Como podemos ajudar?

Quer entender direitinho como nosso financiamento funciona ou tem alguma outra dúvida específica? Dá uma olhada nos tópicos abaixo ou então faça uma pesquisa no campo indicado. ;)

Ajuda para Alunos

1. Como faço para contratar o PRAVALER?

Basta preencher o cadastro aqui. Depois, você passará pela avaliação de crédito do PRAVALER e, quando pré-aprovado, será hora da faculdade confirmar seus dados acadêmicos. Estando tudo certo, é só enviar os documentos e você e seu garantidor deverão assinar o contrato digital. Feito isso, basta aguardar o e-mail do PRAVALER confirmando o financiamento.

2. PRAVALER ou FIES? Qual a diferença entre os dois?

Ambos permitem o financiamento de mensalidades com tempo maior para quitação do curso. Porém, além de algumas regras diferentes entre eles, o FIES é uma iniciativa do Governo Federal, enquanto o PRAVALER é um crédito privado. Quem tem FIES pode também fazer a contratação do PRAVALER - mas isso dependerá da política da sua universidade.

3. Meu cadastro no PRAVALER foi recusado. E agora?

Você poderá solicitar o crédito novamente enviando um novo cadastro após o prazo mínimo informado por e-mail.

4. Quais os pré-requisitos para contratar o PRAVALER?

• Possuir um garantidor com renda a partir de um salário mínimo. Pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PRAVALER ou ser garantidor de outro aluno do PRAVALER.
• Comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade. A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria. Exemplo: se sua mensalidade for R$ 1.000,00 você deverá comprovar R$ 2.500,00.
• Não ter restrições de crédito no SPC, SERASA e estar com o CPF regular, você e seu garantidor.
• Você não pode financiar, ao mesmo tempo, graduação e pós-graduação. Seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PRAVALER.

5. Quais universidades aceitam o PRAVALER?

O crédito universitário PRAVALER já está disponível em mais de 200 instituições de ensino em todo Brasil. Confira a lista completa de cursos e faculdades parceiras que oferecem esta opção de financiamento estudantil.

Ajuda para Garantidores

1. Posso contratar PRAVALER com nome sujo?

Para contratar o PRAVALER, nem você ou seu garantidor podem ter restrições de crédito em instituições como SPC, Serasa ou qualquer restrição no CPF. Você não poderá contratar o PRAVALER com nome sujo.

2. Quais são os requisitos para ser garantidor PRAVALER?

O seu garantidor tem que ter uma renda de, pelo menos, um salário mínimo comprovável e não ter um contrato vigente com o PRAVALER.

3. Quais documentos o garantidor PRAVALER deve enviar?

• Documento de identificação (RG, CNH, documentos de entidades de profissional, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS);
•Cadastro de Pessoa Física perante o Ministério da Fazenda (CPF/MF);
•Comprovante de endereço (contas de luz, água, gás, telefone fixo, cópia de contrato de locação, conta de TV a cabo ou de internet banda larga, IPTU) ou, na falta destes, declaração de residência do aluno;
•Comprovante de renda do aluno e/ou do seu garantidor;
•Comprovação de matrícula na respectiva Instituição de Ensino e no curso escolhido no contrato, os quais constituem os documentos necessários ao preenchimento da Proposta e à perfeita formalização de uma Cédula de Crédito Bancário ou Crédito Direito ao Consumidor – Universitário (“CCB ou CDC”) representativa de contrato de mútuo.

4. O que eu faço se houver pendências no contrato ou nos documentos entregues?

Você deve verificar a comunicação enviada por e-mail pelo crédito universitário PRAVALER, pois nestes casos o programa informa quais são as pendências e os procedimentos necessários.

5. Posso escolher o dia de vencimento das minhas parcelas?

Com exceção das duas primeiras, que terão vencimento no dia 08, a partir da terceira parcela o vencimento será o escolhido por você durante o preenchimento do cadastro. Fique atento a essa escolha! Uma posterior mudança de data acarretará acréscimo ao seu contrato já que os juros do financiamento são calculados com base nessa data.

