a Instituição de Ensino durante todo o programa de crédito universitário.

    IPCA

    Sigla que representa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.Ele é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para facilitar a identificação das oscilações de preços no mercado, de acordo com uma avaliação de categorias como: alimentação e bebidas; transportes; despesas pessoais; comunicação; habitação; educação; e vestuário.

    No contrato com o Pravaler, o IPCA é determinado de acordo com a inflação do período e sempre acontece 12 meses após a assinatura do contrato.

    Juros de mora

    Taxa adicional cobrada somente quando há atraso do pagamento das parcelas do contrato. Ou seja, quanto mais tempo a dívida permanecer pendente depois de seu vencimento, mais o contratante pagará, já que eles correm por dias de atraso.

    Repasse

    É o valor do contrato pago para a faculdade que você, aluno, fará a sua graduação. Pra te explicar o repasse, vamos seguir os passos do pagamento. No cadastro, você escolhe a melhor data de vencimento dos boletos.

    Nessa modalidade, o repasse do valor do seu contrato só será feito para a faculdade a cada pagamento de parcela feito por você, desde que esteja dentro do prazo indicado como vencimento.

    Cancelamento

    Assim como qualquer contrato, a gente também contempla o cancelamento do contrato a qualquer momento. Você pode solicitar o cancelamento do contrato caso não siga com sua graduação – tranque ou cancele sua matrícula. Também é possível interromper o crédito Pravaler caso consiga uma bolsa integral na faculdade através de programas do governo, como Prouni ou FIES.

    Para cancelar o contrato com a gente, é preciso informar o motivo da solicitação e nós confirmaremos tudo com a faculdade parceira, que poderá aprovar ou não o cancelamento, parcial ou total. Essa aprovação vai depender do quanto você já estudou do semestre ou se o valor repassado foi utilizado pela faculdade para baixa de créditos anteriores.

    E não se preocupe, se você já pagou parcelas do seu contrato com antecedência e deseja cancelar, a faculdade fará o reembolso do valor pago!

    Prerrogativas do credor/Obrigações dos devedores

    Assim que assinam o contrato, você e seu garantidor assumem a obrigação do pagamento em dia das parcelas do contrato. O que isso quer dizer? Quer dizer que caso isso não aconteça, a parcela em atraso terá adicionada ao seu valor uma multa de 2%, juros remuneratórios e mais juros de mora de 1% ao mês. O valor será atualizado diariamente a partir do vencimento até a data que o pagamento for realizado.

    Além dos juros, se o pagamento da parcela atrasar, tanto você quanto seu garantidor poderão ter seus nomes negativados junto aos órgãos de proteção de crédito e receberão cobranças por telefone, e-mail, SMS e outras formas de contato. Também não será possível renovar o financiamento do Pravaler para outros semestres caso os atrasos permaneçam.

    Por esses motivos, é fundamental atentar-se aos boletos do seu financiamento e, antes de assinar o contrato, confirmar qual é a melhor data para o vencimento!

    Impossibilidades contratuais

    No contrato de confissão de dívida, não é possível realizar algumas ações, e isso se chama impossibilidades contratuais. No caso do Pravaler, essas ações são:

    1. Modificar a data de vencimento das parcelas do contrato;
    2. Negociar dívidas ou solicitar reparcelamentos;
    3. Pedir transferência do benefício para outra faculdade sem quitar o pagamento do contrato vigente. Neste item, vale destacar que caso o aluno opte por mudar de universidade, ele não contará com o parcelamento do Pravaler caso tenha dívida pendente em contrato anterior, mesmo que o local possua parceria para financiamento. Ou seja, para ter o financiamento na nova faculdade é preciso efetivar e quitar os contratos anteriores com o Pravaler, só assim poderá solicitar novo contrato, caso a nova faculdade seja nossa parceira.
  • Contratos de financiamento CCB

    O que significa CCB?

    É a sigla para Cédula de Crédito Bancário (CCB). Ela representa um título emitido por uma instituição financeira ou órgão similar. Esse título indica a contratação de um crédito e trata detalhadamente a forma como ele será pago.

    No seu contrato de CCB, você vai encontrar:

    Correspondente bancário

    Sabe aquele comércio que recebe boletos? As lotéricas do seu bairro? Aquela construtora que, além de vender imóveis, também oferece acesso a crédito? Esses são os correspondentes bancários, ou seja, são instituições não bancárias que oferecem soluções financeiras. Ou seja, o correspondente bancário é um agente intermediário que relaciona clientes com bancos. Sendo assim, o Pravaler é um correspondente bancário para o seu financiamento!

    IPCA

    Sigla que representa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para facilitar a identificação das oscilações de preços no mercado, de acordo com uma avaliação de categorias como: alimentação e bebidas; transportes; despesas pessoais; comunicação; habitação; educação; e vestuário.

    No contrato com o Pravaler, o IPCA é determinado de acordo com a inflação do período e sempre acontece 12 meses após a assinatura do contrato.

    IOF

    Sigla que representa o Imposto sobre Operações Financeiras. Uma taxa inserida no valor total sempre que é realizada um tipo de operação de crédito, como empréstimos, câmbio, seguro e até financiamento. A porcentagem do IOF vai variar de acordo com o a operação feita.

