Como podemos ajudar?

Quer entender direitinho como nosso financiamento funciona ou tem alguma outra dúvida específica? Dá uma olhada nos tópicos abaixo ou então faça uma pesquisa no campo indicado. ;)

Ajuda para Alunos

1. Como funciona a contratação do financiamento pelo Pravaler?

A contratação do financiamento estudantil pelo Pravaler é semestral e vale para calouros e veteranos. Não importa qual semestre você esteja cursando, no Pravaler você pode financiar o primeiro ou o último semestre, de acordo com suas necessidades. E o melhor: a contratação é 100% online e as parcelas não acumulam! Para saber mais detalhes, veja aqui como contratar seu crédito estudantil.

2. Como posso fazer a simulação das parcelas do financiamento?

Para simular as parcelas do financiamento no Pravaler, basta realizar seu cadastro aqui. No cadastro, será necessário informar dados como nome, e-mail, celular e CPF para a realização da análise de crédito. Após essa etapa, você deverá preencher informações sobre a faculdade e curso de preferência. Assim, conseguimos apresentar uma estimativa do quanto você pagará mensalmente caso decida contratar o financiamento estudantil Pravaler.

3. Como faço para ser aprovado na análise de crédito?

Para ser aprovado na análise de crédito e contratar o Pravaler, é importante que comprove (você + garantidor) renda mínima de 2x o valor da mensalidade. Nem você e nem o garantidor podem ter restrições em serviços de proteção ao crédito. Caso seu cadastro seja recusado, você poderá solicitar novamente o financiamento estudantil enviando um novo cadastro após o prazo mínimo informado por e-mail.

4. Quais são as Universidades que aceitam o Pravaler?

Atualmente, o Pravaler possui parceria com mais de 500 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Além dos cursos de graduação, você também poderá financiar um curso de pós-graduação ou curso técnico, desde que a instituição seja parceira do Pravaler. Confira a lista completa de todas as universidades, cursos e faculdades que oferecem esta opção de financiamento estudantil.

5. Qual a diferença entre o Pravaler e o Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil do governo federal, enquanto o Pravaler é uma iniciativa de financiamento estudantil privado. Ambos os programas permitem o financiamento de mensalidades da faculdade, com tempo maior para quitação do curso, porém algumas regras de contratação são diferentes. Para saber mais detalhes, veja aqui a diferença entre o Pravaler e o Fies.

Ajuda para Garantidores

1. Quais são os requisitos para ser garantidor do Pravaler?

O garantidor pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. É muito importante que o garantidor não tenha nenhum contrato vigente com o Pravaler e que seja capaz de comprovar renda mínima de 2x o valor da mensalidade. Exemplo: se a mensalidade do curso for R$ 1.000,00 você deverá comprovar renda mínima de R$ 2.000,00. Para a maior parte das nossas instituições parceiras, não é possível contratar tendo restrições de crédito no SPC, SERASA e é preciso estar com o CPF regular.

2. Quais documentos o garantidor do Pravaler deverá enviar?

Para finalizar a contratação do financiamento estudantil, é necessário confirmar todos os dados, assinar o contrato online e enviar os seguintes documentos: documento de identificação (RG, CNH, RNE ou CTPS), CPF, comprovante de renda (estudante e garantidor) e comprovação de matrícula do estudante na instituição de ensino e curso escolhido no contrato.

3. O que eu faço se houver pendências no contrato ou nos documentos entregues?

Todas as etapas da contratação do financiamento estudantil são comunicadas através do e-mail informado no cadastro. Você deve ficar atento, pois caso haja alguma pendência, o Pravaler informará o que falta e o que deverá ser feito para dar continuidade no processo.

4. O garantidor é obrigado a permanecer no contrato durante todo o curso?

Não. O financiamento estudantil do Pravaler é semestral, ou seja, o contrato não é renovado automaticamente. Ao final de cada semestre o estudante poderá solicitar a renovação do financiamento, e neste momento é feita nova análise de crédito. Caso o estudante precise indicar um novo garantidor, basta enviar a documentação desta pessoa através do Portal do Aluno.

5. Quero renovar o contrato para o próximo semestre. O que preciso fazer?

O estudante deve acessar o portal do aluno e clicar em “solicitar renovação”, assim que realizar o pedido de rematrícula em sua instituição de ensino. Após essa etapa, será necessário confirmar os dados do garantidor e o do estudante, além da renda de ambos. Fique sempre de olho no portal do aluno para não perder as datas de rematrícula e prazos para envio de documentos. Se precisar de ajuda, nossa equipe está pronta para te ajudar no que for preciso em sua renovação.

Dúvidas Frequentes

1. Sou obrigado a contratar o Pravaler para todo o curso?

Não, a cada semestre é feita uma análise de crédito e, se pré-aprovada pelo Pravaler, você poderá escolher se deseja continuar no processo ou não. Caso não seja pré-aprovado ou não deseje recontratar, você não paga nenhuma taxa ou multa, você terá apenas que quitar as parcelas referentes aos semestres/períodos que já contratou.