Dúvidas Frequentes

1. Sou obrigado a contratar o PRAVALER para todo o curso?

Não, a cada semestre é feita uma análise de crédito e, se pré-aprovada pelo PRAVALER, você poderá escolher se deseja continuar no processo ou não. Caso não seja pré-aprovado ou não deseje recontratar, você não paga nenhuma taxa ou multa, você terá apenas que quitar as parcelas referentes aos semestres/períodos que já contratou.

2. Posso financiar parcelas atrasadas do PRAVALER?

Com o PRAVALER, você tem a possibilidade de incluir até 2 mensalidades em atraso e parcelar junto com suas parcelas do crédito universitário PRAVALER. Verifique na sua faculdade essa condição.

3. Qual é a taxa de juros do PRAVALER?

A taxa de juros varia de 0% a 2,19% ao mês, dependendo da instituição de ensino escolhida. Faça uma simulação.

4. PRAVALER precisa de fiador?

Sim, o fiador aqui no PRAVALER é chamado de garantidor. Ele precisa ter renda a partir de um salário mínimo e pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo. Atenção: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o PRAVALER ou ser garantidor de outro aluno do PRAVALER.

5. Como faço para encontrar meu curso ou instituição de ensino e simular as mensalidades?

Para saber quais instituições e cursos contam com o PRAVALER ou fazer a simulação do financiamento, você precisa se cadastrar. Acesse nosso formulário aqui e preencha com seus dados. ;)

6. Não encontrei meu curso ao fazer o cadastro? O que devo fazer?

Caso não tenha conseguido encontrar o curso na instituição que você escolheu, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento e Experiência por meio do chat. Você também pode entrar em contato com a faculdade para saber se o seu curso pode ser financiado pelo PRAVALER.

7. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Nesse caso, você deverá:
  1. Acesse o portal: https://www.portalpravaler.com.br/seuportal/login
  2. Clique em "Esqueci minha senha".
  3. Digite o CPF que você deseja trocar a senha.
  4. Escolha uma das opções: receber o link para troca de senha via e-mail cadastrado ou via SMS no celular cadastrado.
  5. Clique em "Redefinir Senha".
  6. Aguarde e-mail ou SMS para redefinição.
OBS: Não recebeu o e-mail com a redefinição de senha? Verifique em sua caixa de SPAM.

8. Onde envio meus documentos?

É só clicar na aba Enviar Documentos no Portal do PRAVALER e anexar RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda do aluno e do garantidor para que sejam analisados em até 5 dias úteis.

9. Como faço para cancelar meu financiamento?

A qualquer momento durante o semestre você pode realizar o cancelamento do seu financiamento. Para cancelar o financiamento você precisa trancar o curso na faculdade e entrar em contato com a Central de Experiência e Relacionamento do PRAVALER. Iremos confirmar o trancamento junto à faculdade e realizar o cancelamento do financiamento.

10. Se eu cancelar o financiamento, terei que pagar os boletos?

Após a confirmação do trancamento pela faculdade, nós iremos cancelar os boletos relativos aos meses posteriores ao trancamento. O pagamento só será necessário referente ao período estudado.

11. Onde consigo pegar o meu boleto?

O boleto fica disponível em seu portal do PRAVALER em até 3 dias úteis antes do vencimento. Para acessar, é só clicar na aba Boleto.

12. Qual o prazo para o boleto ficar disponível para impressão?

O boleto estará disponível em até 3 dias úteis antes do vencimento no Portal do Aluno.

13. Como faço para atualizar o meu boleto?

Para atualizar, é só acessar o Portal, clicar na aba Boleto e, em seguida, Atualizar Boleto.

14. O que é IPCA?

Os boletos são reajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), após 12 meses que pagamos para sua instituição. Suas parcelas com o PRAVALER são reajustadas mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

15. O que é IOF?

IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal e tem como intuito ser um regulador da economia nacional. A taxa cobrada em cada operação é vista como um recolhimento proporcional dos investimentos, dando conhecimento da demanda e oferta de crédito.

16. O que é reempacotamento?

O reempacotado é a soma do valor total de todos os contratos que o aluno tem a pagar ao PRAVALER. Esse valor total é divido por um número de parcelas para que o aluno pague um valor acessível.

17. Qual o prazo para negativação do nome?

Em caso de atraso no pagamento, o aluno é negativado em 10 dias corridos e o garantidor em 13 dias corridos. Após a regularização do pagamento, em 5 dias úteis será retirada a negativação.