    Juros remuneratórios

    É uma taxa estipulada pela instituição que realizou o empréstimo como forma de compensação pelo valor emprestado para o contratante. Esses juros podem variar por instituição e por contrato.

    Juros de mora

    Taxa adicional cobrada somente quando há atraso do pagamento das parcelas do contrato. Ou seja, quanto mais tempo a dívida permanecer pendente depois de seu vencimento, mais o contratante pagará, já que eles correm por dias de atraso.

    CET

    Sigla que representa Custo Efetivo Total, que é onde contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, os juros são apenas uma parte que compõe o valor da contratação de um serviço.

    Tarifa de Cadastro

    É uma taxa única, geralmente presente no começo do relacionamento contratual, cobrada a partir das informações de cadastro e avaliação de perfil pessoal, para analisar a possibilidade de contratação com bancos parceiros da instituição. Nos contratos do Pravaler, essa tarifa é única, no valor de R$50, é dividia em duas vezes, absorvidas na primeira e segunda parcela do contrato.

    Repasse

    É o valor do contrato pago para a faculdade que você, aluno, fará a sua graduação. Para te explicar o repasse, vamos seguir os passos do pagamento. No cadastro, você escolherá a melhor data de vencimento dos boletos do financiamento. Ainda nesse momento, você assinará dois contratos, um com o valor de uma mensalidade e outro com o valor do restante das parcelas.

    O valor da primeira mensalidade será repassado pelo Pravaler para a faculdade. Caso você não realize o pagamento do boleto antes, na data ou em até 05 dias após o vencimento, o repasse das outras parcelas do financiamento será automaticamente cancelado e você deverá pagar integralmente a mensalidade do curso diretamente com a universidade.

    Ah, mas não esqueça, mesmo que seu contrato seja cancelado, as parcelas já repassadas permanecerão abertas para pagamento.

    Subsídio da IES

    IES, pra quem não sabe, é a sigla para "Instituição de Ensino Superior", e o subsídio dela quer dizer que o percentual de juros sobre o seu financiamento passou a ser assumido totalmente ou parcialmente pela instituição que você escolheu estudar com o Pravaler.

    Cancelamento

    Assim como qualquer contrato, a gente também contempla o cancelamento do financiamento a qualquer momento. Você pode solicitar o cancelamento do contrato caso não siga com sua graduação – tranque ou cancele sua matrícula. Também é possível interromper o crédito Pravaler caso consiga uma bolsa integral na faculdade através de programas do governo, como Prouni ou FIES.

    Para cancelar o contrato com a gente, é preciso informar o motivo da solicitação e nós confirmaremos tudo com a faculdade parceira, que poderá aprovar ou não o cancelamento parcial ou total. Essa aprovação vai depender do quanto você já estudou do semestre financiado ou se o valor repassado foi utilizado pela faculdade para baixa de créditos anteriores.

    E não se preocupe, se você já pagou parcelas do seu contrato.

    Prerrogativas do credor/Obrigações dos devedores

    Assim que assinam o contrato, você e seu garantidor assumem a obrigação do pagamento em dia das parcelas do contrato. O que isso quer dizer? Quer dizer que caso isso não aconteça, além dos juros remuneratórios (que a gente explicou ali em cima), a parcela terá adicionada ao seu valor uma multa de 2% e mais juros de mora de 1% ao mês. O valor será atualizado diariamente a partir do vencimento até a data que o pagamento for realizado.

    Além dos juros, se o pagamento da parcela atrasar, tanto você quanto seu garantidor poderão ter seus nomes negativados junto aos órgãos de proteção de crédito e receberão cobranças por telefone, e-mail, SMS e outras formas de contato. Também não será possível renovar o financiamento do Pravaler para outros semestres caso os atrasos permaneçam.

    Por esses motivos, é fundamental atentar-se aos boletos do seu financiamento e, antes de assinar o contrato, confirmar qual é a melhor data para o vencimento!

    Liquidação Antecipada

    É o termo usado quando você ou seu garantidor fazem a quitação total ou parcial da dívida do financiamento. Caso isso aconteça, os juros previstos no contrato têm uma redução proporcional.

    Mas lembre-se, essa situação só acontece em contratos que possuem juros, caso você tenha financiado seus estudos com subsídio de juros total da faculdade, não haverá a redução de nenhum valor.

  • Contratos de financiamento CDC

    O que significa CDC?

    Sigla que representa o contrato de Crédito Direto ao Consumidor é o documento que possibilita a contratação de um financiamento. Ele é para qualquer pessoa que deseja fazer a compra de um produto ou serviço de forma parcelada, de maneira que respeite as políticas de crédito da instituição contratada.

    No seu contrato de CDC, você vai encontrar:

    Correspondente bancário

    Sabe aquele comércio que recebe boletos? As lotéricas do seu bairro? Aquela construtora que, além de vender imóveis, também oferece acesso a crédito? Esses são os correspondentes bancários, ou seja, são instituições não bancárias que oferecem soluções financeiras. Ou seja, o correspondente bancário é um agente intermediário que relaciona clientes com bancos. Sendo assim, o Pravaler é um correspondente bancário para o seu financiamento!