2. Posso financiar parcelas atrasadas do Pravaler?

Com o Pravaler, você tem a possibilidade de incluir até 2 mensalidades em atraso e parcelar junto com suas parcelas do crédito universitário Pravaler. Verifique na sua faculdade essa condição.

3. Qual é a taxa de juros do Pravaler?

A taxa de juros varia de 0% a 0,99% ao mês, dependendo da instituição de ensino escolhida. Faça uma simulação.

4. Pravaler precisa de fiador?

Sim, o fiador aqui no Pravaler é chamado de garantidor. Ele precisa ter renda a partir de um salário mínimo e pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o Pravaler ou ser garantidor de outro aluno do Pravaler.

5. Como faço para encontrar meu curso ou instituição de ensino e simular as mensalidades?

Para saber quais instituições e cursos contam com o Pravaler ou fazer a simulação do financiamento, você precisa se cadastrar. Acesse nosso formulário aqui e preencha com seus dados. ;)

6. Não encontrei meu curso ao fazer o cadastro? O que devo fazer?

Caso não tenha conseguido encontrar o curso na instituição que você escolheu, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento e Experiência por meio do chat. Você também pode entrar em contato com a faculdade para saber se o seu curso pode ser financiado pelo Pravaler.

7. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Nesse caso, você deverá:
  1. Acesse o portal: https://www.portalpravaler.com.br/seuportal/login
  2. Clique em "Esqueci minha senha".
  3. Digite o CPF que você deseja trocar a senha.
  4. Escolha uma das opções: receber o link para troca de senha via e-mail cadastrado ou via SMS no celular cadastrado.
  5. Clique em "Redefinir Senha".
  6. Aguarde e-mail ou SMS para redefinição.
OBS: Não recebeu o e-mail com a redefinição de senha? Verifique em sua caixa de SPAM.

8. Onde envio meus documentos?

É só clicar na aba Enviar Documentos no Portal do Pravaler e anexar RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda do aluno e do garantidor para que sejam analisados em até 5 dias úteis.

9. Como faço para cancelar meu financiamento?

A qualquer momento durante o semestre você pode realizar o cancelamento do seu financiamento. Para cancelar o financiamento você precisa trancar o curso na faculdade e então solicitar o cancelamento pelo Portal do Aluno. É só acessar a opção "Contratos" do menu, clicar em "..." e então "Cancelar". Se preferir, você também pode entrar em contato com a Central de Experiência e Relacionamento do Pravaler. Iremos confirmar o trancamento junto à faculdade e realizar o cancelamento do financiamento.

10. Se eu cancelar o financiamento, terei que pagar os boletos?

Após a confirmação do trancamento pela faculdade, nós iremos cancelar os boletos relativos aos meses posteriores ao trancamento. O pagamento só será necessário referente ao período estudado.

11. Onde consigo pegar o meu boleto?

O boleto fica disponível no Portal do Aluno. Para acessar, é só clicar na opção "Pagamentos" do menu, e então selecionar o boleto que deseja pagar. Você terá a opção de baixar o boleto para imprimir, ou copiar os números do código de barras para pagar direto no aplicativo do seu banco.

12. Qual o prazo para o boleto ficar disponível para impressão?

O boleto estará disponível em até 5 dias úteis antes do vencimento no Portal do Aluno.

13. Como faço para atualizar o meu boleto?

Se a data de vencimento do boleto for um sábado, domingo ou feriado, você ainda pode fazer o pagamento no próximo dia útil, sem a necessidade de qualquer atualização. Se este não for o seu caso, e você estiver com um boleto vencido por mais tempo, você poderá pedir uma segunda via atualizada no Portal do Aluno. É só acessar a opção "Pagamentos" do menu, e clicar em "2ª via" no boleto desejado. Você vai precisar escolher uma nova data de vencimento, e então vamos disponibilizar em alguns minutos um novo boleto com data e valores atualizados no seu Portal.

14. O que é IPCA?

Os boletos são reajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), após 12 meses que pagamos para sua instituição. Suas parcelas com o Pravaler são reajustadas mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

15. O que é IOF?

IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal e tem como intuito ser um regulador da economia nacional. A taxa cobrada em cada operação é vista como um recolhimento proporcional dos investimentos, dando conhecimento da demanda e oferta de crédito.

16. O que é reempacotamento?

O reempacotado é a soma do valor total de todos os contratos que o aluno tem a pagar ao Pravaler. Esse valor total é divido por um número de parcelas para que o aluno pague um valor acessível.

17. Qual o prazo para negativação do nome?

A partir do primeiro dia útil após o vencimento do seu boleto, cobramos uma multa fixa de 2%, e um valor proporcional a 1% ao mês de juros por mora. Se o atraso chegar a 10 dias, você será cadastrado em serviços de restrição de crédito, e se chegar a 13 dias, o mesmo acontece com o seu garantidor. Quando o valor for quitado, em poucos dias pedimos a retirada do seu cadastro do garantidor no serviço de restrição de crédito.

18. É possível realizar a troca de vencimento?

É possível para alunos da maioria das nossas instituições parceiras, desde que não se enquadre nas situações abaixo:
  • Esteja no período de recontratação/renovação.
  • Caso o boleto já esteja em atraso.

