Como podemos ajudar?

Quer entender direitinho como nosso financiamento funciona ou tem alguma outra dúvida específica? Dá uma olhada nos tópicos abaixo ou então faça uma pesquisa no campo indicado. ;)

Ajuda para Alunos

1. Como faço para contratar o PRAVALER?

Basta preencher o cadastro aqui. Depois, você passará pela avaliação de crédito do PRAVALER e, quando pré-aprovado, será hora da faculdade confirmar seus dados acadêmicos. Estando tudo certo, é só enviar os documentos e você e seu garantidor deverão assinar o contrato digital. Feito isso, basta aguardar o e-mail do PRAVALER confirmando o financiamento.

2. PRAVALER ou FIES? Qual a diferença entre os dois?

Ambos permitem o financiamento de mensalidades com tempo maior para quitação do curso. Porém, além de algumas regras diferentes entre eles, o FIES é uma iniciativa do Governo Federal, enquanto o PRAVALER é um crédito privado. Quem tem FIES pode também fazer a contratação do PRAVALER - mas isso dependerá da política da sua universidade. Veja o guia completo no FIES 2020 e conheça outras diferenças entre o PRAVALER e o FIES.

3. Meu cadastro no PRAVALER foi recusado. E agora?

Você poderá solicitar o crédito novamente enviando um novo cadastro após o prazo mínimo informado por e-mail.

4. Quais os pré-requisitos para contratar o PRAVALER?

  • Possuir um garantidor com renda a partir de um salário mínimo. Pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PRAVALER ou ser garantidor de outro aluno do PRAVALER.
  • Comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade. A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria. Exemplo: se sua mensalidade for R$ 1.000,00 você deverá comprovar R$ 2.200,00
  • Para a maior parte das nossas instituições parceiras, não é possível contratar tendo restrições de crédito no SPC, SERASA e é preciso estar com o CPF regular, você e seu garantidor
  • Você não pode financiar, ao mesmo tempo, graduação e pós-graduação

5. Quais universidades aceitam o PRAVALER?

O crédito universitário PRAVALER já está disponível em mais de 200 instituições de ensino em todo Brasil. Confira a lista completa de cursos e faculdades parceiras que oferecem esta opção de financiamento estudantil.

Ajuda para Garantidores

1. Posso contratar PRAVALER com nome sujo?

Para contratar o PRAVALER, nem você ou seu garantidor podem ter restrições de crédito em instituições como SPC, Serasa ou qualquer restrição no CPF. Você não poderá contratar o PRAVALER com nome sujo.

2. Quais são os requisitos para ser garantidor PRAVALER?

O seu garantidor tem que ter uma renda de, pelo menos, um salário mínimo comprovável e não ter um contrato vigente com o PRAVALER.

3. Quais documentos o garantidor PRAVALER deve enviar?

• Documento de identificação (RG, CNH, documentos de entidades de profissional, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS);
•Cadastro de Pessoa Física perante o Ministério da Fazenda (CPF/MF);
•Comprovante de endereço (contas de luz, água, gás, telefone fixo, cópia de contrato de locação, conta de TV a cabo ou de internet banda larga, IPTU) ou, na falta destes, declaração de residência do aluno;
•Comprovante de renda do aluno e/ou do seu garantidor;
•Comprovação de matrícula na respectiva Instituição de Ensino e no curso escolhido no contrato, os quais constituem os documentos necessários ao preenchimento da Proposta e à perfeita formalização de uma Cédula de Crédito Bancário ou Crédito Direito ao Consumidor – Universitário (“CCB ou CDC”) representativa de contrato de mútuo.

4. O que eu faço se houver pendências no contrato ou nos documentos entregues?

Você deve verificar a comunicação enviada por e-mail pelo crédito universitário PRAVALER, pois nestes casos o programa informa quais são as pendências e os procedimentos necessários.

5. Posso escolher o dia de vencimento das minhas parcelas?

Com exceção das duas primeiras, que terão vencimento no dia 08, a partir da terceira parcela o vencimento será o escolhido por você durante o preenchimento do cadastro. Fique atento a essa escolha! Uma posterior mudança de data pode acarretar em um acréscimo no valor das suas parcelas, já que os juros do financiamento são calculados com base nessa data.

Dúvidas Frequentes

1. Sou obrigado a contratar o PRAVALER para todo o curso?

Não, a cada semestre é feita uma análise de crédito e, se pré-aprovada pelo PRAVALER, você poderá escolher se deseja continuar no processo ou não. Caso não seja pré-aprovado ou não deseje recontratar, você não paga nenhuma taxa ou multa, você terá apenas que quitar as parcelas referentes aos semestres/períodos que já contratou.

2. Posso financiar parcelas atrasadas do PRAVALER?

Com o PRAVALER, você tem a possibilidade de incluir até 2 mensalidades em atraso e parcelar junto com suas parcelas do crédito universitário PRAVALER. Verifique na sua faculdade essa condição.