    IPCA

    Sigla que representa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para facilitar a identificação das oscilações de preços no mercado, de acordo com uma avaliação de categorias como: alimentação e bebidas; transportes; despesas pessoais; comunicação; habitação; educação; e vestuário.

    No contrato com o Pravaler, o IPCA é determinado de acordo com a inflação do período e sempre acontece 12 meses após a assinatura do contrato.

    IOF

    Sigla que representa o Imposto sobre Operações Financeiras. Uma taxa inserida no valor total sempre que é realizada um tipo de operação de crédito, como empréstimos, câmbio, seguro e até financiamento. A porcentagem do IOF vai variar de acordo com o a operação feita.

    Juros remuneratórios

    É uma taxa estipulada pela instituição que realizou o empréstimo como forma de compensação pelo valor emprestado para o contratante. Esses juros podem variar por instituição e por contrato.

    Juros de mora

    Taxa adicional cobrada somente quando há atraso do pagamento das parcelas do contrato. Ou seja, quanto mais tempo a dívida permanecer pendente depois de seu vencimento, mais o contratante pagará, já que eles correm por dias de atraso.

    CET

    Sigla que representa Custo Efetivo Total, que é onde contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, os juros são apenas uma parte que compõe o valor da contratação de um serviço.

    Tarifa de Cadastro

    É uma taxa única, geralmente presente no começo do relacionamento contratual, cobrada a partir das informações de cadastro e avaliação de perfil pessoal, para analisar a possibilidade de contratação com bancos parceiros da instituição. Nos contratos do Pravaler, essa tarifa é única, no valor de R$50, é dividia em duas vezes, absorvidas na primeira e segunda parcela do contrato.

    Repasse

    É o valor do contrato pago para a faculdade que você, aluno, fará a sua graduação. Para te explicar o repasse, vamos seguir os passos do pagamento. No cadastro, você escolherá a melhor data de vencimento dos boletos do financiamento. Ainda nesse momento, você assinará dois contratos, um com o valor de uma mensalidade e outro com o valor do restante das parcelas.

    O valor da primeira mensalidade será repassado pelo Pravaler para a faculdade. Caso você não realize o pagamento do boleto antes, na data ou em até 05 dias após o vencimento, o repasse das outras parcelas do financiamento será automaticamente cancelado e você deverá pagar integralmente a mensalidade do curso diretamente com a universidade.

    Ah, mas não esqueça, mesmo que seu contrato seja cancelado, as parcelas já repassadas permanecerão abertas para pagamento.

    Subsídio da IES

    IES, pra quem não sabe, é a sigla para "Instituição de Ensino Superior", e o subsídio dela quer dizer que o percentual de juros sobre o seu financiamento passou a ser assumido totalmente ou parcialmente pela instituição que você escolheu estudar com o Pravaler.

    Cancelamento

    Assim como qualquer contrato, a gente também contempla o cancelamento do financiamento a qualquer momento. Você pode solicitar o cancelamento do contrato caso não siga com sua graduação – tranque ou cancele sua matrícula. Também é possível interromper o crédito Pravaler caso consiga uma bolsa integral na faculdade através de programas do governo, como Prouni ou FIES.

    Para cancelar o contrato com a gente, é preciso informar o motivo da solicitação e nós confirmaremos tudo com a faculdade parceira, que poderá aprovar ou não o cancelamento parcial ou total. Essa aprovação vai depender do quanto você já estudou do semestre financiado ou se o valor repassado foi utilizado pela faculdade para baixa de créditos anteriores.

    E não se preocupe, se você já pagou parcelas do seu contrato.

    Prerrogativas do credor/Obrigações dos devedores

    Assim que assinam o contrato, você e seu garantidor assumem a obrigação do pagamento em dia das parcelas do contrato. O que isso quer dizer? Quer dizer que caso isso não aconteça, além dos juros remuneratórios (que a gente explicou ali em cima), a parcela terá adicionada ao seu valor uma multa de 2% e mais juros de mora de 1% ao mês. O valor será atualizado diariamente a partir do vencimento até a data que o pagamento for realizado.

    Além dos juros, se o pagamento da parcela atrasar, tanto você quanto seu garantidor poderão ter seus nomes negativados junto aos órgãos de proteção de crédito e receberão cobranças por telefone, e-mail, SMS e outras formas de contato. Também não será possível renovar o financiamento do Pravaler para outros semestres caso os atrasos permaneçam.

    Por esses motivos, é fundamental atentar-se aos boletos do seu financiamento e, antes de assinar o contrato, confirmar qual é a melhor data para o vencimento!

    Liquidação Antecipada

    É o termo usado quando você ou seu garantidor fazem a quitação total ou parcial da dívida do financiamento. Caso isso aconteça, os juros previstos no contrato têm uma redução proporcional.

    Mas lembre-se, essa situação só acontece em contratos que possuem juros, caso você tenha financiado seus estudos com subsídio de juros total da faculdade, não haverá a redução de nenhum valor.