19. Como faço para alterar a data do vencimento?

Entrando em contato com a Central de Relacionamento e Experiência, canal Cobrança.

20. Por que o valor dos dois primeiros boletos é diferente dos restantes?

Os 2 primeiros boletos do aluno são impreterivelmente para o dia 08 e os demais para a data de vencimento escolhida. Está incluída uma taxa de adesão de R$50,00, acrescida nos 2 primeiros boletos, sendo R$25,00 em cada.

21. Após o pagamento do boleto, em quanto tempo ocorre a baixa no sistema?

Pode demorar até 3 dias úteis para que o pagamento seja identificado pelo nosso sistema.

22. Como faço para saber qual a renda necessária para financiar?

Temos uma página no nosso site inteiramente dedicada a simulação de renda e valor da mensalidade, então é super fácil de localizar essa informação. Neste link, é só descer até “simulador” e então coloque sua renda e do seu garantidor, ao lado você conseguirá ver qual o valor da mensalidade que você pode financiar. :)

23. Eu não tenho renda, consigo financiar mesmo assim?

Sim, consegue. Porém, outros requisitos precisam ser preenchidos. O seu garantidor precisa ter pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade. Por exemplo: caso a mensalidade tenha o valor de R$1000, seu garantidor precisa ter pelo menos R$2500 de renda comprovada.

24. Eu não tenho um garantidor, consigo financiar?

Para realizar a proposta de financiamento, ter um garantidor é requisito obrigatório. Além disso, é obrigatório que o garantidor não tenha restrições no CPF.

25. Como acessar o Portal do Aluno do Pravaler?

O Portal do Aluno é a principal ferramenta dos nossos clientes para contratar e acompanhar seu financiamento. A partir do momento que você finalizar a simulação, você também finaliza seu cadastro e já terá acesso ao seu portal. Na área do aluno, você terá acesso a todas as etapas do seu processo de contratação ou renovação do financiamento, além de acessar os seus boletos, contratos, demonstrativos para declaração do IRPF, e muito mais!

26. Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Acesse o site do Pravaler.
  • Clique em Acesso ao Portal que se encontra no topo da tela à direita;
  • Insira seu usuário e senha.

27. Já tenho um cadastro. Posso solicitar novamente? Como fazer?

Se você já possui um cadastro e deseja realizar a alteração dos seus dados ou mesmo solicitar o financiamento para um novo curso, entre em contato com a gente através de um dos nossos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!

28. Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Se você já finalizou o seu cadastro e deseja alterar alguma informação, como curso, faculdade ou garantidor, será necessário preencher uma nova proposta. Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e a gente te ajuda!
Agora se você precisa atualizar apenas seus dados de contato, como por exemplo, número de celular ou e-mail, você pode alterar a qualquer momento, acessando o portal do aluno. É só clicar no seu nome na barra superior, e depois em meus dados.

29. Como faço para cancelar o meu cadastro?

Se você não deseja seguir com a contratação do financiamento, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento.

30. Fiz um cadastro e fui aprovado(a). O que devo fazer?

Os próximos passos da contratação são: você garantir a sua matrícula junto à faculdade, enviar os seus documentos e do seu garantidor e realizar a assinatura digital do contrato no Portal do Aluno.

31. Como faço para finalizar o meu cadastro?

Se você já iniciou o preenchimento dos dados, complete o seu cadastro aqui. Se o seu financiamento já foi aprovado pelo Pravaler e pela sua Faculdade, finalize a contratação aqui.

32. Como faço para saber se o meu financiamento foi aprovado?

Você acompanha o status da sua solicitação de financiamento no seu Portal, acessando com seu usuário e senha.

33. Quando o meu contrato estará disponível?

O contrato fica disponível para assinatura no Portal após aprovação de dados acadêmicos da faculdade e, se necessário, após o envio de informações complementares.

34. Como faço para assinar o contrato?

A assinatura do contrato é digital e realizada por meio de uma confirmação por token enviado por SMS. O aluno e seu garantidor devem assinar o contrato. O aluno assina o contrato digital no Portal do Aluno e o garantidor por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. Se o aluno for menor de idade, o seu responsável também deve assinar.

35. Quais são as regras para quitação do financiamento?

Você pode adiantar o pagamento de parcelas para diminuir o tempo do financiamento ou ainda realizar a quitação total do valor do seu curso. É só entrar em contato com a nossa central de relacionamento para fazer uma simulação de quitação.

36. Como funcionam as parcelas do financiamento do Pravaler?

As parcelas do financiamento funcionam de acordo com o produto contratado e podem variar. Por exemplo: uma mensalidade da faculdade pode ser dividida em duas ou três parcelas do financiamento, de acordo com a disponibilidade do produto escolhido na instituição de ensino e do curso escolhido pelo aluno.

37. Qual o prazo para pagamento do financiamento?

Assim que o seu contrato for gerado e assinado, o primeiro boleto já estará disponível para pagamento até o dia 8 do mês seguinte. Nas próximas parcelas o boleto será disponibilizado em até 5 dias úteis antes da data de vencimento.

Ainda com dúvidas?

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