3. Qual é a taxa de juros do PRAVALER?

A taxa de juros varia de 0% a 2,19% ao mês, dependendo da instituição de ensino escolhida. Faça uma simulação.

4. PRAVALER precisa de fiador?

Sim, o fiador aqui no PRAVALER é chamado de garantidor. Ele precisa ter renda a partir de um salário mínimo e pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PRAVALER ou ser garantidor de outro aluno do PRAVALER.

5. Como faço para encontrar meu curso ou instituição de ensino e simular as mensalidades?

Para saber quais instituições e cursos contam com o PRAVALER ou fazer a simulação do financiamento, você precisa se cadastrar. Acesse nosso formulário aqui e preencha com seus dados. ;)

6. Não encontrei meu curso ao fazer o cadastro? O que devo fazer?

Caso não tenha conseguido encontrar o curso na instituição que você escolheu, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento e Experiência por meio do chat. Você também pode entrar em contato com a faculdade para saber se o seu curso pode ser financiado pelo PRAVALER.

7. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Nesse caso, você deverá:
  1. Acesse o portal: https://www.portalpravaler.com.br/seuportal/login
  2. Clique em "Esqueci minha senha".
  3. Digite o CPF que você deseja trocar a senha.
  4. Escolha uma das opções: receber o link para troca de senha via e-mail cadastrado ou via SMS no celular cadastrado.
  5. Clique em "Redefinir Senha".
  6. Aguarde e-mail ou SMS para redefinição.
OBS: Não recebeu o e-mail com a redefinição de senha? Verifique em sua caixa de SPAM.

8. Onde envio meus documentos?

É só clicar na aba Enviar Documentos no Portal do PRAVALER e anexar RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda do aluno e do garantidor para que sejam analisados em até 5 dias úteis.

9. Como faço para cancelar meu financiamento?

A qualquer momento durante o semestre você pode realizar o cancelamento do seu financiamento. Para cancelar o financiamento você precisa trancar o curso na faculdade e então solicitar o cancelamento pelo Portal do Aluno. É só acessar a opção "Contratos" do menu, clicar em "..." e então "Cancelar". Se preferir, você também pode entrar em contato com a Central de Experiência e Relacionamento do PRAVALER. Iremos confirmar o trancamento junto à faculdade e realizar o cancelamento do financiamento.

10. Se eu cancelar o financiamento, terei que pagar os boletos?

Após a confirmação do trancamento pela faculdade, nós iremos cancelar os boletos relativos aos meses posteriores ao trancamento. O pagamento só será necessário referente ao período estudado.

11. Onde consigo pegar o meu boleto?

O boleto fica disponível no Portal do Aluno. Para acessar, é só clicar na opção "Pagamentos" do menu, e então selecionar o boleto que deseja pagar. Você terá a opção de baixar o boleto para imprimir, ou copiar os números do código de barras para pagar direto no aplicativo do seu banco.

12. Qual o prazo para o boleto ficar disponível para impressão?

O boleto estará disponível em até 5 dias úteis antes do vencimento no Portal do Aluno.

13. Como faço para atualizar o meu boleto?

Se a data de vencimento do boleto for um sábado, domingo ou feriado, você ainda pode fazer o pagamento no próximo dia útil, sem a necessidade de qualquer atualização. Se este não for o seu caso, e você estiver com um boleto vencido por mais tempo, você poderá pedir uma segunda via atualizada no Portal do Aluno. É só acessar a opção "Pagamentos" do menu, e clicar em "2ª via" no boleto desejado. Você vai precisar escolher uma nova data de vencimento, e então vamos disponibilizar em alguns minutos um novo boleto com data e valores atualizados no seu Portal.

14. O que é IPCA?

Os boletos são reajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), após 12 meses que pagamos para sua instituição. Suas parcelas com o PRAVALER são reajustadas mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

15. O que é IOF?

IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal e tem como intuito ser um regulador da economia nacional. A taxa cobrada em cada operação é vista como um recolhimento proporcional dos investimentos, dando conhecimento da demanda e oferta de crédito.

16. O que é reempacotamento?

O reempacotado é a soma do valor total de todos os contratos que o aluno tem a pagar ao PRAVALER. Esse valor total é divido por um número de parcelas para que o aluno pague um valor acessível.

17. Qual o prazo para negativação do nome?

A partir do primeiro dia útil após o vencimento do seu boleto, cobramos uma multa fixa de 2%, e um valor proporcional a 1% ao mês de juros por mora. Se o atraso chegar a 10 dias, você será cadastrado em serviços de restrição de crédito, e se chegar a 13 dias, o mesmo acontece com o seu garantidor. Quando o valor for quitado, em poucos dias pedimos a retirada do seu cadastro do garantidor no serviço de restrição de crédito.

18. É possível realizar a troca de vencimento?

É possível para alunos da maioria das nossas instituições parceiras, desde que não se enquadre nas situações abaixo:
  • Esteja no período de recontratação/renovação.
  • Caso o boleto já esteja em atraso.