18. É possível realizar a troca de vencimento?

É possível, desde que não se enquadre nas situações abaixo:
  • Esteja no período de recontratação/renovação.
  • O financiamento esteja dentro das modalidades Completar e Gestão;
  • Caso o boleto já esteja em atraso.
  • Contrato não ser da BV e Produto Gestão.
Nos contratos do Produto Gestão e BV não é possível alterar a data de vencimento nem formalizar acordo para alteração de valores.

19. Como faço para alterar a data do vencimento?

Entrando em contato com a Central de Relacionamento e Experiência, canal Cobrança.

20. Por que o valor dos dois primeiros boletos é diferente dos restantes?

Os 2 primeiros boletos do aluno são impreterivelmente para o dia 08 e os demais para a data de vencimento escolhida. Está incluída uma taxa de adesão de R$50,00, acrescida nos 2 primeiros boletos, sendo R$25,00 em cada.

21. Após o pagamento do boleto, em quanto tempo ocorre a baixa no sistema?

Após pagamento do boleto, a baixa ocorre no sistema em até 72 horas úteis.

22. Como faço para saber qual a renda necessária para financiar?

Temos uma página no nosso site inteiramente dedicada a simulação de renda e valor da mensalidade, então é super fácil de localizar essa informação. Neste link, é só descer até “simulador” e então coloque sua renda e do seu garantidor, ao lado você conseguirá ver qual o valor da mensalidade que você pode financiar. :)

23. Eu não tenho renda, consigo financiar mesmo assim?

Sim, consegue. Porém, outros requisitos precisam ser preenchidos. O seu garantidor precisa ter pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade. Por exemplo: caso a mensalidade tenha o valor de R$1000, seu garantidor precisa ter pelo menos R$2500 de renda comprovada.

24. Eu não tenho um garantidor, consigo financiar?

Para realizar a proposta de financiamento, ter um garantidor é requisito obrigatório. Além disso, é obrigatório que o garantidor não tenha restrições no CPF.

25. O que é o Portal do Aluno?

O portal do aluno é a principal ferramenta do candidato para acompanhar seu financiamento. A partir do momento que você finalizar a simulação, você também finaliza seu cadastro e já terá acesso ao seu portal. No portal, você terá acesso a todas as etapas do seu processo de contratação ou renovação do financiamento.

26. Como faço para acessar o Portal do Aluno?

Acesse o site do PRAVALER.
  • Clique em Acesso ao Portal que se encontra no topo da tela à direita;
  • Insira seu usuário e senha.

27. Já tenho um cadastro. Posso solicitar novamente? Como fazer?

Se você já possui um cadastro e deseja realizar a alteração dos seus dados ou mesmo solicitar o financiamento para um novo curso, entre em contato com a gente através de um dos nossos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!

28. Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Se você já finalizou o seu cadastro e deseja alterar alguma informação, como curso, faculdade ou garantidor, será necessário preencher uma nova proposta. Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e a gente te ajuda!

29. Como faço para cancelar o meu cadastro?

Se você não deseja seguir com a contratação do financiamento, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento.

30. Fiz um cadastro e fui aprovado(a). O que devo fazer?

Os próximos passos da contratação são: você garantir a sua matrícula junto à faculdade, enviar os seus documentos e do seu garantidor e realizar a assinatura digital do contrato no Portal do Aluno.

31. Como faço para finalizar o meu cadastro?

Se você já iniciou o preenchimento dos dados, complete o seu cadastro aqui. Se o seu financiamento já foi aprovado pelo PRAVALER e pela sua Faculdade, finalize a contratação aqui.

32. Como faço para saber se o meu financiamento foi aprovado?

Você acompanha o status da sua solicitação de financiamento no seu Portal, acessando com seu usuário e senha.

33. Quando o meu contrato estará disponível?

O contrato fica disponível para assinatura no Portal após aprovação de dados acadêmicos da faculdade e, se necessário, após o envio de informações complementares.

34. Como faço para assinar o contrato?

A assinatura do contrato é digital e realizada por meio de uma confirmação por token enviado por SMS. O aluno e seu garantidor devem assinar o contrato. O aluno assina o contrato digital no Portal do Aluno e o garantidor por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. Se o aluno for menor de idade, o seu responsável também deve assinar.

Ainda com dúvidas?

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