19. Como faço para alterar a data do vencimento?

Entrando em contato com a Central de Relacionamento e Experiência, canal Cobrança.

20. Por que o valor dos dois primeiros boletos é diferente dos restantes?

Os 2 primeiros boletos do aluno são impreterivelmente para o dia 08 e os demais para a data de vencimento escolhida. Está incluída uma taxa de adesão de R$50,00, acrescida nos 2 primeiros boletos, sendo R$25,00 em cada.

21. Após o pagamento do boleto, em quanto tempo ocorre a baixa no sistema?

Pode demorar até 3 dias úteis para que o pagamento seja identificado pelo nosso sistema.

22. Como faço para saber qual a renda necessária para financiar?

Temos uma página no nosso site inteiramente dedicada a simulação de renda e valor da mensalidade, então é super fácil de localizar essa informação. Neste link, é só descer até “simulador” e então coloque sua renda e do seu garantidor, ao lado você conseguirá ver qual o valor da mensalidade que você pode financiar. :)

23. Eu não tenho renda, consigo financiar mesmo assim?

Sim, consegue. Porém, outros requisitos precisam ser preenchidos. O seu garantidor precisa ter pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade. Por exemplo: caso a mensalidade tenha o valor de R$1000, seu garantidor precisa ter pelo menos R$2500 de renda comprovada.

24. Eu não tenho um garantidor, consigo financiar?

Para realizar a proposta de financiamento, ter um garantidor é requisito obrigatório. Além disso, é obrigatório que o garantidor não tenha restrições no CPF.

25. O que é o Portal do Aluno?

O portal do aluno é a principal ferramenta dos nossos clientes para contratar e acompanhar seu financiamento. A partir do momento que você finalizar a simulação, você também finaliza seu cadastro e já terá acesso ao seu portal. No portal, você terá acesso a todas as etapas do seu processo de contratação ou renovação do financiamento, além de acessar os seus boletos, contratos, demonstrativos para declaração do IRPF, e muito mais!

26. Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Acesse o site do PRAVALER.
  • Clique em Acesso ao Portal que se encontra no topo da tela à direita;
  • Insira seu usuário e senha.

27. Já tenho um cadastro. Posso solicitar novamente? Como fazer?

Se você já possui um cadastro e deseja realizar a alteração dos seus dados ou mesmo solicitar o financiamento para um novo curso, entre em contato com a gente através de um dos nossos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!

28. Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Se você já finalizou o seu cadastro e deseja alterar alguma informação, como curso, faculdade ou garantidor, será necessário preencher uma nova proposta. Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e a gente te ajuda!
Agora se você precisa atualizar apenas seus dados de contato, como por exemplo, número de celular ou e-mail, você pode alterar a qualquer momento, acessando o portal do aluno. É só clicar no seu nome na barra superior, e depois em meus dados.

29. Como faço para cancelar o meu cadastro?

Se você não deseja seguir com a contratação do financiamento, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento.

30. Fiz um cadastro e fui aprovado(a). O que devo fazer?

Os próximos passos da contratação são: você garantir a sua matrícula junto à faculdade, enviar os seus documentos e do seu garantidor e realizar a assinatura digital do contrato no Portal do Aluno.

31. Como faço para finalizar o meu cadastro?

Se você já iniciou o preenchimento dos dados, complete o seu cadastro aqui. Se o seu financiamento já foi aprovado pelo PRAVALER e pela sua Faculdade, finalize a contratação aqui.

32. Como faço para saber se o meu financiamento foi aprovado?

Você acompanha o status da sua solicitação de financiamento no seu Portal, acessando com seu usuário e senha.

33. Quando o meu contrato estará disponível?

O contrato fica disponível para assinatura no Portal após aprovação de dados acadêmicos da faculdade e, se necessário, após o envio de informações complementares.

34. Como faço para assinar o contrato?

A assinatura do contrato é digital e realizada por meio de uma confirmação por token enviado por SMS. O aluno e seu garantidor devem assinar o contrato. O aluno assina o contrato digital no Portal do Aluno e o garantidor por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. Se o aluno for menor de idade, o seu responsável também deve assinar.

35. Quais são as regras para quitação do financiamento?

Você pode adiantar o pagamento de parcelas para diminuir o tempo do financiamento ou ainda realizar a quitação total do valor do seu curso. É só entrar em contato com a nossa central de relacionamento para fazer uma simulação de quitação.

36. Como funcionam as parcelas do financiamento do PRAVALER?

As parcelas do financiamento funcionam de acordo com o produto contratado e podem variar. Por exemplo: uma mensalidade da faculdade pode ser dividida em duas ou três parcelas do financiamento, de acordo com a disponibilidade do produto escolhido na instituição de ensino e do curso escolhido pelo aluno.

37. Qual o prazo para pagamento do financiamento?

Assim que o seu contrato for gerado e assinado, o primeiro boleto já estará disponível para pagamento até o dia 8 do mês seguinte. Nas próximas parcelas o boleto será disponibilizado em até 5 dias úteis antes da data de vencimento.

Ainda com dúvidas?

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